Sassá e as voltas que o mundo dá

Numa conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, aquele sujeito (vocês sabem quem) fez duras críticas  ao Judiciário brasileiro e apavorado disse: “A ditadura da Justiça tá implantada, é a pior de todas!
” A conversa foi em março e gravada pelo próprio Machado. Divulgada pela Globo na semana passada foi reproduzida em milhares de sites, blogs e redes sociais.

Vale lembrar que quando ele (vocês sabem quem) usou a Justiça Eleitoral para amordaçar e aplicar multas estratosféricas nos jornalistas amapaenses ele chamava isso de democracia.

Ah, vá!

Prazo para Dilma apresentar defesa encerra quarta-feira

Na quarta-feira (1º), termina o prazo de 20 dias para a presidente afastada, Dilma Roussef,  apresentar defesa prévia na segunda fase do processo de impeachment, a fase de pronúncia, que corre na agora chamada Comissão Processante do Impeachment no Senado.
Como na etapa anterior, de admissibilidade, que resultou no afastamento por 180 dias de Dilma Rousseff, o responsável pela defesa será o ex-ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo.

Conforme o cronograma apresentado pelo relator do caso na comissão, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a previsão é que no dia 27 de julho ocorra a votação na comissão do parecer, que vai indicar se há comprovação da prática de crime de responsabilidade pela presidente afastada. O senador propôs que o plenário vote o relatório da pronúncia até 2 de agosto. O prazo, que corresponde à metade do tempo determinado de afastamento, foi considerado muito curto por senadores que apoiam Dilma Rousseff. Diante disso, o cronograma do relator será votado na próxima quinta-feira, 2 de junho.

(Com informações da Agência Brasil)

Sabatina de Ilan Goldfajn no Senado marcada para quarta-feira

Da Agência Brasil

Também na quarta-feira (1), está marcada a sabatina do indicado à presidencia do Banco Central Ilan Goldfajn, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), vice-presidente do colegiado e relator da proposta, protocolou na última sexta-feira ( 27) seu  parecer no qual afirma que Ilan cumpre todos os requisitos para ter o nome apreciado pelo colegiado.

“As funções e as atividades desempenhadas revelam o nível de qualificação profissional e a formação técnica e acadêmica do indicado, ficando assim esta Comissão de Assuntos Econômicos em condições de deliberar sobre a indicação”, concluiu o senador após apresentar um resumo do currículo acadêmico e profissional de Ilan”, diz o relatório que será apreciado amanhã (31), um dia antes da sabatina.

Ao contrário do que acontece em pareceres de projetos legislativos, neste caso cabe a Lira apenas atestar as condições para que a análise do nome do economista seja feita pelos parlamentares, sem entrar no mérito se é favorável ou não a indicação.

O economista deve assumir o cargo a tempo de participar da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 7 e 8 de junho.  É o Copom que define a a taxa básica de juros, hoje em 14,25% ao ano.

Mais lindo e alegre

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hoje comecei o dia fazendo origamis – que é uma coisa que adoro fazer. E vejam como meu pátio ficou mais alegre e mais lindo com eles.

Ao vê-los agora há pouco, o poeta Flavio Vidigal fez este hai-kai:
“Animais pendurados…
Nos galhos da imaginação…
Dobrados de papel encantados.”

Derrubada dos mastros encerra o ciclo do marabaixo

marabaixo2

Domingo do Senhor, encerrou o Ciclo do Marabaixo de 2016
Por Mariléia Maciel

Com muitas tambores, fogos, versos, caldo, gengibirra e fé, encerrou neste Domingo do Senhor, o Ciclo do Marabaixo de 2016, nos bairros Laguinho e Favela. Foram dois meses de festejos e louvores para o Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade, quando a comunidade cumpriu o calendário, fundamentado no catolicismo, com respeito à tradição que foi trazida pelos negros que moravam no centro de Macapá, para os dois bairros, quando Janary Nunes governou o Amapá.

A derrubada dos mastros é o último dia do Ciclo do Marabaixo, quando são escolhidos os festeiros do próximo ano. Novenas, bailes, missas, cortejos, rodas de marabaixo, são preservados pelos descendentes do Mestre Julião Ramos (Laguinho) e de Gertrudes Saturnino (Favela), que dão continuidade à cultura do marabaixo em duas casas, em cada bairro.  Em 2016, somente a Prefeitura de Macapá investiu recursos para que a tradição continue.
O Governo do Estado, pela primeira vez, desde que o calendário foi oficializado, não programou repasse.

marabaixo1

Bom dia!

sabiaEsse sabiá me acorda todas as manhãs. É um privilégio ter um despertador natural e tão lindo

Seu Portuga

seuportugaVolta ao palco do Teatro das Bacabeiras o maravilhoso espetáculo teatral “Seu Portuga e a Língua Portuguesa”, com os atores Carlos Lima e Josi Ferreira.
Será dia 14 de junho, às 19h. E tem participação especial do cantor e compositor Zé Miguel.

Fátima Pelaes assume a Secretaria das Mulheres no governo Temer

fatima1

A ex-deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) vai assumir a Secretaria das Mulheres, estrutura subordinada ao Ministério da Justiça.
O nome de Fátima foi indicado ao presidente interino Michel Temer pela bancada feminina na Câmara dos Deputados e ele aceitou a sugestão sem pestanejar.
Fátima é dinâmica, tem trânsito em Brasília, é querida, competente e tem história de luta em favor da mulher.
Tenho certeza que fará um bom trabalho e torço pelo seu sucesso.

De repente o céu ficou cinza

a4Dia de chuva no quilombo do Curiaú