Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Dia: 14 de junho de 2010

Tucanos vaiam PP

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 11:26 pm

Militantes do pré-candidato ao governo Jorge Amanajás (PSDB) deram barulhenta, estridente e demorada vai no governador e pré-candidato à reeleição Pedro Paulo Dias (PP) durante solenidade de inauguração da sub-prefeitura de Macapá, na zona norte.
Dizem que irritadíssimo com isso, Pedro Paulo nem vai dormir hoje. Vai passar a noite inteira assinando decreto de exoneração de apadrinhados de deputados que apoiam  Amanajás, que ainda ocupam cargos, carguinhos e cargões no governo.

No Twitter

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 4:07 pm

“Torcedores tranquilos com Dunga e preocupadíssimos com a CEA. Ontem à tarde faltou energia duas vezes no Santa Rita e Alvorada.”
(Sândala Barros, jornalista)

Copa 2010 – Conta aí, Naiane

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 2:59 pm

A jornalista Naiane Feitosa ainda não sabe onde vai assistir o jogo, mas já fez até promessa pro Brasil ganhar.
Conta aí, Naiane:


“Já comprei minha camisa Oficial, já ganhei meu colar de brinde (oi?), já fiz minha promessa e to preparando o corpo e o espírito.
Não sei MESMO onde vou assistir o jogo de amanhã. Sou BEM chata pra ficar de gritaria em bares ou locais abertos, gosto do silêncio da casa dos amigos, em que a gente chora de felicidade (O Brasil vai ganhar, ué!).
Mulher, mas vaaaamos ver. Amanhã o pessoal do trabalho quer ir pro Sassas fazer cobertura de lá. ¬¬ VAMOS VER.
kkkkkkkkkk.. Toda metida com a minha camisa nova (a outra ta velhiiinha, coitada. Mas ta aqui).”


(E você tá esperando o que pra mandar uma foto e contar como vai curtir a estréia do Brasil? Manda a foto pro e-mail alcinea.c@gmail.com)

Copa 2010 – Conta aí

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 1:57 pm

Tem gente que já comprou o carvão, a picanha maturada e já está colocando a cerveja pra gelar (que não é bom deixar tudo pra última hora) para assistir amanhã a estréia do Brasil na Copa do Mundo, às 15h30 contra a Coréia do Norte.

As irmãs Concy, Déia e Ana já estão no clima

Uns enfeitaram a casa, outros colocaram apenas uma discreta bandeira no carro, os barulhentos compraram vuvuzelas e quase todo mundo tem uma camisa, um boné ou um chaveirinho da Seleção Brasileira.
Muitos vão abrir as portas de suas casas para os amigos e todos juntos vibrarem com a vitória ou choraram  com a derrota (credo!!!) do Brasil. Uns querem assistir só com a família e outros vão assistir nos bares.
E você, leitor deste blog? Como está se programando para a estréia?
Conta aí na caixinha de comentários o que você vai fazer, como e com quem vai assistir o jogo e aproveita e dá teu palpite para o jogo Brasil x Coréia do Norte.
Já tá no clima? Já tá na torcida? Então manda umas foto pra gente colocar aqui no blog. (Manda pro e-mail alcinea.c@gmail.com). Tô esperando.

Gitas e gitinhas

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 1:23 pm

Abandonou
Semana passada eu disse aqui que estava havendo problemas na coligação PT/PSB/PMN e que o PMN ameaçava se retirar. Teve gente que atribuiu a informação a mais um “diabinho” – o que é muito comum em ano eleitoral. Agora chega a informação que o PMN abandou mesmo PT e PSB e está conversando com o PTB e com o PSDB.
Pois é. Leitor do blog fica sempre bem informado e sabe de muita coisa em primeira mão.

Tucanos
No ninho tucano mais importante que a estréia do Brasil na Copa é o pleito deste ano. Tanto assim que amanhã os militantes do PSDB fazem mais um seminário, desta vez para debater desenvolvimento regional. O seminário começa às 19h.
Sei não, mas acho que depois de umas cervejinhas assistindo  a estréia do Brasil, o seminário não vai render o esperado. Né não?

Segundo tempo
A prefeitura  de Santana lança oficialmente na próxima quarta-feira, 16, o Programa Segundo tempo. Será na sede do Independente Esporte Clube, às 10h.  Na oportunidade, serão apresentadas as equipes técnicas e de monitores responsáveis pelo acompanhamento das crianças durante a execução do Projeto. O objetivo do programa é democratizar o acesso e estimular a prática esportiva dos alunos da educação básica e superior. Dois mil jovens serão beneficiados em 20 núcleos distribuídos em 10 espaços físicos. Futsal, futebol, voleibol, dama, xadrez e outras atividades complementares, como capoeira são as modalidades desenvolvidas como práticas esportivas educacionais nos núcleos do programa.

Quero saber
Li por aí que Sarney foi demoradamente aplaudido na convenção nacional do PT. Me contaram que ele foi mais aplaudido que a própria Dilma.
Alguém sabe me dizer se tinha gente do Amapá lá batendo palminhas pro “companheiro” Sarney ou gritando “ei, ei, ei Sarney é nosso rei”?
Provável que sim, né? O jornalista Corrêa Neto diz que o PT moderno é o PT do vale tudo.

Na boa
As arestas foram aparadas e PDT e PP voltaram a tomar munguzá na mesma cuia.

Na torcida

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 12:12 am

Delegado Aurino Borges de Oliveira

Crônica do Sapiranga

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 14/06/10 as 12:10 am

Vai um gibi aí?

Milton Sapiranga Barbosa

Outro dia, sem nada de importante  para fazer durante o expediente da tarde na Rádio Cidade,  comecei a folhear as páginas  de uma revista que circulou em julho de 2006, portanto há quatro anos. Numa das páginas  deparei com uma foto do  Superman (para os americanos), Super Homem, para nós pobres mortais brasileiros.

De repente, como num átomo, me veio à mente as  duas lojas mais famosas na  venda de gibis em Macapá, Loja Zola  e Livraria Martins. Juntos, como se fosse um filme, vieram uma enxurrada  de artistas de histórias em quadrinhos, tão amados  pela garotada nascida nas décadas de 40, 50 e 60.

O primeiro a passar, montado em seu cavalo branco Silver, tendo ao lado o índio Tonto, seu fiel companheiro,  em seu cavalo Malhado, foi o Zorro, com sua máscara preta e vestimenta incrivelmente branca. Em seguida quem me aparece? Flecha Ligeira, devidamente pintado e armado para a guerra contra os malfeitores que queriam dizimar sua tribo.

Surpreso ouvi tiros e mais tiros e fiquei intrigado. Pois não eram os  cawboys, Bill Dinamite, Tex  Rither, Durango Kid, Roy Rogers, Buck Jones, Gene Aultry, Monte Hale, Kid Colt, Hopalong Kassidy, Jesse James, Bill The Kid, Cavaleiro Negro, que atirando para o alto e com muita gritaria, festejavam suas vitórias sobre os mais perigosos pistoleiros do velho oeste americano. Festejei também, pois mais uma vez o bem derrotara o mal.

Frajola, Pernalonga, Pantera Cor de Rosa e Hortelino Troca-Letras, vinham na maior algazarra junto com todos os personagens da  turma da Mônica. Uma  farra!

Também neste desfile de super heróis, estavam Batman e Robin, Cavaleiro Solitário, Tarzan, e os endiabrados Sobrinhos do Capitão (Hans e Fritz).

O Tio Patinhas, como sempre, estava protegendo sua moeda número 1 das bruxas Maga Patalógica e Madame Mim, e o Donald vinha esbravejando contra Tico e Teco, seguido pelo sortudo Gastão, Peninha, Professor Ludovico, Pateta, Pluto.
Os trios, Huguinho, Zezinho e Luizinho/ Lalá, Lelé e Lili, estavam quietos pois eram vigiados de perto pela Tia Margarida. O professor Pardal chegou a bordo de uma de suas malucas invenções, tendo ao lado o fiel Lampadinha.

Cine Paroquial

O Pessoal da Vila Xurupita veio em peso, só que o  Zé Carioca passou correndo à frente dos homens da Anacozeca  (Associação Nacional dos Cobradores  do Zé Carioca) e a Rosinha p… da vida com ele, era assediada pelo Zé Galo.  É Mole?

Sheena, a Rainha da Selva, estava linda de morrer, causando inveja a Mulher Maravilha. Minha decepção foi não ter visto o Homem Invisível, mas vi o Capitão América e seu bonito escudo, o Thor, o Homem de Ferro, o Homem de Borracha e o incrível Hulk, verde de raiva com suas roupas rasgadas rosnava pra todos que o encaravam. Em seguida um raio, um forte grito,  Shazam. Era o Capitão Márvel que chegava minutos antes  do desfile de meus heróis de infância acabar. Alias que o acróstico da palavra SHAZAM, quer dizer que ele possui poderes de; SALOMÃO, HÉRCULES, ATLAS, ZEUS, AQUILES  E MERCÚRIO. Vocês sabiam?

Creio que alguém aí deve estar murmurando: Mas tu não estava falando do Superman, que quando  foi criado em 1933, por Jos Shuste e Jerry Segel, era um tremendo vilão, devido experiências de um cientista maluco ? E que, só após perceberem o sucesso do personagem o transformaram em Super Heroi, no Homem de Aço? Que depois de  sair da revista para a televisão e o cinema, Superman está completando em 2010,  77  anos  de sucesso entre  crianças, jovens , adultos  e velhinhos (como diziam os camelôs nos arraiais) in-viciados em gibis?

Pior que era. Mais aí bateu uma saudade do meu tempo de “muleque”, das sessões  nos barracões dos padres, das matinês nos cines Paroquial, Macapá, Territorial e João XXIII,  que não resisti, voltei no tempo e recordei minha infância vivida na querida Favela e, saudoso, chorei feliz .

Em tempo: Se ficou faltando o nome de algum herói na crônica, não se acanhe, poste nos comentários. Pode também corrigir nome de artista com grafia errada, sem problema.