178 deputados federais são acusados de crimes. Veja a lista

Do Congresso em Foco

Um em cada três deputados é acusado de crimes. Veja a lista atualizada dos investigados

Um em cada três deputados é suspeito de ter cometido algum tipo de crime. Dos 513 integrantes da Câmara, pelo menos 178 respondem na Justiça a inquéritos (procedimentos que podem resultar em processos) ou ações penais (processos que podem acabar em condenação). O PP, o PT e o PSDB são os partidos com mais deputados com pendências criminais. Das 27 legendas com assento na Casa, apenas seis pequenas (Psol, Rede, PV, PPL, PRP e PRTB) não têm atualmente parlamentares sob investigação (veja abaixo a lista dos investigados).

Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco com base em informações do Supremo Tribunal Federal (STF). Praticamente metade das bancadas do PP e do PT é acusada de crimes. Nessa situação estão 29 dos 60 petistas e 24 dos 49 deputados do PP. Os tucanos vêm a seguir, com 21 de seus 49 nomes sob suspeição. Dono da segunda maior bancada da Câmara, com 50 parlamentares, o MDB tem dez com pendências judiciais. (Leia a matéria completa aqui)

Fineias Nelluty é convidado para ser embaixador do projeto Habitat da ONU

Fineias Nelluty e a coordenadora nacional da ONU em Cabo Verde, Janice Da Silva
Por conta de trabalhos sociais, músico amapaense é convidado para ser embaixador da ONU
Por Elton Tavares

O produtor musical, cantor e multi-instrumentista amapaense, Fineias Nelluty, anunciou em sua página na rede social Facebook, que foi convidado para ser o primeiro artista brasileiro para ser um dos embaixadores do projeto HABITAT, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Cabo Verde. O convite partiu da coordenadora nacional da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, Janice Da Silva.

Conforme o artista, que está no Continente Africano em Turner, ele recebeu o convite por conta de seus projetos sociais, como o Zankerada na Baixada, no Amapá. A posse dos novos embaixadores acontecerá no dia 2 de outubro de 2018, em Cabo Verde.

Zankerada na Baixada

Durante os anos de 2015, 2016 e 2017, o projeto Zankerada na Baixada percorreu vários bairros da periferia de Macapá. A iniciativa levou várias atividades que contou com a participação maciça das famílias que residem nessas áreas de risco social.

A maioria dos participantes foi formada de crianças e jovens, que viram na iniciativa uma oportunidade de mostrar suas habilidades durante as oficinas de hip hop, audições de novos talentos e nos concursos de bikes customizadas.

(Copiado e colado do Blog De Rocha)

Prefeitura retira mais de mil toneladas de lixo do canal do Jandiá

A equipe de drenagem da Prefeitura de Macapá concluiu nesta semana a limpeza preventiva do canal do Jandiá no perímetro entre a Avenida FAB, no Centro, e a Ponte Sérgio Arruda, no bairro Pacoval.
Foram retiradas 1.368 toneladas de entulhos e lixo.
A Prefeitura limpa, mas logo logo os sujismundos voltam a jogar tudo que não presta no canal e depois reclamam quando cai uma forte chuva e alaga a cidade.

Literatura e Loucura

Roberto Corrêa dos Santos é semiólogo e teórico da arte, atua como professor de Teoria da Arte e de Estética nos cursos de graduação e de pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido também professor da PUC-Rio e da UFRJ. Pesquisador do CNPq e Procientista pelo Programa Prociência (UERJ/FAPERJ), com pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP, publicou e vem publicando: livros sobre teoria tanto da arte quanto da literatura, livros de poesia e livros de artista.

Muito obrigada pelo convite. Se eu estivesse no Rio não perderia essa importante conferência.

 

Vias do futuro

O próprio prefeito ensinando a criança a atravessar na faixa

O prefeito da capital do Amapá, Clécio Luís, inaugurou nesta sexta-feira, 11, o Centro de Controle de Operações “Vias do Futuro”, que faz parte de um projeto de organização eficiente e inteligente do trânsito na cidade, que visa a redução de acidentes e o respeito aos pedestres. O projeto está sendo implantado pela prefeitura por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). 

No Centro, será feito diariamente o monitoramento do trânsito por meio de câmeras de alta resolução, que captam imagens em 360 graus. As câmeras foram instaladas inicialmente em 10 pontos da capital amapaense, considerados de grande fluxo de veículos ou que tenham registros de acidentes e constantes irregularidades cometidas por parte de condutores de veículos, que coloca em risco a segurança dos pedestres.

São eles: Rua Manoel Eudóxio Pereira com Avenida FAB; Rua Leopoldo Machado com Continue lendo

Dia D contra a gripe

Acontecerá neste sábado, 12, o Dia de Mobilização Nacional para a imunização contra a gripe. Em Macapá, a prefeitura disponibilizará a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das 8h às 17h. O dia D é a oportunidade para que todas as pessoas que compõem os grupos prioritários se imunizem. Para ampliar a oferta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montará seis pontos fixos de vacinação em supermercado, shoppings e conjuntos habitacionais.

Mais de 48 mil pessoas já foram imunizadas, desde que a campanha iniciou. A vacinação é disponibilizada para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, professores, pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

(Assessoria de comunicação/Sems)

Estudo identifica semelhanças no recorte histórico sobre a literatura do Amapá e das Guianas

O Amapá, as Guianas e o Suriname não partilham só o clima e a biodiversidade amazônica. A fronteira também ajuda a entender semelhanças culturais na literatura baseada em personagens históricos. A afirmação é da pesquisadora e doutora em Estudos Literários, Natali Costa, que participará da primeira edição Pint Of Science em Macapá entre os dias 14 e 16 de maio. Trata-se do maior festival internacional de divulgação científica do país.

Continue lendo