Carnaval – 5 dias de folia em Mazagão

Por Gabriel Penha

Mais uma vez, os blocos prometem fazer a alegria e garantir a diversão do folião mazaganense. Serão pelo menos cinco dias de folia, para quem aguentar o ritmo e não deixar a peteca cair. A programação inicia no dia 10 de fevereiro (sábado) e segue até a quarta-feira de Cinzas (dia 14), com a passagem do tradicional “Caldeirão do Juju”.

O “Carnaval do Povo” é organizado pela Prefeitura de Mazagão (PMMz), através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo. Pelo segundo ano consecutivo, a festa será no novo Corredor da Folia, um trecho da avenida Pedro Aires de Aleluia, entre as ruas Barão do Rio Branco e Veiga Cabral – ao lado da praça 15 de Novembro.

Para 2018, a organização quer não só repetir, mas melhorar a fórmula que fez do carnaval um sucesso no ano passado.

“Em 2017, tivemos um grande carnaval. Mostramos que o mazagnense não precisa sair de casa para ter uma grande festa. Estamos nos empenhando, num grande trabalho conjunto, para que 2018 tenha uma programação ainda melhor, com apoio imprescindível do prefeito Dudão e dos blocos. Quem ganha com isso é o nosso povo”, informa o secretário municipal de Cultura de Mazagão, Domingos Belo.

A abertura oficial está marcada para as 21h30min de sábado, dia 10 de fevereiro e será feita pelo prefeito Dudão Costa. Durante três dias, os blocos são os responsáveis de levar a diversão ao público; eles se apresentam durante três dias (10, 11 e 12). Este ano, são pelo menos 12, muitos já com longa estrada, mas outros são estreantes em 2018.

Uma dessas novidades é o bloco Tony das Pepekas e os Pepekeiros. De acordo com a programação inicial, ganha o Corredor da Folia na madrugada de domingo para segunda-feira (11 para 12), às 1h da madrugada e traz a cantora Josy Santos para animar a galera. Os abadás são distribuídos gratuitamente, mas em número limitado.

“Nossa proposta é evidenciar o carinho e a alegria do povo mazaganense. Nosso carnaval cresce a cada ano e em 2018 vamos mostrar que esse é o período da alegria e da brincadeira, mas com responsabilidade”, diz Tony Monteiro, responsável pelo bloco.

Durante toda a quadra carnavalesca de Mazagão, a segurança será garantida pela Polícia Militar, através do 13º BPRU. Também estrão presentes órgãos como Bombeiro Civil e Conselho Tutelar.

Boneca ganha as ruas na terça gorda

Na terça-feira de carnaval (dia 13 de fevereiro) quem ganha as ruas de Mazagão Novo é a tradicional “Boneca do Cutião”, que promete arrastou uma verdadeira multidão de foliões. A concentração está marcada para as 15h, em uma residência na rua Veiga Cabral.

A saída do percurso está marcada para as 16h e a chegada à área do Corredor de Folia às 19h. É o verdadeiro carnaval de rua, onde as cores e a criatividade das fantasias unem crianças e adultos, para celebrar a irreverência e o bom-humor com uma pitada de protesto.

O bloco de sujo é uma tradição que em 2018 completa 44 anos. A boneca foi fundada pelo saudoso Claudionor Monteiro Lima, o “Cutião”, que também é um dos fundadores do bloco A Banda, de Macapá.

Pelas ruas, a criatividade das fantasias chamava a atenção de quem assiste à passagem do bloco. Após a chegada no Corredor da Folia, a festa continua, com shows musicais até por volta de meia-noite.

Cadeirão do Juju arrasta os “sobreviventes”

Na quarta-feira de Cinzas (dia 14), que ainda tiver fôlego pode participar do “Caldeirão do Juju”. Este ano, completam cinco anos que o bloco percorre as ruas de Mazagão Velho, arrastando os “sobreviventes” do carnaval.

A concentração começa já pela manhã. Os foliões “remanescentes” repõem as energias com o caldo servido pelo anfitrião. No final da tarde, a “carretinha de som” arrasta os brincantes por várias ruas de Mazagão Novo, passando pelo bairro da Olaria até a área do Corredor da Folia.

O bloco já é uma tradição na quarta-feira de Cinzas em Mazagão e encerra a brincadeira com chave de ouro, conforme faz questão de enfatizar Juracildo Pereira, presidente do Caldeirão do Juju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *