É Natal!

Alcy Araújo Cavalcante
(1924-1989)


Sabeis que é Natal. Não é necessário que eu diga isto. O anúncio da renovação do milagre do nascimento de Jesus está nesta música que vem de longe, que desce do céu e flutua, em pianíssimo, em torno de nossa alma e toca de leve o coração dos homens.

O milagre está, também, nesta luz que vem do alto e ilumina os espíritos, está no riso das crianças, na oração da rosa, na lágrima dos que sofrem, no canto dos pássaros, no sussurro da brisa, no murmúrio do rio e na saudade de minha mãe rezando.
Tudo é tão bonito que as lágrimas de dor e de saudade de infâncias inexistentes são poesia pura. O belo é tanto que não resisto à vontade vesperal de anunciar que é Natal, antes que a noite chegue, antes que seja oficiada a Missa do Galo, antes que dobrem os sinos na igreja comunicando a vinda do Messias.
Tudo é luz em torno do mundo. As trevas não prevalecerão quando cair a noite acendendo mistérios. As vozes dos anjos, o coral dos pastores de Israel, a lembrança dos Reis Magos estão presentes. Há perfume. Os turíbulos de Deus espargem incenso e mirra, porque é Natal no mundo e renasce a esperança no cumprimento da palavra dos profetas.
Mais uma vez é Natal!
Chegam as vozes da infância perdida nos caminhos e o coração enxuga saudades. Os sinos, à meia-noite, vão bimbalhar lágrimas distantes. Vêm de presépios inanimados e risos perdulários afogam angústias cotidianas. A dor se esconde por trás de mágoas indormidas e as horas se ocultam nos relógios, para que a poesia do Natal não passe e o musical minuto dure mais um segundo na eternidade deste dia.
É Natal!
Reza a minha alma de joelhos pelo menino sem brinquedos que perdi, na minha pobreza de sempre.
É Natal!
Repetem meus arrependimentos nas estradas.
E uma alegria imensa absorve as tristezas que fabriquei no mundo. Um sentimento infinito de bondade apaga as dores que construí durante o meu ontem irreversível. Uma ternura imensa acende felicidades futuras, porque é Natal, neste sábado do mundo. Há um polichinelo no bazar. Pertence ao menininho doente que Jesus chamou para o seu reino. Uma boneca abandonada já não chama mamãe para a garota loura que um anjo levou pela mão naquela manhã de sol. Mas outros brinquedos coloridos fazem ciranda em torno das árvores de Natal e milhares de crianças são felizes nos lares cristãos de meu país sem coordenadas. Enquanto isto, Deus sorri, pleno de Amor, por trás da Eternidade.

  • Ei! Cabeça (Soeir)!

    Abraços do Filé de Borboleta, do Lavadeira, do Mario Pato de toda a velha guarda do BB.

    Feliz Anivérsário Cabeça!

  • Desejo à querida Alcinéa um ano novo cheio de realizações e muita poesia.
    Que Deus continue lhe abençoando com o maior dos presentes, a vida!

    No cotidiano perdemos o pensamento único da fraternidade, do saber que nossos erros também estão ligados aos erros do outro. Achamos que nosso saber e, entendimento é superior quando na verdade somos apenas diferentes com os mesmos erros e acertos pessoais.

    Um forte abraço e tempestuosos beijos de um admirador por trás do lúdico Papai Noel.

    Paz e muitas felicidades do amigo, “Papai Noel”!

  • Tocante o texto, forte e permeado de consistência emotiva do início ao fim. As palavras de Alcy Araújo são como bálsamo e, creio que preenchem em seus filhos o nicho em que no coração e na memória se aninha a saudade. “Enquanto isto, Deus sorri, pleno de Amor, por trás da Eternidade”. Palavras escritas são rascunhos para toda a eternidade. Feliz 2012, Alcinéa, a vc e todos que lhe visitaram diuturnamente este ano que ora finda.

  • Que possamos vivenciar o Natal não só com alegrias e felicidades, mas também observando nossos atos falhos e aonde podemos melhorar nosso eu interior, lutando por um mundo mais fraterno e melhor para todos. Que as palavras do saudoso poeta Alcyr Araújo possam, lá de cima, tocar as mentes e os corações de algumas personalidades e pessoas que se acham acima de tudo e de todos e que teimam em causar infortúnios aos homens e mulheres que vivem nessa nosso planeta terra. HO HO HO para todos(as)!!!!

  • O Santo Natal nos faz refletir a vida do ano que está prestes a se encerrar. É oportunidade de renascer em Jesus Cristo.

  • É natal. Nasceu em mi Jesus
    Menino-Deus dde amor
    E eu pude, enfim, cantar
    Nova canção pra partilhar
    A luz que vem iluminar
    o coração dos homens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *