Investigações indicam “com vigor” corrupção passiva de Temer e Loures, diz PF ao Supremo

Do Congresso em Foco

O conjunto de indícios constante do inquérito que investiga Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), um dos principais aliados do presidente, indica “com vigor” a prática de corrupção passiva. É o que diz trecho do relatório preliminar que a Polícia Federal entregou na noite de ontem (segunda, 19) ao Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de mais cinco dias para apurar o eventual cometimento dos crimes de associação criminosa e obstrução de Justiça.

No documento encaminhado ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, a PF diz que tentou ouvir os argumentos de ambos os investigados, mas não obteve êxito na tarefa. “Diante do silêncio do mandatário maior da nação e de seu ex-assessor especial, resultam incólumes as evidências que emanam do conjunto informativo formado nesses autos, a indicar, com vigor, a prática de corrupção passiva”, diz trecho do relatório.

O documento, tornado público nesta terça-feira (20), acusa Temer, com a participação providencial de Rocha Loures, de aceitar repasses ilícitos em troca de providenciar vantagens indevidas para o Grupo J&F, controladora da JBS – de propriedade dos irmãos Joesley e Wesley Batista, (Leia mais)

Aumenta o número de crianças “internadas” no corredor do pronto atendimento infantil

MP-AP constata que crianças continuam internadas em cadeiras nos corredores do PAI

A Promotoria de Defesa da Saúde Pública retornou ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) e ao Hospital da Criança e Adolescente (HCA) nesta terça-feira (20) e constatou que o quadro de superlotação se agravou desde a última inspeção realizada há 11 dias. Naquela ocasião, 43 crianças estavam internadas nos corredores, hoje o número saltou para 70.

A equipe técnica da Promotoria retornou ao PAI e HCA para verificar se algumas ações anunciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) estavam sendo cumpridas. Continue lendo

Macapá Verão – Lista dos artistas selecionados

Patrícia Bastos é uma das atrações com o show Batom Bacaba

Já está no site da Prefeitura de Macapá (www.macapa.ap.gov.br) a pré-relação dos artistas habilitados na avaliação técnica para atrações culturais do Macapá Verão 2017. A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) torna pública mais uma etapa do certame e, conforme previsto no edital, os artistas não selecionados terão dois dias para recorrer.
Confira a lista aqui

Idosos felizes e saudáveis

Idosos fazendo atividade física na bela praça Floriano Peixoto. Eles adoraram e entenderam a importância do exercício físico para preservar a saúde.
A atividade foi promovida pela Prefeitura de Macapá como parte da programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

E como eles eles ficaram tão felizes que bom seria se pelo menos uma vez por semana a Prefeitura ou o Governo do Estado proporcionassem isso a eles.

(Fotos: Max Renê)

Selo Centenário da Assembleia de Deus será lançado dia 27

A Assembleia Legislativa e os Correios lançam no dia 27 de junho, durante sessão solene, selo comemorativo do Centenário da Assembleia de Deus no Amapá. A homenagem faz parte das comemorações previstas em resolução aprovada ainda em 2016, por iniciativa do deputado Pedro DaLua, e que tornaram 2017 o “Ano dos Centenários da Assembleia de Deus e do Pastor Otoniel Alencar no âmbito do Parlamento Estadual”. Continue lendo

Uma nova feira substituirá a “Feira Maluca”

A Prefeitura de Macapá assinou ontem, 19, o contrato de construção da feira modelo, que substituirá a feira maluca, no bairro Buritizal, na zona sul da capital. A empresa vencedora da licitação foi a Edifica Engenharia Ltda-EPP. A obra iniciará até 30 de junho, com previsão de entrega para janeiro de 2018, e conta com a fiscalização técnica da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão, a feira modelo terá uma estrutura que contará com espaço diversificado, amplo e adequado para as atividades, como diversos tipos de produtos hortifrutigranjeiros, pescados, aves, carnes bovina e suína, produtos extrativistas e lanchonetes. “Ela receberá novos boxes com expositores e bancadas para manuseio dos produtos, combate a incêndio, banheiros, áreas de embarque e desembarque, e sala de administração”. Continue lendo

Beleza masculina – David Souza Aviz, o Mister Brasil

Ele sonhava ser jogador de futebol, mas em vez da bola no pé pegou uma caixa de marabaixo e desfilou na passarela sua simpatia, beleza, conhecimento das tradições culturais e consciência ambiental e assim venceu um concurso nacional de beleza masculina ganhando o título de Mister Brasil Pan Americano.
Ele é o amapaense David Souza Aviz, 19 anos, 1,82 metro de altura e 81 quilos, nascido na comunidade rural de Cupixi. O concurso aconteceu no inicio deste mês, em Belém (PA). Durante um ano vai reinar como uma espécie de embaixador ecológico, pois o concurso não se prendia apenas à beleza física e desenvoltura, mas também ao conhecimento de questões ambientais e compromisso com o meio ambiente. E ele, que veio de uma comunidade rural, sabe muito bem o que é isso. “Agora tenho que ter ainda mais compromisso em conscientizar as pessoas para a importância de se preservar o meio ambiente”.
O menino, que sonhava ser jogador de futebol, se prepara para prestar vestibular para Educação Física. “Quero ser um profissional bem sucedido e respeitado na área de Educação Física”, diz.
Apesar dos inúmeros convites que tem recebido para participar de outros concursos de beleza e atuar como modelo, David não pensa em adiar seu ingresso na faculdade.

Patrícia Bastos disputa o “Prêmio Música Brasileira” em duas categorias

Gilberto Gil anunciou ontem, 19, os indicados para 28ª Edição do Prêmio da Música Brasileira de 2017, e Patrícia Bastos concorre ao prêmio em duas categorias. Melhor Álbum, Patrícia disputa o álbum Batom Bacaba com Maria Betânia, e seu Abraçar a Agradecer, e Lenine, The Bridge. Melhor Cantora, Patrícia disputa com Zizi Possi e novamente Maria Betânia.

Batom Bacaba é o 6º disco de Patrícia Bastos e foi lançado em 2016, após projeto selecionado no edital Natura Musical de 2015. Produzido por Du Moreira e Dante Ozzetti, o álbum representa a cultura amazônica, com ritmos de batuque, marabaixo e cacicó, tem oito canções de artistas consagrados,  como Joãzinho Gomes, Zeca Baleiro, Nilson Chaves, Paulinho Bastos, Luiz Tatit e Enrico Di Miceli. A obra foi lançada em São Paulo, Campinas e Macapá. Continue lendo