Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Dia: 18 de junho de 2010

Pra assistir o jogo domingo

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 7:14 pm

Quer ganhar essa camiseta exclusiva pra torcer pelo Brasil domingo?

É fácil. Basta entrar na caixinha de comentários e escrever que quer ganhar, ou contar onde vai assistir ou jogo, ou falar o que te der na telha sobre a Copa. Os comentários serão encerrados às 22h de sábado. Antes da meia-noite será feito o sorteio e o sortudo – ou a sortuda – recebem a camisa domingo de manhã. ok? Se você não ganhar não fica triste, não. Vai no blog Coisa da Tica (link ao lado) e encomenda uma. Diz que chegou lá por indicação do blog do Alcinéa que ela te dá um desconto bacana.
A camiseta é tamanho G, viu?
Valendoooooooooooooo

Em tempo: Victoria, cadê você? Quero entregar tua camiseta.

Dutra e Manoel encerram greve de fome

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 2:01 pm

Da Folha.com

Após acordo com PT, militantes decidem encerrar greve de fome
Andreza Matais e Nancy Dutra

O PT nacional aceitou fazer um acordo com petistas do Maranhão que viabilizou o fim da greve de fome de três militantes do partido que se arrastava há uma semana e já caminhava para consequências trágicas.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), o militante histórico do PT Manoel da Conceição e a ex-deputada Terezinha Fernandes protestavam contra a decisão da direção nacional do PT de fazer intervenção branca no partido no Estado para garantir apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).

O fim da greve foi acertado com o líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), e com o deputado Geraldo Magela (PT-DF). Ferro deve divulgar uma nota nas próximas horas sobre o assunto.

A Folha apurou que o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, avalizou o acordo, mas não quis assinar o compromisso para evitar atritos com a família Sarney.

O PT no Estado havia definido, em março, apoio a Flávio Dino (PC do B) ao governo estadual, mas a direção nacional decidiu defender a reeleição de Roseana em nome da aliança em torno da candidata petista Dilma Rousseff ao Planalto.

Além da negociação política na qual o PT-MA recorre à Justiça da decisão do diretório nacional, houve um apelo médico de que o quadro de saúde dos dois inspira cuidados, especialmente Manoel, que é diabético.

Dutra chegou a desmaiar na manhã de hoje e foi levado ao departamento médico da Câmara, que lhe aplicou soro e glicose.

O militante petista também passou mal. Ele foi levado para o Incor hoje em Brasília com um quadro de desidratação.

Dutra e Manoel estavam acampados no plenário da Câmara desde a última quinta-feira, quando iniciaram uma vigília e no dia seguinte a greve de fome. Os dois dormiram no local em colchões infláveis.

Acordo
O acordo libera os petistas contrários ao apoio à candidatura de Roseana a fazerem campanha para Dino, inclusive no horário eleitoral gratuito sem que sejam punidos pelo partido (Leia mais)

Morre o escritor José Saramago

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 11:23 am

Morreu na manhã de hoje, na sua casa em Lanzarote (Ilhas Canárias) o escritor José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998.
Saramago nasceu em 1922. Aos 25 anos publicou sua primeira obra: “Terra do Pecado”. E só 19 anos depois publica seu segundo trabalho: “Os Poemas Possíveis”. A partir daí dedica-se com afinco ao jornalismo e à poesia. Mais tarde volta à prosa.
Seu livro mais polêmico é “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, considerado uma blasfêmia.
Sua última obra publicada é “Caim”, lançada ano passado.

Pra debater sobre a CEA

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 10:36 am

Leitor pede que seja aberto um espaço no blog para  debate sobre a situação da Companhia de Eletricidade do Amapá.
Eis o que ele escreveu na caixinha de comentários:
“Poxa, Alcinea!! Freqüento bastante o seu blog, respeito e adimiro vários pontos de vistas inseridos ao longo do mesmo… Porém, acho que vc deveria abrir um espaço no seu blog para se comentar a REAL situação da CEA! Estamos na iminência da privatização… Os técnicos da Eletrobrás e do Ministério de Minas e Energia foram bastante claros sobre esta questão! Não é hora para ignorar tal situação… Devemos sim, nos unirmos e ganhar mais força para tentar ainda salvar essa empresa que é nossa, e sem ela (ou seja, ela privatizada) o nosso futuro será mt incerto!!! Pense nisso…”

Taí. O espaço tá aberto. Podem debater à vontade aí na caixa de comentários.

Pra você

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 6:39 am

Fiz com toda ternura esta cesta de poesia para te ofertar

Gitas e gitinhas

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 2:09 am

CEA
Não vou postar nada da audiência pública que “debateu” a situação da falida  Companhia de Eletricidade do Amapá, ontem na Assembléia Legislativa, porque não acompanhei. Não fui porque  audiência pública neste período é palanque para os candidatos, é discurso de campanha e promessas que não serão cumpridas.

Rolê pelos restaurantes
No Tucuxi – Pré-candidato ao governo Jorge Amanajás (PSDB) e senador Gilvam Borges (PMDB) almoçaram com a maioria dos vereadores quarta-feira. Ocuparam quase todo o terraço do restaurante.
No Terrace 107 – Pré-candidato ao governo Lucas Barreto (PTB) almoçou quarta-feira com o vereador e pré-candidato a deputado federal Clécio Luís (PSOL) e o publicitário Luís Arnaldo, que em 2008 fez a campanha de Camilo Capiberibe (PSB) para prefeito.
Na Peixaria Amazonas – Lucas Barreto jantou ontem com o empresário e pré-candidato a vice-governador Jaime Nunes, vereador Clécio e publicitário Luís Arnaldo. Em outra mesa, a poucos metros, jantavam João Alberto Capiberibe e Camilo Capiberibe, pré-candidatos ao Senado e ao governo, respectivamente, pela coligação PSB/PT.

Twitter
Debates no Twitter entre os militantes da política tucuju estão cambando para a baixaria. As maiores agressões partem de militantes do PSB e PT. Mas Camilo Capiberibe, o candidato da coligação ao governo, continua um gentleman.
Porém o  posto de queridinho dos twitteiros continua com o deputado federal Bala Rocha (PDT).

Blogosfera
Militante do Movimento Estudantil, Patrick Lima voltou a atualizar o blog Papos de Juventude. E nele conta tudo que rola no congresso da União da Juventude Socialista, que está sendo realizado em Salvador-BA.

Presta atenção
Tem muito candidato por aí com o riso aberto para o eleitor mas a alma fechada para a luz.

Convenção do PSTU

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 1:39 am

O PSTU faz convenção amanhã, sábado, a partir das 19h na sua sede (Rua São Paulo, 300 Pacoval – próximo do CIOSP) para homologar as candidaturas  de Genival Cruz ao governo tendo como vice Bruno Souza, Cláudio Gois ao Senado, professor Almir Brito à Câmara dos Deputados e Carlos Clay para deputado estadual.

O PRTB também faz convenção neste sábado. Será a partir das 16h na quadra do Colégio Atual Atual (Av. Presidente Vargas entre as ruas Leopoldo Machado e Hamiltom Silva).

Artigo

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 1:28 am

O jogo da sombra e da luz
Manoel Ribeiro*

O que me atrai nas disputas políticas amapaenses são as movimentações pré eleitorais. É fascinante ver como esse jogo, delicado e altamente estratégico, é jogado à luz ou à sombras do poder de voto de suas lideranças políticas. Qualquer vacilo pode ser desastroso para as jogadas subsequentes e colocar em xeque a permanência ou não do candidato na disputa eleitoral e até mesmo no cenário político local.

O tabuleiro onde o jogo se desenrola influi pouco ou quase nada no mapa político nacional, apesar de termos por aqui nomes que têm o respeito das principais lideranças da política brasileira. Esse desenho conjuntural impõe, a certas forças políticas, movimentações, que de certa forma, podem ser difíceis de ser compreendidas. Então é preciso se distanciar das paixões ou simpatias para poder enxergar e ler as entrelinhas que se formam a medida em que as peças se firmam no tabuleiro.

E é nessa perspectiva, ao passo que vai se fechando os acordos pré-eleitorais, que surgem as coligações, que ao meu ver, nesse processo em particular, não refletem nenhum caráter ideológico e reafirma o fascínio desse jogo que é uma mistura de truco e xadrez, onde as peças são claras e nítidas, mas as intenções de alguns jogadores são dificeis de antever, ou faceis demais.

Colocando as peças.

As peças do jogo político amapaense são bem conhecidas, e quem as manipulas também.

De um mesmo lado do tabuleiro temos os representantes da “direita clássica”:

O Dr. Pedro Paulo (atual governador), tentando unificar as forças que compuseram os oito  anos do governo Waldez para que possa dar continuidade ao projeto de poder deste grupo. E Jorge Amanajás, que de certa forma, por mais que encontre-se momentaneamente em atrito com o governo do estado, também reflete a continuidade desse projeto político.

Entre os dois estão as previsões dos oráculos, cartomantes e analistas políticos que dizem serem mínimas as possibilidades dessas duas candidaturas passarem juntas para o segundo turno. Mas ninguém se arrisca a dizer quem fica ou quem continua no jogo.

Do outro lado, duas candidaturas que se propõe disputar o espaço da oposição: Lucas Barreto e Camilo Capiberibe. Duas grandes lideranças, dois jogadores que não jogam sozinhos, mas que ainda não jogaram juntos.

Nas eleições de 2008, Lucas Barreto correu por fora e se manteve, estrategicamente fora da disputa entre Camilo e Roberto Góes, no segundo turno. Algumas pesquisas de intenções de voto mostram que ele está bem diante do eleitorado, o que demonstra que ele saiu daquelas eleições com um patrimônio político bem expressivo. A quem diga que ele é mais um braço do octopus Sarney. Mas se ele é braço do homem, por que disse xô ao PMDB quando este partido lhe ofereceu apoio?

E logo depois declarou apoio a pré-candidatura de Randolfe ao Senado, reforçando ainda mais sua imagem independência política e sua disposição em disputar o espaço da oposição no tabuleiro político do Amapá. Lucas tenta aproximar partidos independentes que estiveram fora da base de apoio do atual governo, entre eles o PSOL.

Na outra parte da disputa dos votos da oposição está o PSB de Camilo Capiberibe, que recentemente conseguiu o apoio do PT, partido que esteve oito anos na base do governo Waldez. O PT tem como aliado nacional o PMDB de José Sarney que indicou o vice de Dilma. E mesmo assim a maioria das lideranças e militância do PT, incluindo a Dalva, relutam em deixar os cargos do governo e quer se atirar aos braços abertos de Pedro Paulo.

Mesmo com todo o esforço de setores do PSB em justificar e tentar transformar a chamada “Frente Popular” (PSB/PT) em uma força de oposição, os fatos mostram que essa coligação, assim como as outras movimentações são puramente pragmáticas. Neste caso em especial, a ordem número um é a eleição de Capi ao Senado e todos os acordos com o PT giraram em torno dessa pauta. Se é assim vale o jogo, porque Capi é peça fundamental e merece ser preservada no tabuleiro, tanto quanto Randolfe.

Nesse contexto o PSOL, que sem espaço político, que teve a candidatura de Randolfe ao Senado rejeitada pela “Frente Popular”, parte também para uma posição pragmática e avalia a possibilidade, que parece ser a mais certa para a tática eleitoral do PSOL, de apoiar a candidatura de Lucas Barreto. E assim alcançar seu objetivo no jogo, eleger Randolfe ao Senado e Clécio à Câmara de Deputados.

Assim, as forças políticas da oposição deixam de lado suas paixões e partem para composições mais pragmáticas, diferente do que foi a eleição de 2008. É pagar pra ver e torcer para que dê certo pro povo amapaense.

* Manoel Ribeiro é publicitário

Jairzinho Furacão em Macapá

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 18/06/10 as 1:21 am

Jairzinho, o Furacão da Copa de 70

Jairzinho Furacão chega hoje, sexta-feira, em Macapá  para a festa de 3 anos de criação da Amapafogo-Torcida Organizada do Botafogo no Amapá. O atleta, que hoje comanda a Escolinha de Futebol Jairzinho Furacão Salva-Vidas é um dos mais prestigiados craques que deram vitórias ao Brasil e ao Botafogo nos anos 70 e 80, incluindo a Copa do México quando marcou gols em todas as partidas.

O encontro do craque com os torcedores será no domingo, a partir das 11h no Macapá Hotel onde assistirá o jogo da Seleção Brasileira contra Costa do Marfim. A camisa-ingresso custa R$ 50,00 e dá direito à feijoada, churrasco e bebidas. Na ocasião será apresentada a nova diretoria da Amapafogo, que tem como presidente: Rosivaldo Lobato; vice-presidente: delegado Claudionor; 1º secretário: Abel do Rosário; 2º secretário: Jecivaldo de Andrade; 1º tesoureiro: Ilzeth Barbosa e 2º tesoureiro: Leonardo Melo.
Jairzinho chega em Macapá às 13h30 e retorna na madrugada de segunda-feira.
(Texto: Mariléia Maciel,  Assessora de Comunicação da Amapafogo)