Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Dia: 23 de fevereiro de 2011

PF arborizando a cidade

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 11:43 pm

A Polícia Federal estará nesta quinta-feira, 24,  na escola Araci Nascimento (defronte do Hospital São Camilo), a partir das 9h,  plantando mudas de palmeira e ipê roxo e fazendo palestra com tema ligado à conscientização da preservação do meio ambiente. O evento faz parte do do Programa de Neutralização de Redução das Emissões de Carbono no Estado do Amapá.
A PF vai plantar 150 mudas de palmeira imperial e de ipê em Macapá e outras 150 em Oiapoque. As mudas foram doadas pela  Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Ação solidária

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 11:41 pm

A Polícia Militar, em conjunto com o Hemoap,  faz amanhã, quinta-feira,  uma ação solidária de doação de sangue para testes de compatibilidade de medula óssea.
A ação começa às 7h30 e terá a participação de grande parte do efetivo da PM.

Liberdade

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 9:49 pm

Quando alguém fala de “liberdade com responsabilidade” para a imprensa, sinto que essa “responsabilidade” tem cheiro de censura.
A imprensa é livre, e se as instituições funcionarem, a responsabilidade aparece acima de tudo.
(Jornalista Corrêa Neto)

Sobre o caos na saúde

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 7:14 pm

Acabei de receber por e-mail nota da Secretaria de Estado da Saúde sobre o caos em que se encontra a saúde no Amapá.

Eis a nota:
” A respeito das informações veiculadas na imprensa local sobre a qualidade do atendimento dispensado à pacientes, no Hospital Estadual de Emergências (HE), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reconhece que o hospital ainda enfrenta problemas estruturais e de atendimento.

No entanto, a orientação da Sesa aos profissionais de saúde de todas as unidades hospitalares é que o atendimento aos pacientes seja o melhor possível.

A humanização no atendimento a saúde dos usuários do serviço da rede pública, tem sido prioridade nesta gestão da Secretaria de Estado da Saúde.

Hoje, o Hospital de Emergência atende nas áreas de clínica médica e cirúrgica cerca de 600 pacientes por dia e realiza também em média 15 cirurgias/dia.

Parte da demanda de pacientes que chegam ao HE apresenta situações de saúde que poderiam ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), sob a gestão da Prefeitura Municipal de Macapá, ocasionando aumento significativo dos atendimentos no Hospital de Emergência e no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Regiclaudo de Souza Silva
Secretário de Estado da Saúde em Exercício

No Twitter

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 4:43 pm

“Crítica, fiscalização e o questionamento são fundamentais p/ q possamos fazer 1 bom governo. Neste quesito prefiro o excesso q o silêncio.”
(Governador Camilo Capiberibe, agora no Twitter,  dando um chega pra lá nos seus bajuladores que não admitem críticas)

A saúde está em coma

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 4:28 pm

Um debate agora a tarde no twitter entre internautas amapaenses mostrou a quantas anda a saúde pública no Amapá.
@tumucumaq contou que seu sobrinho, se esvaindo em sangue, acometido de dengue hemorrágica foi praticamente botado pra fora do Pronto Socorro porque a família reclamou do péssimo atendimento. De acordo com @tumucumaq o médico suspendeu a medicação e deu alta pro garoto por causa da reclamação da família. O garoto agora está internado no Hospital São Camilo e seu quadro é estável.
Outro internauta, que se assina @PiReNtU  disse que dia desses seu neto foi levado para o posto médico do PS, mas o médico que deveria estar lá às 14h30 só chegou às 16h porque estava no consultório particular.
@CarolLazameth contou que semanas atrás o filho de sua vizinha, um bebê de três meses, deu entrada no Pronto Atendimento Infantil passando mal. Lá trataram o bebê como se ele estivesse com uma simples virose. O bebê acabou morrendo… de sarampo.

Hoje recebi um e-mail de Wilck Figueiredo Ferreira contando da morte do avô José Brandão Ferreira, o conhecido “Seu Zezinho” – que foi barbeiro, taxista e proprietário de uma das primeiras lojas de auto peças em Macapá. Seu Zezinho – que morava e tinha uma loja na Leopoldo Machado – morreu ontem às 21h no Pronto Socorro. Seu corpo está sendo velado na Capela São José (Jovino Dinoá c/ Cora de Carvalho) e o sepultamento será às 17h.
Transcrevo aqui, na íntegra, o texto que recebi de seu neto:
“sou neto do zezinho da auto peças zezinho !!!
Meu avô morreu ontem as 9 horas da noite de pneumonia, ele teve um AVC HEMORRÁGICO em 18/12/2010, foi internado, E QUANDO ELE TEVE aLTO DO HOSPITAL SAIU COM PNEUMONIA, adquiriu pneumonia   no hospital de emergência, ontem ele teve que voltar pro hospital, chegamos ontem 9 horas e veio a falecer 9 da noite, pois o SUS – SISTEMA UNICO DE SAÚDE não interna pessoas co pneumonia pelo menos foi o que passaram para nós no hospital, e ai ficamos esperando o médico pra dar alta para ele e iamos levar ele pro são camilo mas não deu tempo pois o médico também deixou agente esperando desde manhã até a noite !!! !!!!”

Sabe-se que o caos na saúde é resultado da corrupção, má gestão e politicalha de governos anteriores, mas é urgente que o atual governo tome providências para tirar a saúde deste estado de coma.
É inadimissível que se suspenda a medicação de um paciente só porque a família reclamou do péssimo atendimento. É inadimissível que pessoas continuem morrendo por falta de atendimento.
Durante o debate no twitter alguém postou que o atual governo já providenciou a compra de medicamentos. Ótimo! Os hospitais públicos tem mesmo que ser dotados de medicamentos e equipamentos. Mas de nada adianta ter o medicamento em estoque se não tem médico para receitar. De nada adianta ter o medicamento se um médico suspende a medicação quando a família do doente, abalada emocionalmente, queixa-se do atendimento.
Muito mais importante e  urgente que defender ou atacar governantes anteriores e o atual é defender a vida.

Alô, alô, gazeteiros!

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 1:54 pm

A mesa diretora da Assembléia Legislativa do Amapá decidiu que, a partir de agora, deputado que faltar sem justificar tim-tim-por-tim-tim o motivo sentirá dor no bolso.
Por cada falta serão descontados mil reais dos salários.
“Quando qualquer trabalhador falta essa falta é descontada no seu salário no fim do mês. Deputado é um trabalhador como outro qualquer, é pago para trabalhar e se não trabalhar não pode nem deve receber”, justifica o presidente Moisés Souza.

Amazônia dos brabos

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 1:36 pm

O romance “Amazônia dos brabos”, do jornalista e escritor amapaense Archibaldo Antunes, já está disponível  no site do Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br).
O livro foi publicado em 2007 pela gráfica do Senado Federal e distribuído gratuitamente no Acre. Foram cinco mil exemplares distribuídos em todo o estado. “Sou o autor mais lido no Acre”, brinca o escritor.

Archibaldo Antunes

Ele conta que colocar o romance à venda na Internet foi possível graças a uma iniciativa do site Clube de Autores, que imprime os livros sob demanda. Assim, não há despesas para o autor nem riscos financeiros para a editora.
“Amazônia dos brabos”, baseado em fatos e personagens reais,  narra a saga de João Gabriel de Carvalho e Melo, desbravador do Acre, e  conta ainda as histórias de Luiz Galvez e Plácido de Castro.
“Romanceei fatos, criei tipos, mas as referências históricas foram preservadas”, afirma Archibaldo – que em 1999 trocou o Amapá pelo Acre, mas não perde os laços com esta terra tucuju e diz que se mantem informado sobre o que acontece por aqui através da Internet, principalmente visitando os blogs. Aliás, Archibaldo também tem um blog que eu recomendo. O endereço é  www.acrebaldo.blogspot.com

Tribunal de Justiça mantém Moisés Souza na presidência da Assembléia Legislativa

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 12:55 pm

Deputado Moisés Souza, presidente da AL

O Tribunal de Justiça do Amapá encerrou na manhã de hoje o julgamento do agravo regimental, impetrado pelo deputado Dalto Martins (PMDB), para derrubar a liminar que legitimou Maria Góes (PDT) na presidência da sessão que elegeu a Mesa Diretora da Assembléia.
O TJAp manteve a liminar  e consequentemente garantiu a legalidade da eleição de Moisés Souza (PSC) para a presidência da Casa neste biênio.
Moisés acredita que com esta decisão o “grupo dos 15″ – que desde o dia 2 não comparece às sessões – amanhã estará de volta ao plenário da Assembléia.

Alerta!

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 23/02/11 as 10:16 am

Mais de 30 casos de febre tifóide foram notificados só este ano em Macapá. Oito casos foram confirmados e mais de 20 estão sendo investigados.
A febre tifóide é  uma doença endêmica e está  relacionada com águas não tratadas e más condições de higiene.

Para que você não esqueça o que é, como é transmitida, quais os sintomas e como se prevenir da febre da tifóide, fui buscar pra você estas informações no portal do Ministério da Saúde:

Qual o microrganismo envolvido?
Bactéria chamada Salmonella enterica sorotipo Typhi.

Quais os sinais e sintomas?
Febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarréia e tosse seca.

Como se transmite?
Pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou com urina contendo a Salmonella enterica sorotipo Typhi. Algumas vezes pode ser transmitida pelo contato direto (mão-boca) com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus
de indivíduo infectado. A vítima elimina a bactéria nas fezes e na urina, independentemente de apresentar os sintomas da doença. O tempo de eliminação das bactérias pode ser de até três meses. Portadores crônicos podem transmiti-la por até um ano.

Como tratar?
O paciente deve ser tratado em nível ambulatorial, basicamente com antibióticos e reidratação. Em casos excepcionais, é preciso internação para hidratação e administração venosa de antibióticos. Sem tratamento antibiótico adequado, a doença pode ser fatal em até 15% dos casos.

Como se prevenir?
O saneamento básico, o preparo adequado dos alimentos e a higiene pessoal são as principais medidas de prevenção. Em se tratando de alimentos, observar os seguintes aspectos:

• Consuma água tratada.

• Selecione alimentos frescos com boa aparência, e antes do consumo os mesmos devem ser lavados e desinfetados.

• Para desinfecção, os alimentos crus como frutas, legumes e verduras devem ser mergulhados durante 30 minutos em uma solução preparada com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada.

• Consuma leite e derivados pasteurizados.

• Não utilize alimentos depois da data de vencimento.

• Lave as mãos regularmente:
– antes, durante e após a preparação dos alimentos;
– ao manusear objetos sujos;
– depois de tocar em animais;
– depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas;
– antes da amamentação.

• Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.

• Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados).