Noturno

Noturno
De noite eu vigio estrelas.
Embriago-me de amor e luar.
Passeio com Hemingway em Paris.
Visito os becos de Goiás com Cora Coralina.
E com Quintana eu tento descobrir
o que é que os grilos
passam a noite inteirinha fritando.

Dormir é bom de manhãzinha
quando o sol
– ainda sonolento e tímido –
pula minha janela para me ninar.
(Alcinéa Cavalcante)

Barco que explodiu estava abarrotado de combustível

A Capitania dos Portos informou agora à noite que  a equipe de inspeção  constatou que a embarcação Rio Jordão IV realizava uma operação de abastecimento momentos antes de explodir hoje à tarde em Santana.

A Capitania  está auxiliando nas buscas aos desaparecidos e um inquérito foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades.

O Governo do Amapá informou que está prestando atendimento às vítimas atingidas pela explosão e que as causas do acidente estão sendo apuradas.

De acordo com o governo havia  uma grande quantidade de combustível  barco.

Barco explode em Santana. Duas pessoas estão desaparecidas

Do Diário do Amapá

Identificadas sete vítimas feridas em explosão de barco no Porto de Santana; duas estão desaparecidas

Por Jair Zemberg e Elden Carlos

Uma explosão em um barco na área portuária de Santana, distante 17 quilômetros da capital, deixou sete pessoas gravemente feridas e duas desaparecidas na tarde desta terça-feira (9). A embarcação estava atracada ao lado de um posto flutuante de combustível, mas, segundo a frentista, eles não estavam abastecendo a embarcação.

“Tremeu tudo aqui. Foi uma explosão maior seguida de outras explosões menores”, disse a comerciante Sandra Maria, que tem um mercantil próximo ao local do sinistro. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para dar combate às chamas.

O sinistro ocorreu por volta de 16h40. As chamas se alastraram rapidamente destruindo a embarcação que afundou rapidamente. Os feridos foram socorridos inicialmente por populares e levados em carros particulares para os hospitais de Santana e Macapá, onde fica o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

O combustível se espalhou pela água, formando uma cortina de chamas e uma parede de fumaça negra que podia ser vista há quilômetros de distância. O Corpo de Bombeiros estava aguardando informações para saber se houve óbito no local.

Feridos

As vítimas que foram socorridas com queimaduras graves são:
Jair Oliveira Pacheco, 24 anos;
Maria de Lourdes Mendes;
Rosivaldo Nunes dos Santos, 45 anos;
Manoel Basílio Freitas, 44 anos;
Gean Dias Reis Perez, 17 anos
José Areia dos Reis
Maria Antonia Graça

Desaparecidos
Os dois homens que estão desaparecidos são:
• Rosinaldo e Edimar

Azul troca o jato Embraer 195 pelo Airbus 320 nos voos para Macapá

A Azul Linhas Aéreas troca o jato Embraer 195 pelo Airbus 320 nos voos que atendem Macapá, a partir de amanhã, 10. Uma das vantagens é o aumento de poltronas. O 195 tem 118 lugares já o Airbus tem capacidade para 174 passageiros.
Mas bom mesmo era se aliado ao aumento da capacidade diminuísse o preço da passagem.
Nesse primeiro voo do Airbus da Azul para Macapá – que chega às 13h50 – estarão os senadores  Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

Educação e tecnologia: 3 editais do governo oferecem apoio à pesquisa acadêmica e escolar

Do portal do Governo do Amapá

Três chamadas públicas voltadas para as áreas de educação e tecnologia da informação abriram inscrições na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

Os três editais foram lançados em dezembro do ano passado. Um deles, referente ao Programa de Inovação com Tecnologia da Informação (PITI), engloba a Implantação, Integração e Manutenção de Sistemas. Os outros dois trabalham o Programa de Rede Ciências (PRC), nos eixos Projetos de Iniciação Científica Superior, e Projetos de Iniciação Científica no Ensino Básico.

As propostas serão encaminhadas eletronicamente até as 23h59 do dia 15 de fevereiro, pelo SIGFapeap por meio do endereço www.fapeap.ap.gov.br, e, de forma presencial, devem ser protocoladas no prédio da instituição até as 14h do dia 16 de fevereiro, desde que Continue lendo

IPVA atrasado pode ser pago em 24 parcelas

Tá com o IPVA atrasado? Então aproveita que o Governo está parcelando o débito e paga.
Começou ontem o prazo para parcelamento de débitos com Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). É a nova edição do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do IPVA, na qual o governo permite que débitos referentes a exercícios anteriores a 2017, sejam parcelados em até 24 vezes, com 100% de desconto em juros e multas moratórias.

Os documentos, originais e devidas cópias, necessários para o parcelamento do IPVA e das taxas do Detran são:

– Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou o último Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);

– Documentos de identificação do proprietário ou representante legal (Carteira de Identidade, CNH, Carteira de Trabalho, etc);

– Procuração registrada em cartório do representante legal, quando for o caso.