Inaugurada a Central do Carnaval

Em meio a uma bonita festa, com muito samba e pagode, o governador Camilo Capiberibe entregou oficialmente na noite deste domingo, a Central do Carnaval, que este ano foi instalada no Monumento Marco Zero do Equador. Durante a cerimônia, o governador parabenizou todas as entidades envolvidas na organização do espaço e a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap) pela profissionalização do evento.

A festa de inauguração atraiu centenas de brincantes e simpatizantes das escolas de samba. A solenidade foi marcada pela presença da Corte do Carnaval, composta pelo Rei Momo Raimundo Sucuriju, o cidadão do samba Auriliano Neck e a musa do carnaval, Neyele Vasques, além de personalidades do carnaval e autoridades.

Com o slogan “Carnaval 2014: a Gente se Encontra no Meio do Mundo”, a inauguração do espaço abriu a programação oficial deste ano, com a ideia de agregar a programação promovida pelas agremiações carnavalescas à importância de um dos principais cartões postais do Amapá, valorizando a cultura do Estado e fomentando o turismo na região.

Para o presidente da Liesap, Luiz Motta, a localização da Central do Carnaval no “Meio do Mundo” vai contribuir para a maior comercialização dos produtos carnavalescos e alavancar a procura, inclusive por turistas. “Neste espaço, cada agremiação tem sua loja e estará vendendo seus souvenir e fantasias. A Liesap estará comercializando os camarotes e ingressos para a programação oficial no sambódromo. A ideia de trazer a Central do Carnaval para o Meio do Mundo vai nos ajudar a comercializar muito mais” disse o presidente.

O governador Camilo Capiberibe disse que a decisão de levar a Central do Carnaval para o Monumento Marco Zero do Equador foi acertada, pois a proposta é fazer com que o carnaval seja uma espécie de motor da divulgação do Amapá para o Brasil e países vizinhos. “Isso mostra um olhar no futuro. Em 2011, começamos o trabalho de divulgação do nosso carnaval para fora do Estado, como um investimento importante para nossa cultura e para o turismo, contribuindo com a geração de emprego e o fomento a economia local”, reforçou o governador.

Camilo garantiu, ainda, que o Governo do Estado vai continuar investindo na divulgação do carnaval amapaense, valorizando a cultura e fomentando o turismo e economia da região. Ele lembrou que o Governo do Estado conseguiu entregar em dezembro do ano passado à Liesap a carta de crédito para que as diretorias das escolas de samba pudessem comprar seus materiais, seja no mercado local ou fora do Estado.

Logo em seguida a solenidade de inauguração, o governador, acompanhado de diretores de escolas de samba e autoridades, visitou as lojas das agremiações e a exposição: “A Folia do Tempo no Meio do Mundo”. Depois, ele prestigiou a apresentação das escolas de samba e as demais atrações musicais no palco principal montado ao lado do Monumento Marco Zero do Equador.

(Texto e fotos: Secom/GEA)

  • O Governo investe, mas infelizmente os membros da LIESA continuam com o amadorismo. Uma prova disso são os CDs que até agora não chegaram. Impedindo que as comunidades aprendam a cantar os sambas de suas escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *