Personagens queridas no bairro da Favela

Personagens queridas no bairro da Favela
Mundico Sabiá, Congós, Antônio Cirino e Bulivino

Milton Sapiranga Barbosa, especial para o blog

1- Mundico Sabiá – Foi um dos primeiros a invadir e iniciar o povoamento do bairro. Sim, Favela nasceu em regime de Invasão (esse dado me foi passado pelo sobrinho do seu Mundico, o pedreiro aposentado Franqueira).
Seu Mundico, trabalhava fazendo carretos em uma carroça que pertencia a dona Sara Zagury (conhecida empresária da época e esposa do Sr. Isaac Zagury).
Quando eu estava com preguiça de ir andando até o Igarapé da Fortaleza ou Mercado Central, ficava de plantão próximo a Igreja dos Irmãos, à espera de pegar uma carona na “boléia” da carroça do Seu Mundico e lá ia eu Continue lendo

Outubro rosa

A Prefeitura de Macapá iniciará neste domingo, 1° de outubro, na Praça Floriano Peixoto, mais uma edição da campanha Outubro Rosa. O evento estimula e sensibiliza a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, preservando a integridade e a saúde da mulher.

Secretarias municipais e parceiros da iniciativa privada irão, de forma integrada, oferecer diversos serviços às mulheres, como a requisição de mamografias, autoexame das mamas, avaliação nutricional, testes rápidos, atividades culturais e de lazer, a partir das 16h. Continue lendo

Projeto “Verde em minha casa”

Quer comprar ou trocar plantas ornamentais e medicinais? Então recomendo o projeto “Verde em Minha Casa”,  das amigas Lia Borralho e Sabrina Isackson. Elas estarão expondo, neste sábado e domingo a partir das 16h na praça Floriano Peixoto, plantas que vem cultivando há meses “para iluminar a sua casa, com vida e luz!”.

“Verde em minha casa” é um projeto em parceria de duas áreas afins (designer e ciência ambiental) idealizado por Lia Borralho e  Sabrina Isackson.
Lia conta que ela e amiga uniram forças no projeto de construir uma alternativa verde, a partir do cultivo de plantas ornamentais e medicinais, alinhada à ótica da sustentabilidade, ecodesign e design sustentável, a partir de princípios éticos de valorização e respeito ao espaço ambiental. “Trabalhamos na perspectiva do reaproveitamento (reuso), da reciclagem e da retroalimentação de resíduos sólidos e orgânicos, a exemplo da produção de biofertilizantes e da técnica da compostagem orgânica”, explica.

“É um projeto lindo, embora embrionário! Já atuamos há algum tempo na produção, mas essa será nossa primeira exposição, para angariar recursos aos novos passos do projeto”, diz.

Foi lindo o “Encontro com o Escritor”

Poeta, escritor e professor Ricardo Pontes

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, na Biblioteca Elcy Lacerda, mais uma edição do projeto “Encontro com o Escritor”.


Para uma auditório lotado de universitários, professores, poetas, escritores, amantes da literatura, o poeta e escritor Ricardo Pontes falou sobre sua vida, sua obra e seu processo criativo de forma bastante didática, agradável e tendo alguns momentos marcados pela emoção.

Grupo Raízes Poéticas

Antes do bate-papo, Ricardo foi homenageado pelo grupo Raízes Poéticas que fez uma belíssima performance declamando poemas do livro “Espressão d’Alma”.

O “Encontro com o Escritor” é um projeto da Biblioteca Pública Elcy Lacerda idealizado pelo diretor José Queiroz Pastana. A cada mês, um escritor é escolhido para palestrar sobre sua vida e obra.

Eu e a escritora Jô Araújo fizemos parte da mesa

Em outubro tem mais.
Parabéns ao diretor da Biblioteca, poeta José Queiroz Pastana e sua equipe, pela tarde maravilhosa proporcionada aos amantes da literatura, pela organização do evento e pela valorização dos escritores e da literatura amapaenses.
Foi tudo perfeito.

(Fotos cedidas ao blog pela profesora Ana Cristina Tracaioly)

PF prende ex-prefeito de Tartarugalzinho

PF dando batida e fechando o hotel onde garimpeiros ilegais ficavam hospedados

A Polícia Federal prendeu hoje o ex-prefeito de Tartarugalzinho Altamir Rezendo, o Mineiro, durante a Operação “Estrada Real” que investiga  o funcionamento de garimpo ilegal naquele município.
Mineiro – que é pai do ex-deputado Bruno Mineiro – fomentava o garimpo ilegal, oferecendo combustível, máquinas,  alimentação e hospedagem aos garimpeiros, segundo apurou a Polícia Federal.

Depois de prestar depoimento na sede da PF, Mineiro foi recambiado para o Iapen – o presídio.

Entidade de Praticagem anuncia investimentos no Amapá

A diretoria do Grupo Bacia Amazônica Práticos (BAP) está em Macapá e se reúne com autoridades, nesta sexta-feira, 29, em uma cerimônia para apresentar investimentos e projetos que visam a aprimorar a sua atuação no Estado. O Grupo BAP atua na Zona de Praticagem 01 que abrange três estados: Amapá, Amazonas e Pará, assessorando os comandantes na condução de navios com segurança pelo Rio Amazonas e seus afluentes, desde a sua foz até a cidade de Itacoatiara-AM.

A Praticagem é um serviço essencial em águas onde o tráfego de embarcações, em geral de grande porte, é recorrente, principalmente em regiões como a Amazônica, inconstante por natureza, o que torna a atividade necessária para garantir a segurança da navegação, a preservação do meio ambiente e a salvaguarda da vida humana. Na economia, a Praticagem também contribui para o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda, capacitando moradores que se tornam profissionais da navegação. Continue lendo

Garimpo – PF deflagra operação “Estrada Real”

Imagem atual do garimpo de Tartarugalzinho

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta sexta-feira (29/09) a Operação Estrada Real, que investiga o funcionamento de garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho, a aproximadamente 300 metros da BR 156.

Cerca de 30 policiais participaram da ação de encerramento das atividades do garimpo e deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra o responsável pela área.
Durante a ação, foram apreendidos máquinas e veículos de grande porte.

Imagem antiga do garimpo de Tartarugalzinho

Segundo a investigação, a região é onerada à empresa BEADELL, que possui autorização do DNPM/AP para pesquisa mineral, entretanto, foi invadida por vários garimpeiros, e o dono da área (superficiário) cobraria dos invasores 30% do ouro extraído ilegalmente. Conforme apurou a Polícia Federal, a área degradada já supera os 70 hectares. Continue lendo

Rito de tramitação da denúncia contra Temer

O rito de tramitação da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros da Secretaria-Geral, Moreira Franco, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deverá ser praticamente o mesmo adotado na análise da primeira denúncia. Segundo o presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), algumas adaptações poderão ser feitas no decorrer da tramitação, uma vez que essa nova peça envolve mais de um denunciado. (Leia mais)