Iphan barra baile country na Fortaleza de São José

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) negou autorização para realização do “Bailão do Forte”, uma festa country que seria realizada na Fortaleza de São José de Macapá.
A propaganda já estava na mídia, mesas sendo vendidas e tudo caminhava para que este monumento tombando pelo Iphan e eleito uma das sete maravilhas do Brasil se transformasse de repente, mesmo que por uma noite, em “clube country” com risco de ser depredado. Mas eis que o Memorial Amapá, instituto criado para, entre outras coisas, preservar a  identidade amapaense e o patrimônio histórico e cultural, fez mobilização nas redes sociais, dialogou com o Iphan e com a  Secretaria de Cultura – que é responsável pela Fortaleza –  e conseguiu barrar este “atentado” ao patrimônio. Um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas foi enviado ao Iphan além de centenas de emails.
Vale ressaltar que antes da mobilização do Memorial os organizadores do evento sequer tinham se dirigido ao Iphan e o secretário de Cultura alegou que não tinha conhecimento do evento. A autorização teria sido dada apenas pelo gerente da Fortaleza.

revelim
O baile seria realizado no revelim, conforme o mapa (acima) divulgado pelos organizadores do evento. De acordo com o Iphan é um local fragilizado pelo tempo, uma parte da Fortaleza que ainda não recebeu obras de consolidação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *