Égua!

“Égua” é uma das palavras mais usadas no Pará e no Amapá. É tão famosa que nos tempos de Orkut foi até criada a comunidade “Eu falo égua”.
Serve para exprimir uma variedade de sentimentos, como explica o professor e jornalista Ivan Carlo: “Égua – essa é, depois de deveras, a única palavra brasileira que pode ser usada em qualquer situação. Você pode usar égua para expressar dor, tristeza, alegria, admiração, espanto e até mesmo enfado. Se, por exemplo, passar pela sua frente uma morena jeitosa, você pode exclamar deliciado: “Égua!”. E não se preocupe que ela não vai achar que você está chamando-a de eqüina. Se, por outro lado, descer um disco voador no seu quintal, não pense duas vezes. Grite: “Égua!”.
Achou  isso pai d’égua (legal, bacana)? Então qualquer dia posto outras palavras e expressões das paragens daqui.

Audiência pública do MP-AP aponta questão agrária como prioridade em Tartarugalzinho

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou audiência pública no município de Tartarugalzinho, nesta quarta-feira (9), onde a comunidade apontou o conflito agrário como prioridade para a atuação ministerial. Como continuidade ao cronograma de trabalho estabelecido para este ano, foi realizada a Correição Ordinária na Promotoria de Justiça de Tartarugalzinho que acontece, concomitante, às audições junto à população que têm por finalidade averiguar o desempenho da atuação ministerial com vista a melhorar os serviços ofertados aos cidadãos. Continue lendo

Luiz Flávio Gomes faz palestra sobre “Lava-jato: ética, cidadania e novas lideranças” em Macapá

O senador Randolfe Rodrigues  ( REDE-AP) fez o convite e o jurista Luiz Flávio Gomes (LFG), nesta sexta-feira (11), às 18h30, fará palestra no centro de convenções do CEAP.  Autor do livro “O jogo sujo da corrupção” e criador do movimento #QueroUmBrasilÉtico, Luiz Flávio Gomes é um dos juristas mais renomados do país.
O evento – que marca o Dia do Advogado –  é organizado pelo mandato do senador Randolfe Rodrigues,  Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), e Ordem do Advogados do Brasil (OAB-AP) e  Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá.
A entrada é gratuita, mas os convites serão limitados. Os primeiros 100 nomes que entrarem em contato com o escritório do senador Randolfe, por meio do WhatsApp (96) 981086206, terão vaga garantida. Ao final da atividade, Luiz Flávio fará uma sessão de autógrafos do novo livro: “O Jogo Sujo da corrupção”.

Continue lendo

Macapá é sede do XXI Congresso de Arborização Urbana

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e a Prefeitura de Macapá abrem inscrições para o XXI Congresso de Arborização Urbana, que acontecerá no período de 4 a 8 de novembro. Macapá sediará o evento, que tem como objetivo discutir sobre a arborização urbana na Amazônia. Estima-se a participação de cerca de 500 pessoas, entre comunidade científica, acadêmica e sociedade em geral.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição, que está no site www.cbau2017.com.br/, conforme sua Continue lendo

Hebe, A Biografia, está entre os 10 livros mais vendidos do Brasil

O livro de Artur Xexeo e que conta a trajetória de vida e obra de uma das maiores divas da TV brasileira está entre os 10 mais vendidos das livrarias. Lançado em maio, o livro traz pérolas como a viagem de Hebe com a equipe que foi a Santos buscar os primeiros equipamentos para a TV Tupi e sua estreia no primeiro talk show, mostrando como Hebe sempre foi extremamente à frente de seu tempo.

 

Durante o ano e meio em que se dedicou ao livro, Artur Xexeo conviveu com alguns dos parentes de Hebe, entrevistou seus amigos e gente que trabalhou com ela e mergulhou nos arquivos de sua trajetória. O resultado é um texto incrível, que convida o leitor a fazer parte dessa história, como se estivesse sentado em sua poltrona. Hebe abriu caminhos, foi precursora, apresentou o talk show o Mundo é das Mulheres em uma época em que isso era realmente quebrar padrões. Durante o relato sobre a vida e a obra da diva, é possível também conhecer bastidores e principais personagens que fizeram parte da TV brasileira. O livro foi o primeiro passo de um projeto maior, a Plataforma Cultural Hebe Forever, que terá um musical com estreia prevista para outubro deste ano e Continue lendo

Aprovado na CCJ do Senado projeto de Capi em favor dos negros

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (9), o Projeto de Lei 160/2013 de autoria do senador João Capiberibe (PSB/AP), que prevê a destinação de no mínimo cinco por cento dos recursos do Fundo Partidário para promoção da participação política dos afrodescendentes. Agora o projeto segue para votação no Plenário. Continue lendo

Chá da tarde

Razão de ser
Paulo Leminski

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

Prefeitura vistoria quiosques da orla

Prefeitura de Macapá começou a vistoriar ontem os quiosques dos bairros Santa Inês e Araxá. A vistoria é parte do processo de renovação de contratos e de termos de compromisso que a Prefeitura de Macapá possui com os empreendedores alocados. No Santa Inês são 13 quiosques e no Araxá, 14.
Os 13 empreendedores que ocupam os quiosques do Santa Inês já deram entrada no pedido de renovação do contrato, mas do Araxá menos da metade – apenas seis – manifestaram até agora o desejo de continuar.  E o prazo termina dia 18. Quem não fizer o pedido de renovação até lá será retirado da área pois estará ocupando o espaço de maneira irregular.

Audiência pública sobre exploração de petróleo no Amapá

O Governo do Estado do Amapá (GEA) quer debater com a sociedade as consequências das possíveis atividades de pesquisa e exploração de petróleo/gás em território marítimo amapaense. É que a empresa BP Energy do Brasil está com processo adiantado para concessão da autorização para perfurar um poço na área do bloco FZA-M 59, que fica localizado na bacia da Foz do Amazonas, mais precisamente na costa amapaense, ao norte do Estado. Continue lendo