• Amigos “tuíra” no dizer Tucuju, é toda pessoínha que após entrar em água barrenta ou chafurdar-se em Lama, não tomar o devido cuidado no seu asseio (higiene pessoal), observa-se tal ocorrência (arranhando a sua pele, que deixará um rastro esbranquiçado) ou (olhando ao sol a pele chega a “brilhar”.

        • Égua feio, parece que como todos moleques de nossa época aí na favela, pescou ou tomou banho no igarapé da olaria, era assim que saíamos da pesca ou do banho;

          • Isso Maia, o popularmente chamado “Caraquento”,,,,rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss,,,bfs

  • Pra ver como é. O governo da mudança prometeu total transparencia.Alguém saber dizer pq o atual governo só tem comprado carros da Ford e da Nissan?

    • Em administração pública é vedado o direito de optar por esta ou aquela marca. A aquisição e definida por edital onde se lança as especificações e a partir daí obtem se o menor preço. Portanto não cabe o seu questionamento, o que é passível de questionamento é porquê não se adquiriu veículos no ano passado e muito pouco em 2009.

    • Sua insinuação não procede, pois estes veiculos(ecoesporte e ranger) da ford, foram todos repassaos pela SENASP-GOVERNO FEDERAL. Por meio de convênios. e as da NISSAN, também.

  • Existem os tuíras e os hidratantes!!! vc escolhe qual vc quer ser… o tuíra é o seboso, e o hidratante o limpinho. Se vc avistar um tuíra, passa hidratante nele. Sua cidade vai agradecer. rsrs

  • Acho difícil isso acontecer, não pela capacidade do nosso povo de demonstrar revolta e indignação de como era administrado o nosso Estado nos tempos da HARMONIA, mas pela PF que VAI VOLTAR, isso é certo.

  • A meu ver, todos os pretensos candidatos deveria exercitar sua vocação antes, praticando atos beneficentes, por exemplo, pra demonstrar seu comprometimento com a causa social, já que é a palavra de ordem atual.

  • Completando o raciocinio, acabo de ler no IG: Toda a Câmara Municipal de Fronteira, em Minas Gerais foi presa acusada de desvio de verba, caso agravado pela reincidência. A Cãmara é composta pelo presidente mais oito vereadores.
    É o retrato do País e vem de cima para baixo.
    Sds,

  • Agora mesmo, lá em Brasilia, está para ser votado um projeto para acabar com os décimos terceiro e quarto salários dos senhores parlamentares. Sabem quando vai ser votado? Caso saibam me avisem.
    Diariamente a imprensa denuncia todos os tipos de esquemas existentes em todas as esferas dos poderes, são milhares e milhares de reais desviados para aquisição de patrimônio e campanhas políticas para manutenção do poder, dinheiro que se chegasse ao destino traria melhores condições de saude, educação e segurança e por conseguinte, melhor condição de vida a população.
    Nunca na história desse país se viu uma pilhação tão grande e a nação ser tão
    vilipendiada por verdadeiros facínoras que não se cansam de estar volta e meia sendo noticia e até comemoram seus récordes pois estão seguros de que a impunidade lhes é companheira, leis do País sempre lhes são benévolas e a falta de esclarecimento da população lhes garantem a sobre vida.
    Acredito que ainda existam bons políticos mas é muito dificil separar o joio do trigo, talvez, como no evangelho de domingo passado, quem sabe na colheita final.
    Com relação aos tuíras, muitos podem até estar bem intencionados, porém, a desconfiança ronda a todos, pois, probidade e cultura não são condições essenciais para ser candidato.
    Sds,

    • Disse tudo à respeito do nosso combalido País e a cultura(??)dos nossos politicos,tuíras ou não, eles estão em todas as partes para cumprir o seu papel com ética ou não eles são aves de rapinas,prontos p/o ataque os cofres públicos e o povinho que se dane.

  • O que é tuíra? No meu tempo, se não me falha a memória, era algo como mal lavado, que perdeu o brilho, opaco, coisa assim. Dentro deste contexto, não sei se o adjetivo tem a ver com candidatos a cargos políticos. Brilho é o que não falta pra eles, porque não precisam entender nada de ciência política, basta serem famosos.

    • Lembrei: é ENCARDIDO. Pra este termo, o Aurélio apresenta o significado “pouco honesto (negócio, transação, etc.)” e também: “diz-se de coisa sobre a qual é difícil opinar”.
      Neste contexto, o adjetivo tem tudo a ver.

  • quero dizer. A política no Amapá me parece ter apenas uma intenção: a manutenção do poder da minoria. Sai o pai, entra o filho. E o Amapá? “que vida boa”! Sou a favor dos políticos bons, alías, você sabia que eles exitem? mas claro são quase imperceptíveis. Mas acredite, existem. Então, assim como devemos ter cuidado com o nosso meio ambiente, pois nossos filhos e netos herdarão isso no futuro, tenhamos cuidado com os tuíras que querem continuar a poluição na política do nosso querido Estado do Amapá!

  • Espero ver um dia o povo brasileiro consciênte, pode até parecer uma utopia de minha parte, mas como dizia o “poeta” : “sonhar não custa nada”. Contra o pensamento de muita gente, acredito que o Amapá ainda pode brilhar no cenário nacional, não apenas nas materias jornalisticas que enche os olhos de muitos políticos (afinal, eles acabam levando todo o mérito), mas como referência em desenvolvimento. E isso só vai acontecer quando todos, eu e você começarmos a fazer uma limpeza no cenário político do nosso Estado, pois, infelizmente o Amapá é totalmente dependete da política, acredito que entendem o que

  • então eu serei tuíra!!! 2012 venho com tudo! Adryano Maciel, vereador de Macapá!
    meu slogan “cansei de trabalhar pesado”

    quem quiser me apoiar deste já aceito votos! Não esqueçam: Adryano Maciel! rsrsr

    mais informações em meu blog.

    • Vc t’a falando do PSB ou do PV? e for o PV, o seu candidato a prefeito ser’a um tu’ira! Rs rs rs…. Rapaz… Tu sumiu! O que aconteceu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *