Decreto de WG estabelece horário de trabalho nos dias de jogos do Brasil

O governador Waldez Góes assinou nesta terça-feira, 12, o decreto que estabelece o horário de funcionamento dos órgãos públicos nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, que acontecerá na Rússia.

Nos dias em que os jogos forem pela manhã o expediente será das 14h às 18h.

Quando o jogo for à tarde o expediente será das 8h às 13h. Exceto para as repartições cujas atividades são consideradas de caráter essencial.

Mais de 100 parlamentares são alvos de investigação

Do Congresso em Foco
Lavagem de dinheiro e corrupção são os crimes mais comuns entre os atribuídos a parlamentares

Ao menos 63 deputados e 44 senadores da atual legislatura (2015-2019) são alvos de investigação por suspeita de ter cometido o crime de lavagem de dinheiro. Esse tipo de crime é o mais comum entre os parlamentares, segundo o mais recente levantamento exclusivo do Congresso em Foco sobre a situação judicial dos congressistas, com base em informações do Supremo Tribunal Federal (STF) dispostas em seu site até 30 de abril – três dias antes da mudança de entendimento da Corte sobre foro privilegiado, que restringiu casos e implicou transferência de processos para instâncias inferiores da Justiça (leia mais abaixo). Em um universo de 643 crimes atribuídos aos mandatários, 108 são relativos a lavagem de recursos. Continue lendo

Tem pré-candidato ao Senado para quase todos os gostos

Veja quem já anunciou pré-candidatura ao Senado até agora:

Senador Randolfe Rodrigues. Ele busca a reeleição
Ex-deputado estadual Lucas Barreto
Ex-deputado federal Bala Rocha
Ex-deputada federal Fátima Pelaes
Advogado Wagner Gomes
Empresário Jaime Nunes
Deputada federal Janete Capiberibe
Ex-deputado estadual Jorge Amanajás
Ex-senador Gilvam Borges

Fátima Pelaes lança pré-candidatura ao Senado

Do tipo “nem te ligo para Gilvam Borges”, a ex-deputada federal Fátima Pelaes bateu o pé e com o apoio do MDB nacional lança na próxima sexta-feira, 15, sua pré-candidatura ao Senado.
A festança está marcada para começar às 17h na sede do MV 13 (Rua Odilardo Silva-TREM).
Fátima é presidente do MDB Mulher e da Fundação Ulysses Guimarães.
Ela foi deputada federal por cinco mandatos. Em 2016 assumiu a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Velhice é real ou apenas sensação?

Velhice é real ou apenas sensação?
Por Ray Cunha

A tarde imobilizava a cidade com um bafo quente, afrouxando o ânimo, escoando energias, lenta como lesma. Os dois rapazes e quatro moças comiam sanduíches e tortas com refrigerante na lanchonete. Eram estudantes. Haviam saído cedo da faculdade, que ficava ali perto. A três mesas deles encontrava-se um velhote empertigado lendo O Globo. Os garotos olharam para ele numa sequência de cochichos, rindo furtivamente, enveredando numa conversa sobre o quanto a velhice era ridícula. Um deles mostrava-se preocupado porque era o mais velho da turma, completara 21 anos e sentia-se envergonhado, um avô. A mais jovem, de 17 anos, sentia-se ansiosa, pois ainda faltavam seis meses para completar 18 anos. “Quando isso acontecer” – pensou – “vou mostrar ao meu pai quem manda na minha vida.”

Continue lendo

Sesi Futuro: Brasil e suas raízes

O Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá vai realizar o evento Sesi Futuro: Brasil e suas raízes. A programação acontece nos dias 14 e 15 de junho, das 9h às 18h, no Teatro do SESI Amapá. Com entrada gratuita, os interessados podem se inscrever pelo site www.ap.sesi.org.br. A proposta é promover um ambiente de oportunidades, empreendedorismo, troca de conhecimentos e respeito à cultura tradicional para o desenvolvimento humano e por mais e melhores empregos. Continue lendo

Esquema especial de transporte público no Macapá Verão

Durante os quatro domingos do mês de julho, em que será realizado o Macapá Verão 2018, a Companhia de Trânsito e Transporte organizará um esquema especial de transporte público para atender a população que irá participar do evento. Haverá frota diferenciada nos balneários e locais mais visitados. 

Fazendinha, Complexo do Araxá, canal do Jandiá e Curiaú terão ônibus com frota garantida em 100%. “As linhas que fazem o entorno destes locais, que são de maior concentração de pessoas durante o Macapá Verão, deverão operar com frota 100% nos domingos de julho, de seis da manhã até as sete da noite, além da cobrança de tarifa social, no valor de R$ 1,65”, explica o diretor-presidente da Companhia, André Lima.

SISU 2018: Unifap oferta 232 vagas

As inscrições para o segundo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), iniciam nesta terça-feira, 12, e vão até a próxima sexta, 15. A Universidade Federal do Amapá (Unifap) disponibilizará 232 vagas para cursos de graduação dos campi Binacional do Oiapoque e de Santana, para ingresso no segundo semestre deste ano.

A Unifap ofertará vagas nos seguintes cursos:

– Campus Santana:

Licenciatura em Filosofia (25 vagas);

Licenciatura em Letras – Português (25 vagas); e

Licenciatura em Pedagogia (25 vagas) Continue lendo

MP do Amapá entre os melhores do país

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) alcançou sua melhor colocação no Ranking da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o 3º lugar nacional. A meta deixa o órgão ministerial entre os classificados como ‘excelente’, conferida apenas às unidades que, com base nos itens analisados, atingiram índices que variam a partir de 95% a 100%. A conquista é fruto da gestão do procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves, e sua equipe técnica. Continue lendo