III Virada Afro será em Santana em junho

O Governo do Estado do Amapá (GEA) confirmou nesta quarta-feira, 18, a realização da terceira edição da Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro, prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018, no município de Santana. O evento tem o objetivo de valorizar elementos da cultura negra amapaense, além de ofertar capacitações à população e fortalecer a economia local por meio do empreendedorismo.

Assim como nas edições anteriores, o evento contará com uma feira unindo cultura e comércio de produtos afro-étnicos em uma grande celebração. Haverá, também, shows com atrações artísticas locais e nacionais que celebrarão a cultura afro.

Continue lendo

Davi Alcolumbre lança pré-candidatura ao governo em Santana

Senador Davi Alcolumbre lança sua pré candidatura ao governo do Amapá no próximo sábado (21) em Santana, segundo maior colégio eleitoral do Amapá.
A festa será na quadra da escola GPC a partir das 18h.
O senador Randolfe Rodrigues e o prefeito de Macapá Clécio Luís já confirmaram presença. Eles apóiam Davi Alcolumbre para o governo do estado.

Um olhar para o futuro

O Sistema Fecomério Amapá por meio do Sesc e em parceria com a prefeitura de Macapá promove nos dias 19 e 20 de abril o encontro de educadores e gestores que trabalham com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento será realizado de 18h as 22h na escola Sesc.

Sob a temática “Um olhar para o futuro”, o encontro objetiva discutir problemáticas existentes na modalidade e propor ações que auxiliem e respeite a realidade dos alunos,visando avanços no processo de ensino e aprendizagem, a fim de garantir uma educação de qualidade e com equidade.

As inscrições são gratuitas, seguem abertas e podem ser realizadas na escola Sesc e na Secretaria Municipal de Educação. Os participantes receberão certificação com carga horária de 10h.

(Ascom/Sesc-AP)

Mimos

Pense uma coisa que eu gosto muito. Isso mesmo: lápis. Adoro escrever com eles e tenho uma coleção de lápis de todos os tipos; lápis de simples, lápis de propaganda, lápis de museus, lápis de vários lugares de mundo…
Esses três da foto ganhei ontem do meu mano Alcione. Ele trouxe de Paraty.
São lindos e super macios

Mostra Ameríndia

Nesta quinta-feira, 19, comemoração do Dia do Índio, a Escola Municipal de Educação Fundamental Cacilda Ferreira Vasconcelos realizará a Mostra Ameríndia, das 8h às 11h30. O momento contará com a apresentação de trabalhos dos alunos, com atividades culturais, exposição de cerâmicas maracá, desenhos com grafismo wajãpi, culinária indígena, desfile de moda com grafismo maracá e dicionário de termos indígenas. 

O evento faz parte da pesquisa de mestrado da professora Jackeline Maciel, com o projeto “O que os mortos podem nos contar: catálogo do patrimônio arqueológico Maracá no ensino de história do Amapá”. Está sendo desenvolvido na escola com o objetivo de promover, por intermédio do diálogo entre ensino de história, arqueologia e educação patrimonial, a aplicação da história e cultura indígena na sala de aula.

Serviço
Data: 19/04 (quinta-feira)
Hora: 8h às 11h30
Local: Escola Municipal de Educação Fundamental Cacilda Ferreira Vasconcelos
Endereço: Rodovia Salvador Diniz, nº 192, Igarapé da Fortaleza, Fazendinha

(Texto: Pérola Pedrosa, Assessora de comunicação/Semed)

Corais da Amazônia: MPF recomenda ao Ibama negar licença de exploração à empresa Total

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá recomendou ao Ibama indeferir licença para exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas solicitada pela Total E&P do Brasil. O MPF considera insuficiente o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) na região onde foram identificados recifes de corais e ecossistema ainda desconhecido. A recomendação foi expedida nesta quarta-feira (18).

Para o MPF, a liberação de atividades petrolíferas, sem estudo adequado, viola compromissos internacionais firmados pelo Brasil, a exemplo da Agenda 21 – programa de ações para o desenvolvimento sustentável resultante da ECO 92. Na recomendação, o MPF alerta que liberar o empreendimento pode resultar na destruição em larga escala do meio ambiente, configurando ecocídio – crime contra a humanidade sujeito à jurisdição do Tribunal Penal Internacional.

Continue lendo

PF faz busca e apreensão na Secretaria de Saúde do Amapá

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) cumpriram mandado de busca e apreensão de documentos referentes a compra e aquisição de medicamentos no prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na manhã desta quarta-feira (18), em Macapá/AP. A medida judicial atende a pedido do MPF feito após diversas negativas da Sesa em colaborar voluntariamente com investigação conduzida pelo Núcleo de Combate à Corrupção (NCC).

A investigação foi aberta há mais de um ano para apurar denúncia de desvio de medicamentos. Contudo, a apuração inicial detectou indícios de irregularidades na aquisição e na compra de medicamentos e insumos que abastecem a rede pública de saúde do Amapá.

O material apreendido na Sesa será analisado pelo NCC do MPF em conjunto com o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União. Somente após o trabalho, serão definidas as medidas adequadas ao caso.

(Ascom/MPF-AP)

Rombo de R$ 300 mil – MPF processa deputada Jozi Araújo

O Ministério Público Federal (MPF) quer que a presidente da Federação das Indústrias do Amapá (Fieap), Jozi Araújo, sete sindicatos e outras oito pessoas, sejam condenados a ressarcir mais de R$ 300 mil aos cofres públicos. O montante, decorrente de contribuições sindicais, foi arrecadado pela entidade entre 2013 e 2017, após uma série de irregularidades que envolveram a criação de sindicatos e empresas fantasmas para eleger a presidência e administração da entidade, controlada politicamente pela deputada federal Jozi Araújo (Podemos/AP).

Na ação, o MPF pede a condenação dos envolvidos por enriquecimento ilícito e dano ao erário, com base na Lei de Improbidade Administrativa. Também é pedido, liminarmente, que os sindicatos constituídos mediante fraude sejam impedidos de votar ou compor chapa ou, ainda, que as eleições agendadas para 16 de maio sejam suspensas. A ação foi ajuizada nessa segunda-feira (16).

Continue lendo