Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

A moção de repúdio ao senador José Sarney aprovada hoje na Confecom

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 5:34 pm

MOÇÃO DE REPÚDIO

Ao senador José Sarney, por patrocinar o cerceamento da liberdade de expressão de blogs e meios de comunicação dos Estados do Amapá e São Paulo, e, consequentemente, do Brasil.

Existem no Estado do Amapá diversos jornalistas e blogueiros que estão com pendências econômicas na justiça devido a ações judiciais movidas pelo Senador José Sarney (PMDB/AP), cuja fundamentação é de teor meramente político. Nas eleições de 2006, o funcionário do Senado, Fernando Aurélio de Azevedo Aquino, que ocupa o cargo de policial legislativo federal, assinou, segundo comprovante expedido pela Justiça Eleitoral, exatas 105 ações contra jornalistas, radialistas e blogueiros amapaenses. Foram vítimas desse tipo de ação e tiveram seu direito a livre expressão cerceado, as irmãs Alcilene e Alcinéa Cavalcante, os jornalistas Humberto Moreira, Domiciano Gomes, Antonio Correa Neto, o jornal Folha do Amapá, o fotógrafo Chico Terra e a Rádio Comunitária Novo Tempo. A jornalista Alcinéa Cavalcante deve cerca de R$ 2,5 milhões por ter publicado a foto de uma charge com o símbolo, nascido em 2006, do movimento Xô Sarney criado naquele Estado pela Sociedade Civil.  Os demais jornalistas e blogueiros do Estado também vivem a mesma situação de ver seus minguados recursos serem bloqueados para pagar multas impostas pelas ações do Senador Sarney.

No Estado de São Paulo, o Jornal O Estado de São Paulo encontra-se há 137 dias  sob  censura por ter publicado matérias que continham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney. Diante do exposto, nós, participantes da I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), vimos manifestar através desta moção, nosso repúdio ao senador José Sarney por patrocinar o cerceamento da liberdade de expressão  de blogs e  meios de comunicação do Amapá, de São Paulo e do  Brasil.

Brasília, 17 de dezembro de 2009

A moção de repúdio ao senador Gilvan Borges aprovada hoje na Confecom

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 5:33 pm

MOÇÃO DE REPÚDIO

Pela utilização indevida dos meios de comunicação por parte do grupo político do Senador Gilvam Borges, promovendo-se pessoalmente em detrimento dos interesses maiores da sociedade.

As concessões públicas de meios de comunicação precisam servir aos interesses do povo Brasileiro com critérios claros e objetivos, a fim de que não se desvirtue a finalidade do seu uso. Quando interesses públicos dão lugar ao proselitismo político e ao favorecimento pessoal daqueles que se consideram “donos” de concessões, que de fato pertencem a todos nós, expõe-se quanto ainda estamos longe do controle público e democrático dos meios de comunicação.

A concentração e o monopólio da informação por parte de políticos detentores de mandatos deve acabar. No Amapá, o Senador Gilvam Borges (PMDB-AP) detém, em nome de interpostas pessoas e parentes, um império de comunicação que congrega três concessões de televisão (as afiliadas locais da MTV, TV Brasil, Rede TV)  e pelo menos vinte e três  concessões de rádio  espalhadas pelo Estado, que fazem diuturnamente apologia a sua figura pessoal. Mantenedor de 7 rádios comerciais e 16 rádios comunitárias, o senador faz formação de rede entre elas a fim de satisfazer seus interesses político-partidários, em nítida contrariedade à lei e aos interesses da sociedade. Também é grave o fato de que Gilvam Borges faz parte da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática – CCT – do Senado Federal e vota a concessão de meios de comunicação no país.

Por esta razão, todos que aqui se subscrevem manifestam o total repúdio ao modo utilitarista como grupo político do Senador Gilvam Borges vem se servindo dos meios de comunicação. A finalidade deste grupo político é única e exclusivamente promover a imagem pessoal do senador Gilvan Borges em detrimento dos interesses maiores da sociedade. Repudiamos veementemente a utilização indevida destes meios de comunicação e a manutenção deste sistema feito ao arrepio da lei.

Brasília, 17 de dezembro de 2009

Confecom repudia o senador José Sarney

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 5:07 pm

A Conferência Nacional da Comunicação (Confecom) acaba de aprovar uma moção de repúdio ao senador José Sarrney (PMDB-AP) por causa da censura imposta aos jornalistas e blogueiros amapaenses em 2006. Foram mais de cem ações contra os jornalistas e blogueiros do Amapá. Só contra o meu blog foram mais de 20 processos. Sarney foi repudiado ainda pela censura ao jornal O Estado de S.Paulo. A moção contou com 670 assinaturas de delegados.

A Confecom aprovou também, com 570 assinaturas de delegados,  moção de repúdio ao senador Gilvan Borges (PMDB-AP) pelo mau uso das concessões de rádio e televisão no Amapá.

Paraquedismo: salto de Vó Iaiá será sábado

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 3:40 pm

O neto de Vovó Iaiá, Josivaldo Santos, acaba de informar ao blog que está confirmado para sábado o salto de pára-quedas de Aída Gemaque Mendes, a Vó Iaiá, que aos cem anos quer se tornar a mulher mais velha do mundo a saltar de pára-quedas.
De acordo com Josivaldo, a Vó está “super animada e não vê a hora de realizar essa façanha e entrar para o livro dos recordes”.

Mulher de 100 anos vai saltar de paraquedas

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 2:59 pm

Tá no jornal Diário do Amapá:

Vovó de 100 anos vai saltar de paraquedas em Macapá
e entrar para o Guinness Book

O Amapá será testemunho no próximo final de semana da quebra de um recorde mundial que vai colocar o Estado no foco da mídia internacional. Aos 100 anos de idade e com uma gigantesca prole, Aida Gemaque Mendes, a “Vó Iaiá” como é chamada pela família e entre amigos, na longevidade dos seus cem anos de existência irá saltar de paraquedas pela primeira vez na vida. O feito deverá fazer com seu nome seja inserido no Guinness Book (O livro dos recordes) como a mulher mais velha do mundo a saltar de paraquedas. No Brasil esse título pertencia a dona Encarnação Olivas, que em 1992, aos 82 anos fez um salto histórico no aeroporto de Marília (SP).

Vó Iaiá disse ontem durante entrevista ao Diário do Amapá concedida no aeroporto internacional de Macapá onde ela recebia instruções de vôo, que a idéia de realizar o salto partiu do neto, Josivaldo dos Santos, que perguntou a ela se tinha coragem de saltar de um avião. “Ele fez essa pergunta anteontem e respondi que topava. Com fé em Deus e com muita coragem eu vou encarar o desafio” disse Iaiá. A vovozinha que nasceu na região interiorana do município de Chaves (PA) e que desde seus primeiros anos trabalhou na roça e no riscado da seringueira para extrair o leite que se transforma em látex, veio para o Amapá há mais de cinquenta anos. Como ela mesma diz em sã consciência, não vai ficar para pedra e, portanto, vai se agarrar as coisas que dão prazer e que fazem sentido a vida. “Quero sentir o vento bater no meu rosto. Olhar lá de cima a cidade, as pessoas, sentir o que os pássaros sentem, essa sensação de liberdade” resumiu ela em poucas palavras. Outro desafio que ela ainda pretende vencer é aprender a andar de bicicleta, coisa que nunca fez na vida.

De acordo com o membro do Clube de Paraquedismo do Amapá, Claudio Cavalcanti, para que dona Ainda pudesse pensar em saltar inicialmente ela precisou passar – e continua passando – por uma série de exames médicos que mostram seu estado de saúde físico e mental. Ela terá um acompanhamento médico permanente antes e depois do salto. Segundo Claudio Cavalcanti o salto será a uma altitude entre 3 e 4 mil pés. O salto será na modalidade Tandem ou salto duplo. Ela ficará presa pelo equipamento de segurança junto ao corpo do instrutor de vôo que fará todas as manobras. Já ficou definido que o instrutor do salto será o paraquedista PG que tem mais de 6,5 mil saltos.

O salto histórico deveria ocorrer na tarde de hoje, 17, mas como várias autoridades que participariam da solenidade estão fora da capital como o governador em exercício Pedro Paulo Dias de Carvalho, o evento foi transferido para o final de semana. A data e horário devem ser confirmados nessa sexta-feira, 18. A cerimônia que antecipará o salto da Vó Iaiá Serpa prestigiado também por seus colegas do coral da vice-governadoria e da paróquia de Nazaré onde ela canta.

Concurso do Ministério Público Estadual

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 1:51 pm

Saiu hoje o resultado.
Veja aqui

Ônibus pega fogo em Ferreira Gomes

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 1:30 pm

Assessoria de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap) diz que o incêndio pode ter sido criminoso

Texto e foto: Assesssoria de Comunicação do Setap

Um ônibus da empresa Amazontur, que fazia linha intermunicipal para Ferreira Gomes, foi incendiado na noite desta quarta-feira, 16, em circunstâncias aparentemente criminosas, segundo a polícia.
onibusO caso aconteceu quando o ônibus, depois de levar passageiros para Ferreira Gomes, foi guardado na garagem da empresa naquele município, aguardando para retornar nesta quinta-feira, 17, para Macapá. Durante a madrugada, o motorista do veículo foi acordado com a informação de que o veículo estava pegando fogo. Ao se dirigir ao local se deparou com a cena do ônibus em chamas.
O fogo foi debelado, mas a perda foi considerada total pela empresa. O ônibus estava avaliado em R$ 30 mil. A polícia fez a perícia no local e apura as causa do incêndio, mas trabalha com a tese de crime, em função das circunstâncias. O caso está sendo apurado pelo delegado Roberto Pauxis.
Este é o nono veículo incendiado nos últimos dois anos. Há dois meses outro veículo foi incendiado, quando seguia pela Perimetral Norte para Serra do Navio. Em outro incêndio, um vigilante da empresa Viação Santanense foi morto e queimado junto com o veículo.
De acordo com o assessor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, Renivaldo Costa, todos os incêndios têm características semelhantes, o que evidencia que podem estar sendo organizados por uma mesma pessoa ou grupo criminoso. “O prejuízo que esses incêndios têm causado é incalculável. Além do prejuízo material, há também o transtorno que isto causa para a população”, avalia.

Ele também afirma que além dos incêndios, diretores do Setap vêm sendo alvo de ameaças anônimas. Ele mesmo relata que quando retornava para casa a noite há duas semanas, foi surpreendido por dois sujeitos que estavam numa moto e ao emparelharem num semáforo, disseram: “Um caixão bem grande está sendo preparado pra ti. Largue o Setap!”. Em seguida, saíram em disparada. Ele procurou a polícia e prestou queixa.

Fique atento

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:48 pm

Há um movimento estranho na cidade.
Provavelmente sirenes vão tocar.

Por que não se cumpre a lei?

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:47 pm

Há uma lei que proíbe o funcionamento de bares, boates e similares após uma hora da madrugada. A lei foi criada depois que foi constatado que a maioria dos assassinatos, agressões e acidentes acontecem de madrugada e tem como fator desencadeante o álcool.
A lei existe, mas não é cumprida. Lá uma vez ou outra a polícia joga pra platéia saindo por aí fechando essas casas, mas no outro final de semana tudo fica esquecido. A Polícia some e bares, boates e etc funcionam até de manhã, inclusive vendendo bebida para menores, e haja agressões e mortes.

Ontem, por exemplo, por volta das 4h da madrugada, uma mulher foi assassinada à facadas no Bar Haras, no bairro São Lázaro. À noite o bar já funcionava normalmente com muito pagode até as primeiras horas de hoje.

Eu pergunto: por que a polícia, a justiça, ou seja lá quem de direito, não faz cumprir a lei? Alguém tem que explicar sob pena da gente pensar que rola muita propina pra fechar os olhos de quem tem a obrigação de fechar estas casas.

Cruz credo!

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:08 am

Tá rolando o maior estresse entre o médico e jornalista Leonai Garcia e o promotor público Moisés Rivaldo.
Numa festa para homenagear as estrelas do futebol amapaense, o promotor – que é ex-presidente do Cristal Atlético Clube – classificou como “medíocre” o livro Bola de Seringa, de Leonai Garcia, lançado semana passada e que conta a história do futebol amapaense de 1940 a 1990.
Leonai, em seu blog, baixou a peia no promotor, chamado-o de infeliz, preguiçoso, ganacioso, mesquinho, irresponsável, ignorante e por aí vai.

Um poema

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:05 am

Perguntas a Papai Noel
Arthur Nery Marinho

Quando em criança o sapato
que tinha pus à janela
lhe esperando. Noutro dia
nem sapato e nem chinela.

Quando em rapaz lhe pedi
para me dar meu amor.
Aqui estou sozinho e triste
fazendo versos de dor.

Que lhe fiz, que não me olha?
que lhe fiz, que não me escuta?
Responda, Papai Noel!
Papai Noel filho da puta!
(Do livro “Sermão de Mágoas”, 1993 – Jornalista, poeta e músico, Arthur Nery Marinho nasceu em 27/09/1923 em Chaves-PA. Veio para o Amapá em 1946 e aqui faleceu em 24/03/2003)

Iluminando o Largo dos Inocentes

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:03 am

Confraria Tucuju vai iluminar hoje o Largo dos Inocentes.
Com música e poesia, a Confraria – que é presidida por Telma Duarte – vai acender às 20h as luzes de uma belíssima árvore de Natal feita por artesãos amapaenses com sisal, madeira e outras matérias oferecidas pela floresta amazônica.
E eu vou lá.

E na Confecom

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:02 am

Moção de repúdio ao senador José Sarney.
Leia aqui

No clima

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 17/12/09 as 12:01 am

Está linda a árvore de Natal da praça Floriano Peixoto, no meio do lago. Passei hoje por lá, parei e fiquei admirando. Pena que não estava com a minha câmera para fazer uma foto e mostrar aqui pra vocês.

A decoração natalina mais bonita da cidade é, como sempre, a do Tribunal de Justiça do Amapá.

Das lojas, a melhor decoração é a da Domestilar, do empresário Jaime Nunes.

Praça Veiga Cabral também muito bonita, com aquelas bolas coloridas e iluminadas nas árvores.

Destaque também para as árvores e presépios do Teatro das Bacabeiras.

Obrigada ao juiz César Augusto, da Infância e da Juventude, pelo carinhoso cartão de Boas Festas.

Obrigada também ao desembargador Dôglas Evangelista Ramos, presidente do Tribunal de Justiça,  pelo convite para jantar de confraternização. Foi realizado na segunda-feira. Não pude ir.