PF envia perguntas a Temer. Ele tem 24 horas para responder

Do Congresso em Foco

Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) enviou 84 perguntas ao presidente Michel Temer (PMDB) com base na delação do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS (Grupo J&F), no âmbito do inquérito a que o peemedebista responde formalmente por corrupção passiva, associação criminosa e obstrução de Justiça. Na última semana, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte, decidiu que o depoimento de Temer deveria ser prestado por escrito, com direito a responder ao questionário da PF em 24 horas.

Em uma das perguntas, a PF questiona o fato de o presidente ter recebido Joesley na residência oficial da Vice-Presidência da República, “em horário não usual, em compromisso extraoficial e sem que o empresário tenha sido cadastrado” na agenda presidencial, como determina a liturgia do cargo. Na ocasião, Joesley, então já alvo de diversas investigações da PF e na iminência de ser preso, adentrou as dependências do Palácio do Jaburu com o codinome de “Rodrigo”. O empresário gravou sua conversa com Temer e, na ação coordenada da força-tarefa, entregou o material a procuradores da Lava Jato (Leia a matéria completa aqui)

Interlegis – Parceria para modernizar câmaras municipais do Amapá

O professor e analista legislativo do Senado Federal, Francisco Biondo, participou nesta segunda-feira (5), na Prefeitura de Macapá, de uma reunião que debateu a implantação do Programa Interlegis, desenvolvedor do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), na Assembleia Legislativa do Amapá (ALE) e Câmaras de Vereadores do Estado.
O especialista veio ao estado a convite do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que pretende auxiliar na modernização destes órgãos, assim como na otimização e integração da prestação de serviços à sociedade.

Continue lendo

Dada a largada para o projeto Junho Verde

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, motoristas que passaram, entre 9h e 9h30, na faixa de pedestre do Residencial São José, na Claudomiro de Moraes, foram surpreendidos com dezenas de crianças que pararam o trânsito para entregar laços verdes em simbologia à data. Eram os alunos das escolas Elita Nunes e Eunice Picanço, que, com apoio da Guarda Municipal, equipe de arte-educadores da CTMac e de professores, movimentaram a via pública com muita alegria.

É a largada para o projeto Junho Verde, dentro do programa Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica, que mobiliza todas as escolas da rede municipal de ensino. Elas farão suas blitzen em faixas de pedestres próximas à instituição. O circuito de blitz vai até sexta-feira, 9, sempre em dois horários: das 9h às 9h30 e das 16h30 às 17h. Continue lendo

Frente por Diretas Já será lançada quarta-feira

Na próxima quarta-feira,7, às 16h, será lançada a Frente Parlamentar Suprapartidária por eleições Diretas, no Salão Nobre da Câmara. Formada por cinco partidos, incluindo PSB, PSOL, PT, PDT e PCdoB, a Frente pretende unir parlamentares de todos os campos políticos. 

Segundo pesquisa do Instituto Paraná,  90,6% dos brasileiros querem uma nova eleição para presidente do Brasil. “O voto do povo é o único caminho para a reconciliação dos brasileiros e para enfrentar a crise com democracia”, afirma o articulador da Frente, senador João Capiberibe (PSB/AP).

Continue lendo

Sonora Brasil – apresentações começam dia 7

Projeto Sonora Brasil chega ao Amapá com apresentações de dança típica Nordestina
Kellven Vilhena

Com o objetivo de trazer ao público expressões musicais pouco difundidas, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Amapá, promove no estado o projeto Sonora Brasil, que vai percorrer Macapá, Mazagão, Amapá e Laranjal do Jari, entre os dias 7 e 12 de junho com apresentações gratuitas de grupos típicos de cinco Estados brasileiros.

O projeto Sonora Brasil entra em sua 20ª edição ainda considerado o maior projeto de circulação musical do país, com mais de 450 concertos por ano e abrangendo mais de 100 cidades, onde incentiva o olhar crítico e cria novos hábitos de apreciação musical.

Os “cocos”, sempre no plural, são um estilo de dança típica da região Nordeste do Brasil, e o Sesc trará dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior.

Todas as apresentações serão gratuitas.
Veja a programação completa: Continue lendo

Reaproveitamento do caroço de açaí

O açaí fruto típico da região amazônica, é um dos principais alimentos na mesa do nortista. Conhecido por ser muito nutritivo, também é fonte de renda para centenas de famílias no Estado. Porém, o que poucos sabem é o quanto o caroço do açaí pode ser reaproveitado. Em busca dessa nova destinação e reaproveitamento, foi que o vereador Professor Rodrigo (REDE) articulou uma nova parceria entre a Associação dos Produtores do Mini Polo da Fazendinha (ASSOPRO) e a empresa Açaí Amazon LTDA. Continue lendo

Mesa redonda na Unifap discute a crise política

“Brasil em Perspectivas: Desafios Institucionais” é o tema da mesa-redonda promovida pela administração da Universidade Federal do Amapá (Unifap) nesta terça-feira, 6, às 9h, no hall do prédio do Centro de Pesquisas.  A profunda crise política, ética e econômica, pela qual o país atravessa nos últimos três anos, será debatida academicamente junto à comunidade amapaense.

Continue lendo