O protagonismo feminino em verso e prosa

CAPA-3DLançamento dia 2 de setembro na 24a Bienal Internacional do Livro (SP). A antologia é organizada pela Rede de Escritoras Brasileiras (da qual sou representante no Amapá), fundada e presidida pela premiada escritora Joyce Cavalccante.
“O Protagonismo feminino” traz crônicas, contos e poemas de 70 escritoras brasileiras que vivem não apenas no Brasil, mas em vários países. Do Amapá estão na coletânea eu Alcinéa Cavalcante e a Maria Ester e Cláudia Almeida, que aceitaram meu convite para filiar-se à Rebra e tiveram seus poemas selecionados para esta antologia. Isto me deixa muito feliz.

Cuidado! Cinco marcas de extrato de tomate tem pelos de rato

Do site da Anvisa

Lotes de extrato de tomate de 5 marcas são proibidos

Quatro lotes de extrato de tomate e um de molho de tomate foram proibidos nesta quinta-feira (28/7) pela Anvisa por conterem pelo de roedor em limite acima do tolerado pela legislação. A proibição envolve a comercialização e distribuição dos produtos dos lotes reprovados. A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Os fabricantes deverão fazer o recolhimento dos estoques existentes no mercado.

Lista de extratos e molho de tomate proibidos

Nome do Produto  Marca  Lote Validade no Rótulo Fabricante  Laudo 
Extrato de tomate  Amorita L076 M2P  01/04/2017  Stella D’Oro Ltda  236.CP.0/2016 
Extrato de tomate  Aro 002 M2P  05/2017  05/2017  197.CP.0/2016 
Extrato de tomate  Elefante  032502  18/08/2017  Cargill Agrícola Sa   234.CP.0/2016 
Extrato de tomate  Predilecta  213 23IE  03/2017  Predilecta Alimentos Ltda  195.CP.0/2016 
Molho de tomate tradicional  Pomarola  030903 31/08/2017  Cargill Agrícola Sa  233.CP.0/2016 

 

A publicação da proibição dos extratos e molho está na edição de hoje do Diário Oficial da União, nas Resoluções 1.995, 1.996 e 1.997.

Hoje tem Enrico Di Miceli e Patrícia Bastos na Casa das Rosas

Casa das Rosas recebe Enrico Di Miceli e Patrícia Bastos na 87ª Quinta Poética
Mariléia Maciel, especial para o blog

 Na noite desta quinta-feira, 28, a Casa das Rosas, em  São Paulo, recebe os nortistas Enrico Di Miceli e Patrícia Bastos, que participam da 87ª edição da Quinta Poética, que tem a coordenação de Raimundo Gadelha e curadoria do poeta José Inácio Vieira de Melo. Poesia, dança, música, artes em geral dão o tom no espaço  cultural que é referência nacional. Nesta edição, os poetas Sandra Santos (RS), Igor Fagundes (RJ) e E. M. de Melo e Castro (Portugal), fazem a intervenção  poética. Enrico e Patrícia Bastos foram convidados para a parte musical.
A parceria de Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos com o jornalista poeta e produtor José Inácio percorre um caminho de música e poesia. Em 2015, eles estiveram juntos, mais Joãozinho Gomes, no Projeto Botequim, com a apresentação Sete Líricas e um Violão, considerado um concerto para despertar emoções, com músicas inéditas feitas com as poesias de José Inácio, e outros sucessos de parceria do alagoano com Joãozinho.

Enrico Di Miceli e Patrícia Bastos levam para a Casa das Rosas o resultado do refinamento musical e talento. Enrico tem parceria com artistas de renome nacional, como Zeca Baleiro, gravou o Cd Amazônica Elegância e junto com Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes, finaliza o Timbres e Temperos. Patrícia tem cinco discos gravados, entre eles Zulusa, vencedor do 25º Prêmio da Música Brasileira, em duas categorias. Está gravando o Cd Batom Bacaba.

Em 2015, outra amapaense realizou o sonho de grande parte de poetas brasileiros. Alcinéa Cavalcante foi a primeira amapaense a  participar de  Sarau da Casa das Rosas, inaugurando a entrada de poetas do meio do mundo.

André Rocha deve assumir a Secult

Por indicação do PMDB – leia-se grupo Borges – André Rocha (que responde pela Seinf) deve assumir nos próximos dias a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) atualmente comandada por Carlos Mathias.
Artistas da música, artes plásticas, teatro, dança e outros segmentos já ensaiam um movimento para impedir a nomeação de André, que, segundo eles, “não tem nenhuma ruela com a cultura”.
É esperar pra ver.

Adiomar Veronese é o vice de Gilvan Borges

O empresário Adiomar Veronese (Nutriama) será o vice na chapa encabeçada pelo ex-senador Gilvan Borges (PMDB) na disputa pela Prefeitura de Macapá.
Veronese é do PROS e seu nome foi indicado pelo vereador Acácio Favacho e aceito sem qualquer restrição  por Borges e pelo governador Waldez Góes (PDT), que descartou candidatura de seu partido para apoiar Gilvan Borges.

A convenção do PMDB  está marcada para sábado, 30,  a partir das 8h, na sede do diretório regional do partido.

Tributo ao poeta – Ricardo Pontes

Num dos saraus na minha casa, Ricardo Pontes declama, de sua autoria, Tributo ao Poeta. Belíssimo poema em homenagem ao saudoso poeta Isnard Lima

Retrato em preto e branco

mariafaçanhaA foto é dos anos 60. Desfile da “Tecidos Bangu” em noite de gala na Piscina Territorial. A bela modelo é Maria Façanha.
Quem lembra ou ouviu falar dos grandes desfiles de moda que a empresa “Tecidos Bangu” realizava por todo o país?

(Foto cedida ao blog por Wank do Carmo)

TRE-AP conta com R$ 4,3 milhões para as eleições

Durante Sessão Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), realizada nesta quarta-feira (27), foi apresentado o valor que será executado pela Justiça Eleitoral durante as Eleições Municipais de 2016. O TRE investirá R$ 4.370.040,00 (quatro milhões, trezentos e setenta mil e quarenta reais). O recurso foi disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será utilizado para o custeio de todas as ações necessárias para a realização de um pleito equilibrado e democrático.

Continue lendo

Tranquilidade na estrada

serraoBR-210 num dia sem movimento. Era tanta tranquilidade que João Serrão parou o carro, fotografou e mandou para o blog.
(Você, leitor, também pode mandar notícias, fotos e sugestões de pauta para o blog. Envie para o email alcinea.c@gmail.com )