Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Projeto Viva Orla

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 20/09/13 as 3:01 pm

Projeto Viva Orla integra ações para valorização do maior cartão postal da capital

  Resgatar a valorização do maior cartão postal da capital, com um exemplo de cidadania que irá se multiplicar é o intuito do Projeto Viva Orla, que será promovido pela Prefeitura de Macapá neste sábado, 21, e no domingo, 22, das 8h às 17h, na Orla de Macapá.
A Prefeitura estará perto da comunidade, para cuidar de Macapá com um conjunto de ações integradas: legalização de lotes urbanos, atrações culturais, mutirão de limpeza na orla e no Bairro Santa Inês, atendimentos na área da saúde, atividades desportivas e muito mais. A programação iniciará na manhã de sábado, 21, às 8h, com um café da manhã, no Ginásio Poliesportivo do Bairro Santa Inês.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) transformará a Unidade Básica Rubim Aronovith, no centro em prol da vida, com serviços de imunização, palestra sobre hepatite, coleta de PCCU, teste rápido de HIV, teste da orelhinha, verificação de glicemia e pressão arterial, acompanhamento nutricional, ginástica laboral, massagem, distribuição de preservativos, aplicação de vitamina A, além da vacinação antirrábica que será feita na extensão da orla.

Desenvolvimento Econômico – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) também estará presente na ação com a entrega de mudas de plantas frutíferas e o cadastramento dos trabalhadores informais.

Desenvolvimento Urbano – A Caravana da Legalização será mais um dos serviços prestados. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), em parceria com a Fototerra, estarão com equipes tirando dúvidas e realizando a legalização de lotes urbanos.

Limpeza, Obras e Meio Ambiente – As secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur), de Obras (Semob), de Meio Ambiente (Semam) e a Empresa Servic serão responsáveis pela retirada de lixo e toras de madeira da orla, além da limpeza do bairro Santa Inês. A Semur também irá realizar uma oficina de reciclagem e educação ambiental, além da troca de material reciclável por brindes e a fixação de 50 lixeiras na extensão da orla – da praça do coco até o Araxá. A Semam também realizará a plantação de horta vertical e arborização na Escola Antônio Barbosa. As toras retiradas do rio Amazonas serão entregues para a Associação Macapaense de Artistas e artesãos que as transformarão em moveis e artes a serem instalados nas praças e logradouros públicos. Os resíduos e toras descartáveis pelos artesãos serão usados como biomassa pelos panificadores e frigoríficos que adotam o sistema de queima em fornos e caldeiras, respectivamente.

Cultura, Turismo e Trânsito – A Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) entrará com a rota da alegria, com o ônibus Locoreggae, que ficará ao lado do Ginásio Poliesportivo do Santa Inês. Dentro do ônibus as atividades ficam por conta da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) com apresentação de peças infantis. Do lado de fora, espetáculos infantis, cortejo mirim, as atrações musicais e muito mais. O Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) realizará pesquisa qualitativa.

Juventude, Acessibilidade e Educação – A Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv) será responsável pelos grupos de hip-hop e a Coordenadoria Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana (CMMAU) assumiu as atividades de inclusão inversa. A programação cultural fecha com a presença do ônibus palco do Serviço social da Indústria (Sesi) que também disponibilizará a Cozinha Brasil e brinquedos infláveis para alegria da criançada. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferecerá atividades educativas com distribuições de revistinhas, pintura de rosto, biblioteca itinerante e jogos pedagógicos.

Esporte, Lazer e Mulheres – A Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) dedicará o sábado para os idosos, com uma vasta programação de atividades de ginástica. Já no domingo, 22, será a vez do futlama, muay thai e aulas jump. E a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) fará sensibilização e um trabalho de educação voltado para as mulheres.

(Lílian Guimarães – Asscom PMM)

3 Comentários

  1. Professor do municipio disse:

    TEM QUE PAGAR É NOSSO PISO.

  2. Carla disse:

    Programação p/lá de boa.Macapa limpa e arborizada,tá de bom tamanho.

  3. LULI SILVA disse:

    ALCINÉA,sábado dia 28/09 acontecerá a XXXIII CAMINHADA ALEXANDRINA saindo da E.E. ALEXANDRE VAZ TAVARES ás 08h com o percurso,Feliciano coelho,General Rondom,Coriolano Jucá dobrando no canto da OAB pegando a orla até o Balneário do ARAXÁ ,acho legal participarmos desse momento de lazer,além de ser pedagógico e cultural.VAMOS LÁ.

Deixe o seu comentário!