Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Dia: 28 de abril de 2010

Balé de luz

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 10:28 pm


Show Balé de Luz, sábado na Choperia da Lagoa
Texto: Fernando Canto

O esperado show de Juliele vai marcar uma nova fase na carreira da cantora. “Balé de Luz” é uma referência a tudo aquilo que é banhado pela claridade, que movimenta e intensifica a vida e os cantares dessa diva em aprimoração constante.

O show traz um repertório variado, onde ritmos locais dão a coloração identitária às músicas e que expressa o desejo da artista em se tornar mais amazônica, sem cair naquele regionalismo cru e sem proposta.

Depois de dois anos ausente dos palcos, com raras apresentações, Juliele volta sob o sol equinocial para brindar seu público mais uma vez com sua doce voz, disposta a mudanças e a pintar um novo projeto artístico para a sua mais que cintilante carreira.

O espetáculo é a materialização de um acervo intenso de musicalidade, com arranjos e harmonias brilhantes, mas coroado por sua voz inconfundível.

Com direção musical do Maestro Manoel Cordeiro e direção artística de Túlio Feliciano, o show é um presente para os amantes da boa música.

Apelo

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 2:01 pm

Moradores e comerciantes da avenida Mendonça Junior, no centro de Macapá, estão fazendo promessa pra tudo quanto é santo pra ver se a Caesa conclui logo esta obra, que iniciou há um mês e  se transformou num grande transtorno para os moradores e em prejuízo para os comerciantes. Com o trânsito interditado e muita lama fica difícil andar por ali.
Claro que eles querem que o problema da falta de água tratada seja resolvido, mas dizem que a Caesa não precisa ser tão lerda para resolvê-lo.

Plantão nos cartórios eleitorais

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 1:51 pm

Os cartórios eleitorais estarão funcionando sábado, 1, e domingo, 2, das 9h às 16h para atender os eleitores que precisam se regularizar para que possam votar no pleito deste ano.
O prazo para que o eleitor regularize seu título encerra dia 5, quarta-feira.
Portanto quem está em situação irregular é bom dar uma passadinha no cartório sábado, antes da cervejinha, ou domingo, para não perder a oportunidade de escolher – e de preferência com o voto consciente – os próximos presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais.

PSDB coliga com o PSC

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 1:22 pm

Pelo twitter o presidente PSDB no Amapá, deputado Jorge Amanajás – que á pré-candidato ao governo do Estado – informa que acabou de sair de uma renião em Brasília com o senador Papaléo Paes (PSDB), Pastor Everaldo, presidente do PSC, deputado Moisés Souza (PSC), entre outros membros dos dois partidos.
Na reunião foi sacramentada a aliança PSDB/PSC no Amapá.

Nota de esclarecimento do Piratão

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 1:11 pm

A Diretoria Executiva da Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada – ARPB, em razão das injúrias e difamações que vem recebendo de pessoas ligadas a Escolas de Samba do Amapá, que se utilizando dos órgãos de comunicação local, vem propagando inverdades acerca do resultado do desfile do carnaval 2010, culminadas com a votação dos Representantes das Filiadas, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Jardim Felicidade, Piratas Estilizados, Emissários da Cegonha e Solidariedade, que em reunião do Colegiado, realizada no dia 16 do mês em curso, decidiram pelo desligamento da Agremiação da LIESA/AP, e sua desclassificação do Concurso do Carnaval 2010, do qual, por decisão soberana do Corpo de Jurados, foi consagrada, mais uma vez, a grande campeã do carnaval amapaense.

Que em virtude desses acontecimentos, vem a público rechaçar as acusações levianas das quais vem sendo vítima, bem como, comunicar a Comunidade, que as decisões espúrias do Conselho de Representantes da LIESA/AP, estão sendo contestadas junto à Justiça, a fim de que sejam salvaguardados os interesses da Agremiação, nessa tentativa sórdida, de macular sua boa imagem conquistada junto a sociedade amapaense, da qual tem o reconhecimento de ser a Entidade no Estado, de maior apelo popular, resultado de um trabalho abnegado e competente de várias pessoas e movimentos populares do bairro do Trem, que fizeram da Escola, a grande responsável dos avanços introduzidos nos desfiles das Escolas de Samba do Amapá.

Por fim, fica a certeza de que a verdade sempre prevalecerá.

Macapá-AP, 27 de abril de 2010.

A Diretoria da ARPB

Educação no trânsito

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 1:05 pm

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU)  vai fazer sexta-feira, 30, uma campanha de educação no trânsito para tentar diminuir o alto número de acidentes.
Funcionários da empresa estarão distribuindo cartilhas, panfletos e dando orientações pela manhã e à tarde na Avenida Fab e na rua Cândido Mendes.
Pela dimensão do caos que é o trânsito em Macapá, a campanha é muito tímida, mas é melhor do que não fazer nada.

Pra descontrair

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 2:18 am

Tem enquete nova aí do lado direito.
Aproveite que você está aqui no blog e vote.

PSB rifa Ciro Gomes

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 1:41 am

O PSB decidiu ontem que não terá candidato próprio à presidência da República e assim enterrou a candidatura de Ciro Gomes.

Dos 27 diretórios regionais, apenas sete votaram pela candidatura própria.  Na Executiva Nacional, apenas dois membros. A grande maioria – 28 membros – votou contra. Como nada é de graça, em troca os pessebistas querem o apoio do PT nos estados onde têm candidatos ao governo.
Li no Portal Terra que “em troca da retirada da candidatura própria à presidência, o PSB quer o apoio do PT nos Estados, especialmente no Piauí, onde terá como candidato ao governo Wilson Martins, no Espírito Santo, onde Renato Casagrande será o candidato do partido ao governo, na Paraíba, onde a legenda lançará Ricardo Coutinho, e no Amapá, onde a disputa terá Camilo Capiberibe.”

No Amapá
Assim será reeditada a coligação PSB/PT, com Camilo Capiberibe encabeçando a chapa ao governo levando na vice um petista. João Alberto Capiberibe será o candidato ao Senado.
Nas cinco eleições para o governo do Amapá, PT e PSB estiveram juntos em três (1990, 1994 e 1998) e foram vitoriosos em duas (94 e 98). Em 2002 romperam e cada um apresentou candidato próprio. Os dois foram derrotados. Em 2006, o mesmo aconteceu. João Alberto Capiberibe desistiu de uma vitória praticamente certa para o Senado para disputar o governo. Perdeu para Waldez Góes (PDT) que foi reeleito em primeiro turno com o apoio de grande parte dos petistas, embora o PT tivesse candidato próprio.
Sobre a possibilidade de PT e PSB reatarem o casamento político este ano não dá para fazer de conta que não haverá trairagem. O PT está dividido. Uma parte quer porque quer coligar com o PSB, outra quer  reeleger Pedro Paulo Dias (PP), que assumiu o governo no início do mês quando WG renunciou ao mandato para ser candidato a senador. O PT participa e quer continuar participando do governo de Dias.

Perguntinha que não quer calar
Se o PMDB vive grudado no PT é possível uma coligação PT/PSB/PMDB no Amapá?

É possível Gilvan Borges e Capiberibe no mesmo palanque?

Camilo Capiberibe acha que não. “Especular faz parte, mas sem exageros…”, disse – com estas reticências – no twitter.

Não sei. Pode ser que sim, pode ser que não. Afinal, em política tudo é possível, até  jabuti subir em açaizeiro e sem peconha.

A história acabou?

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/04/10 as 1:30 am

Ciro Gomes, em seu blog (cirogomes.com)

Jamais imaginei, apos trinta anos de vida Pública, viver uma situação política como a em que me encontro. A pouco mais de 60 dias do prazo final para as convenções partidárias que formalizam as candidaturas às eleições gerais de 2010, não consigo entender o que quer de mim o meu partido- o Partido Socialista Brasileiro.

A se dar crédito às pesquisas eleitorais, eu estaria falando por algo ao redor de 15 milhões de brasileiros, apesar de não dispor de nenhuma máquina como as portentosas estruturas do governo federal ou do governo de São Paulo ou de, notoriamente, não ser o mais querido da nossa grande mídia ou de nosso baronato. É muita coisa. É coisa mais que suficiente para irrigar em meu coração um profundo sentimento de gratidão e, mais que isso, um grave sentido de responsabilidade para com nossa Nação. Modesto, mas real e grave!

A se seguir pelo conselho pragmático que avilta a política brasileira, é óbvio que o partido só tem a ganhar apresentando uma candidatura. Os partidos que disputaram, cresceram. Os que não disputaram definharam. Merecidamente, diga-se de passagem.
A se por um olho minimamente sério sobre a realidade brasileira presente, mais óbvio e moralmente mais importante ainda é a tarefa de apresentar uma candidatura à presidência!

É fato notório o mal que faz ao Brasil esta polarização amesquinhada, porém mutuamente conveniente, entre o PT e o PSDB. É a imposição ao Brasil ,por um preço cada vez mais impagável, da briga provinciana dos políticos de São Paulo. Lá eles são iguais, especialmente nos defeitos. Isto definitivamente não é verdade no Brasil!

Esta disputa pelo mero mando propiciado pelo poder, ou, pior, por seu aparelhamento patrimonialista e corrupto só garante uma coisa: o Brasil não muda na sua essência de mais desigual entre todos os países do mundo organizado! Claro que com Lula a coisa tem melhorado…Com os neoliberais acanhados do PSDB, a coisa vinha piorando…

A democracia brasileira, jovem e imperfeita como ainda é, agüenta que, ao invés de uma ampla opção arbitrada pelo povo, o jogo do poder seja decidido em gabinetes de Brasília onde a linguagem é um misto de pressões e trocas? Lembremo-nos de que, por regra, as burocracias partidárias se eternizam, o que quer dizer que basta a ação de pressão e/ou ofertas fisiológicas sobre uma mera meia dúzia de pessoas. Assim mesmo: sobre SEIS pessoas fechadas e isoladas em gabinetes de Brasília ou de São Paulo pode-se hoje definir as opções TODAS a serem “escolhidas” pelo povo nas eleições. Isto não é, infelizmente uma hipótese. É o que está acontecendo no Brasil aqui e agora. Omitir-se sobre isto é criminoso!

O sistema eleitoral prevê dois turnos por respeitar a realidade do Pais. Uma federação cheia de maravilhosas contradições! Uma realidade de grande fragmentação partidária, parte por seqüelas de uma ordem política viciada, parte, entretanto, por expressão de muitas realidades que pedem muitos olhares sobre a vida dura de nossas maiorias. As alianças se impõem e são naturais no segundo turno.

A quem interessa tirar do povo as opções que no passado recente permitiram a um sindicalista chegar à presidência? A história acabou? Não há mais o que criticar ou discutir?  Oito de Lula, quatro de Dilma, mais oito de Lula é o melhor que podemos construir pro futuro de nosso Pais? A única alternativa é voltar a turma da privataria como diz o Elio Gaspari ? E estas transas tenebrosas de PT com PMDB é o melhor que nossa política pode oferecer como exemplo de prática aos nossos jovens?

O que é o PSB? Um ajuntamento como tantos outros, ou a expressão de um pensar audacioso e idealista sobre o Brasil? Vai se decidir isto agora.

Eu cumprirei com disciplina e respeito democrático o que decidir meu Partido. Respeito suas lideranças. Mas, tenham meus companheiros clareza: eu não desisto! Considero meu dever com o Brasil, lutar até o fim. Se for derrotado, respeito. Mas amanhã algum brasileiro mais atento dirá que alguns não se omitiram quando se quis tirar o povo da jogada.