Comentários

  • Não estou de forma alguma criticando o conteúdo do seu Blog ─ que entendo ser um trabalho do que se diz da obra Dom Casmurro. Entretanto, estou sim (usando este seu Blog como veículo, e me perdoe por isto) dizendo da minha grande tristeza em contatar que a maioria dos leitores de Dom Casmurro tem reduzido a obra à indevida obliqüidade e ao falso adultério de Capitu; também outras coisas do contemporâneo que decididamente não cabe na obra; diferentemente, esses dois pontos (da primeira ponderação) são elementos de intencional contradição para pegar e brincar com acadêmicos e muitos leigos como eu, que as entendi plenamente, e em nenhum momento caí nessas e em outras peraltices da genialidade de Machado, e pelo contrário, as reproduzo no trabalho citado. Senão, você e seus leitores visitem os meus Blogs sobre o assunto: REAL EVOLUÇÃO DA FEITURA DA OBRA DOM CASMURRO ─ http://www.verdadedomcasmurro.blogspot.com e constatem o que tenho ponderado neste pequeno comentário. Também o Blog SÓCRATES VERSUS PLATÃO VERSUS MACHADO ─ http://www.socratesplataomachado.blogspot.com .
    Atenciosamente JORGE VIDAL

  • Foi resolvido, é? Pois logo depois de ME CHAMAR de Capitú, disse “Nada contra as profissionais do Sexo, mas me deixa em paz.” Então concluo que você não estava MESMO se referindo a lindos contos literários.
    Tudo está resolvido com a blogueira Alcinéia, mas comigo não!! Pode apostar!

    • Tô entendendo a história…num deixa ele se fazer de coitadinho não, quem lê muito não tem esse tipo de comportamento. E desde o começo já deu pra perceber q ele utilizou desta palavra com segundas intenções.

  • O cidadão Arturo tava se referindo a Capitu do quadro do Chico Anísio… Aquela que apagava o quadro e se rebolava… Caappiitu

  • Era fácil resolver isso, já que Arturo chamou a moça de “Capitu” com segundas intensos (pq ele gosta de Literatura Brasileira e leva ao pé-da-letra as conjecturas), era só a moça chamá-lo de Bentinho…hehehe

  • Desculpo sua ignorância Arturo, chamar de Capitu não é ofensivo?! Eu não gostaria que nenhuma mulher fosse submetida a ser comparada com algo tão ofensivo, uma mulher que ninguém sabe se é ou não traidora. Sou apaixonado com Machado de Assis, sei o valor literário. Agora, tenho de concordar que dizer que Capitu é sinônimo de puta é a maior ignorância.
    A CAPITU PROSTITUTA ERA A DA NOVELA.

  • Vou ler mais uma vez…

    Dom Casmurro é um dos livros mais criticados do Machado de Assis, fazendo parte de sua trilogia, juntamente com Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.

    Cada um deve ter seu entendimento, é ou não é?

    Capitu, a de “olhos de ressaca”, foi submetida a inúmeros processos nos quais os críticos avaliavam sua culpa ou inocência.Li o livro 4 vezes e em todas a impressão que tive é que Bentinho era a pessoa de muita imaginação, que desenvolveu um ciúme doentio. Além disso, quem conta a história é ele mesmo e todos os supostos ‘indícios’ da traição podem ser fruto da mente dele que deturpa os fatos.

    • Eu sou apaixonada pelos romances de M DE ASSIS e li tb inumeras vezes DOM CASMURRO. Acho mesmo que Bentinho tinha imaginaçao fertil e que era doente de ciumente. Mas…tem passagens que Capitu é considerada uma deusa, pela descriçao..muito bela!

  • Ola Arturo, nao conheço a estoria, desculpe me intrometer, mas, ela me fez lembrar um texto que eu recebi ha pouco tempo sobre o “politicamente correto” se tiver interesse, permita-me enviar o post do blog do autor:
    http://hisbrasileiras.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
    o texto é O CRAVO NAO BRIGOU COM A ROSA, alias, poderia mesmo ser um tema para debates neste blog caso a autora considere interessante! obrigada

  • Eu me lembro que no romance a Capitu nao era prostituta e sim uma mulher casada que poderia ser adultera, digo “poderia” porque o romance historico de ASSIS é polemico com varias teses escritas sobre o assunto e defende-se a inocência da CAPITU (tudo era fruto da mente insegura de Bentinho, sobre a traiçao) e defende-se tb ha com veemencia que houve adulterio. O resto fica por conta da mente do leitor viajar na historia…

  • (…) eu estava online no momento do ocorrido, atacava todos os que não compartilhavam de sua “visão politica”, chingando-os e chamando-os das mais variadas nomenclaturas: alienados, vazios etc, e chamou a moça de “capitu” com um único sentido o de humilha-la, a moça nem ao menos o conheçia.

    “É cada CAPITU que me aparece”

    • E pq vc não se identifica? Como pode alguém criticar um adjetivo como Capitu se se esconde num apelido de Bruna Surfistinha??? rs

  • Que absurdo, agora eu vou sair chamando todo mundo de capitu e ainda vou processa-las e ainda vou está certo? esse mundo está perdido mesmo. Honra? Capitu? esse nosso judiciário tá perdido.

  • Pior foi o que chamaram ele no twitter depois do ocorrido. Aquilo sim foi ofensa, que não vale nem escrever aqui. Fizeram uma campanha negatva contra ele, fui olhar a conversa e não achei nada de tão grave. Mas a retalhação…

    • Prezado Luiz Paulo, por respeito ao grande Machado de Assis peço-lhe encarecidamente que não retalhe a Língua Portuguesa.
      O correto, prezado Luiz Paulo, é retaliação.
      RETALIAÇÃO.

  • Parabéns Arturo, como tua amiga fico feliz demais pois tu é uma pessoa
    de fibra moral. E como expectadora dessa historia, creio que a justiça foi feita,
    nunca duvidei de ti, realmente és o arturo que eu conheço e admiro !

    Parabéns mais uma vez !

  • Se um dia alguém chamar de Capitu para minhas filhas, sobrinhas ou irmãs vai ter que se ver comigo.
    Ou algum idiota vai querer me convencer que Capitu é elogio?

    • Entendi! Chamar de Capitu só as outras mulheres, assim você aceita?! Eu sou o idiota tentando convencer que você é o mais idiota. Se defendes uma idéia, que seja para todas as mulheres. E tem mais, a culpa não é do Machado de Assis, a culpa é da novela… Acho que seu raciocínio foi cruelmente pobre com a obra DOM CASMURRO. Acho que confundiu a Capitu(ANTONELLI). Leia a obra e depois emita sua opinião.

  • Mal entendido exclarecido, então que bom que tudo terminou ! mas, não entendi porque apagaram o comentário de Vitor Lima ? .

  • Putzz
    Chamar alguem de Capitú é homenagea-la, mesmo querendo chama-la de prostituta? Sendo assim, vou chama-lo de… irmão metralha. Nao, vou chama-lo de Justo Veríssimo. Ué, nao gostou? mas são grandes personagens, sendo um da historia em quadrinho e outro do humor brasileiro. Calma, eu sei que houve uma situação muito específica, mas aqui tbm. É um momento pós-eleição,por isso peço-te desculpas. Afinal, por aqui podemos ferir alguem e depois pedir desculpas que depois fica tudo bem. Valeu, by e um abraço.

  • Conhecendo a ídole de Arturo, tenho certeza que ele nunca iria ofender alguma pessoa e, ainda mais, em um meio de comunicação como a internet! Só tenho a lamentar, que tem pessoas que desconhecem a Literatura Brasileira! Quem dera eu, ser comparado com grandes personagens dela! ;D

    • Se Capitu não é ofensa simplesmente por que faz parte da literatura, então minha mãe é virgem e concebida sem pecado. VERGONHA! um juiz de direito ou sei lá quem permitiu isso, onde já se viu? só no Amapá mesmo.

  • Não entendi! Qual foi a situação? Estranho ler isso em saber dos fatos.Desculpe perguntar, mas gostaria de saber pra poder entender, em que fofoca a Capitu se meteu!hehehe..
    Dom Casmurro é a obra-prima de Machado de Assis.

  • É isso ai amigo, eu conheço você e nunca duvidei da sua honra, acho muito digno alguem que se desculpa desse jeito, grande abraço!

Deixe seu comentário

Campos marcados com "*" Obrigatórios