Carnaval da palhaçada

Cheguei agora do Sambódromo, cansada e com fome. Vou escrever um pouco do que vi por lá e volto mais tarde. Perdoem os erros.

Ano passado foi o carnaval da trapalhada. Este ano o carnaval da palhaçada.
Irresponsabilidade, incompetência, má gestão, picuinhas, mediocridade e mesquinharia da Liga das Escolas de Samba estão acabando com o carnaval amapaense.
Desde 2008 quando Maria José Silva assumiu a presidência da Liesa o carnaval amapaense entrou em declínio. Mas a culpa, verdade se diga, não é só dela. É também do Conselho de Representantes das escolas que permite que a presidente faça uma trapalhada atrás da outra, uma palhaçada atrás da outra. E parte da imprensa  aplaudia com o discurso de que era preciso fazer uma “agenda positiva” do carnaval. Não dá pra se fazer agenda positiva onde só tem pontos negativos. Aliás, não é papel da imprensa fazer agenda negativa nem positiva. Seu papel é contar os fatos e, se possível, analisá-los.
O grande circo tinha que encerrar o deprimente espetáculo com  chave de esterco. E foi isso que fez, declarando as dez escolas de samba (do primeiro e segundo grupo) campeãs. Ou seja fica tudo como dantes. O desfile nao valeu.
A presidente da Liesa – que passou dias e dias na mídia repetindo que este ano o corpo de jurados era o mais qualificado, o mais preparado, o mais tudo de bom, de toda a história do carnaval amapaense – o que vai dizer agora de alguns  jurados que claramente prejudicaram umas escolas e favoreceram outras? Foi má-fé ou patetice? Ressalte-se que é a presidente da Liga que escolhe todos os membros do júri. É muito poder pra uma pessoa só, né não? Poder que pode ser usado para o bem ou para o mal. Foi usado para o mal.
E foi por causa das notas atribuídas por alguns jurados que começou a confusão no Sambódromo. A briga se generalizou e dirigentes de escolas de samba trocaram sopapos e apanharam de torcedores. Mas a polícia estava lá e prendeu os brigões.
A Liesa suspendeu a apuração e declarou campeã todas as escolas. Não foram abertos os envelopes dos quesitos Evolução e Harmonia e dois envelopes do quesito mestre-sala e porta-bandeira.
Na saída do sambódromo só se ouvia reclamação de dirigentes de escolas, torcedores e brincantes. “Acabou o carnaval amapaense“, disse Nóbrega, diretor de Piratas da Batucada. “Isso é uma vergonha. Um desrespeito“, comentou o ex-presidente de Maracatu da Favela, Nivaldo Conceição. Na opinião dele, se a Liesa não mudar o governo e a prefeitura tem que parar de investir no carnaval porque o dinheiro público está sendo jogado fora com essa administração da Liga. Carnavalesca do Jardim Felicidade, Mariana Gonçalves culpa a presidente da Liesa e os conselheiros pela bagunça. Não se ouviu uma voz em defesa da Liga.

Gente, vou dar “pause” e volto mais tarde. É que cheguei agora do Sambódromo. Vou tomar banho e jantar. Mas você pode ir deixando sua opinião, seu desabafo, sua análise aí na caixinha de comentários. Ok?

  • Está na hora do Governo e Prefeitura abrirem os olhos para o que realmente devem apoiar em termos culturais. Uma semana antes de iniciarem os desfiles de blocos e escolas de samba foi realizado pelo quarto ano seguido, o Festival Grito Rock Amapá 2010 que durante 3 dias permitiu a bandas amapaenses e nacionais circular pelos municípios de Macapá, Santana e Mazagão apresentando seu trabalho autoral. O Festival trouxe ao estado bandas de Brasília, Belém e Boa Vista além de oportunizar espaço para mais de 30 bandas independentes e genuinamente amapaenses apresentarem um trabalho que já foi reconhecido por associações como a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais, Revista Rolling Stones, Folha de São Paulo e Agência Fora do Eixo.
    Resultado do Festival Grito Rock 2010: nenhum registro de ocorrência na PM e BM envolvendo integrantes ou público do festival. A Minibox Lunar, uma das bandas amapaenses apresentadas no Festival recebeu convite para gravar CD com o produtor Miranda (aquele do programa Idolos)e mais de 5 bandas daqui se apresentaram em outros estados e já receberam convites para outros eventos fora do Amapá. Ao ver a lambança feita neste carnaval, me dói muito saber que os realizadores e bandas do Grito Rock não receberam nenhuma verba de patrocínio para realização do evento que mais cresce no estado. Ao contrário do carnaval, o festival é apresentado gratuitamente ao público e ñ gera captação de recursos aos participantes. As bandas vindas de outros estados ficam hospedadas nas casas dos realizadores do evento, ao estilo hospedagem solidária.
    O único apoio dado pela GEA foi a cessão da Praça da Bandeira (via oficio nosso) e um pequeno palco e sonorização que foi mmontado no horário em que começaria o evento (apoiado pela SECULT). Em STN o apoio da prefeitura de STN, simplesmente sumiu durante o evento e tivemos que dividir o mesmo espaço em que acontecia a entrega de um cheque suntuoso(da GEA que passeava com a côrte do samba) para a escola império do povo durante um dos ensaios da escola.(parece até ironia do destino)
    Ao ver o resultado do carnaval fico decepcionada com a falta de respeito que fizeram com o dinheiro público…para o carnaval ele ñ serviu pra nada além de aumentar o indice de mortes durante 1 final de semana. E como ñ podia deixar de citar: literalmente ñ teve resultados nenhum para nenhuma das partes…ñ respeitou sequer as escolas que participaram da tradicionallambança anual.
    O único apoiador público que mereceu honras do movimento alternativo do Amapá foi mesmo o Prefeito de Mazagão Marmitão, que deu um show de cortesia e cumpriu sua palavra ao pé da letra…parabéns a toda a euipe de governo municipal de Mazagão. Não a toa o Grito Rock apresentado em Mazagão foi o melhor já realizado no estado e mostrou que marabaixo, batuque e rock são melhores do que todo o carnaval.

    • bell é melhor vc comentar festivais onde tem mais importância rock o que ele contribui com o estado do amapá nada fala serio que se importa com isso!!!

  • VICE-NTE DEIXA DE BESTEIRA E FICA COM O VICE MELHOR DO QUE NADA.
    EM UMA COISA O BOÊMIOS MERECE O TITULO: O TITULO DE BARRACO DO SAMBA

  • Gente, o que se pode achar de uma entidade onde o tal conselho é tão poderoso, mas tão poderoso, que um conselheiro pode chamar mais cinco, obter a maioria dos dez, reunir dentro da privada ou do banheiro, tomar qualquer decisão, e fazer a presidente da Liesa cumprir na marra, sem choro e sem vela. Eu, se estivesse no lugar dela, chamaria reforço policial e mandava apurar as notas até o final. Quem achasse ruim, não me interessa se Pirata, Boemios, ou o diabo a quatro, que fosse se queixar ao Dom Pedro Conti ou ao pastor Oton Alencar. No Rio e São Paulo, presidente de escola ou qualquer outro peru nem sobe no local de apuração. Aqui é essa bagunça, onde até diretor de ala apita. A Marjô se complica por não ter pulso firme para certas situações envolvendo dirigentes.

  • Assim, que os jurados estão vendo outro carnaval, ninguém tem duvidas.
    A grande sacada é que quando mexeu com uma considerada grande, a historia foi deferente. Quem lembra do carnaval de 2006, dá Império do povo. Era para ser campeã nesse ano. No entanto não foi.
    Ou melhor, quem lembra do ano passado, Boêmios que não passou com seu abre alas, conseguiu ficar na frente de escolas que passaram com todas as suas alegorias.
    Gostei da atitude do presidente de Boêmios, que sabe dessa forma acaba com essa vergonha de carnaval vicioso.

  • os jurados são muitos despreparados para julgarem…como pode a nota da comissão de frente do soli.10. 7,9 .10.9,9 como as notas podem ser tão diferente de onde esse jurado tirou esse 7.9

  • Boa tarde, a virada de mesa foi um mal necessário, é claro q a Boêmios poderia tirar esta diferênça, mais é uma vergonha o q essa jurada “pilantra” fez, deu 10 p Pitatas e 9,1 p Boêmios e Maracatu, as duas concorrentes ao titulo. Nosso carnaval tem q ser limpo e toda essa robalheira deve ser varrida do carnaval.

    • mal necessário?pq não procurou meios legais já que é advogado?preferiu incitar a violência e a baderna,se já sabia da corrupção no carnaval pq não denunciou antes?tá parecendo que ele tá jogando pra plateia,já que todos sabem que ele vem candidato..e a torcida do boêmios dá muito voto.

      • porque aki no amapa, o povo só aprende na marra, se ele fosse procurar seus direitos apenas assinando papeis, isso nao teria fim.. e o piratão nunca aprenderia que com o carnaval do povo nao se brinca, e que um dia toda farsa chega ao seu final. Que historia limpa tem o piratão manchando todos os seus titulos??? Porque se um eh manchado, todos o são, isso parte da árvore do bom fruto, se um eh contaminado.. todos são. Fato.

      • …………porque aki no amapa, o povo só aprende na marra, se ele fosse procurar seus direitos apenas assinando papeis, isso nao teria fim.. e o piratão nunca aprenderia que com o carnaval do povo nao se brinca, e que um dia toda farsa chega ao seu final. Que historia limpa tem o piratão manchando todos os seus titulos??? Porque se um eh manchado, todos o são, isso parte da árvore do bom fruto, se um eh contaminado.. todos são. Fato………….

  • Acho que o diretor do boêmios agiu errado, pois se estava descontente com as notas, fizesse isso em cima do estatuto e não na porrada, eu acho um absurdo a nota dada pro boêmios, não sou expert, agora não vi nada de tão melhor e nem de tão pior nos porta-bandeiras do boemios em relação ao piratão, os jurados devem ser defenestrados do carnalval, pois no minimo mostraram uma incoerencia absurda, agora isso é um jogo, faz parte do jogo até mesmo a tendencia de resultados, quem não quer fazer parte disso, retire-se

  • É lamentável o desfecho do carnaval amapaense, carnaval que há alguns anos vem em processo de decadência. O boêmios certamente foi a escola que passou com mais brilho, portanto, mereceria ser a campeã e isso é incontestável, o que não se pode aceitar é a paralisação da apuração com atos de vandalismo.

  • Os únicos vencedores deste carnaval, são aqueles que receberam dinheiro público e não têm que prestar conta com ninguém. Só com sua consciência, um dia, cedo ou tarde!

  • Quem os diretores e torcida do Boêmios acham que são pra interromper a apuração e mudar o resultado do desfile?Não adianta culpar apenas a Marjô,pq ela é apenas uma das responsáveis.Todas as Escolas têm culpa,pois respaldaram as decisãoes da Presidente e deram a ela inúmeras prerrogativas,agora não podem reclamar.Se reclamam de incompetência de jurados,se baseiam em quê?Pq não impugnaram quando lhes foi dada a oportunidade,reclamar depois é muito fácil,mas quando lhes foi dada a oportunidade pq não impugnaram?tem coisas que só acontecem no Amapá,lamentavelmente.Faltou autoridade,ordem e pulso pra continuar a apuração,tinha que repreender os baderneiros e abrir os envelopes,acho que o Boêmios perdeu uma excelente oportunidade de ser campeão,pois a diferença era pequena e poderia ser tirada.

    • Existe mais coisas entre o céu e o inferno que a sua vã filosofia possa imaginar! Pague uma dose de whisk pro cherfam e pro mata e pergunte a eles como são conquistados os resultados::? no tempo de estilizados o xerfam abriu o bicooo mesmooooo!!! que ia na calada da noite comprar jurado… e ainda ria de tudo isso! VC É DA TURMA DO paga beijo, e nao da cozinha 🙂 😛

  • Alguém me ajude a entender…. quer dizer que no ano que vem o grupo “especial” terá 10 escolas? pois se todas as escolas do grupo de acesso foram declaradas vencedoras e o vencedor do grupo de acesso entra no grupo especial, então teremos somente grupo especial ano que vem? é isso?

  • Macapá está de parabéns!!

    Teve o carnaval que merece!!

    Quem mandou eleger os maiores corruptos do Brasil? Generalizando mesmo!!

    • Ei! tu pegou pesado agora……. “maiores corruptos do Brasil”????? não levanta a bola desses caras, aqui eles não sabem nem fazer falcatruas, é que ninguém pune mesmo, mas eh tudo rato de esgoto, não dá moral pra esses corruptos burros……..

  • Isso que aconteceu nada mais é que o reflexo do amadorismo, do paternalismo e da politicalha dentro do carnaval que somente é movido pelo dinheiro público.
    Pelo mesmo caminho segue o tal futebol profissional do Amapá.

  • Nada me espanta nesse nosso Amapá.Égua tem um Prefeito que foi Cassado 6 vezes e pousa como se nada tivesse acontecido,inclusive fazendo abertura do carnaval quando já estava Cassado(Falsidade Ideologica é crime).Agora a harmonia,todos campeã,más uma piada para o sofrido povo amapaense.

  • O vi$entinho deve tá se achando, conseguiu encerrar a apuração, pois a sua conclusão representaria um fiasco na sua campanha, já que o Boêmios perderia. É olha que teve festa e carreata no Laguinho ontem. Comemoraram o que? A proeza do Vi$entinho!!!!

  • bom dia. So fazendo uma comparação rápida entre o meu Amapá e o Rio de janeiro já pensou se algum Presidente de escola de samba do Rio não gosta de algumas notas e ele for ligado aos traficantes eles vão mandar bala. Aqui nenhum dos dirigentes são ligados a traficantes. Porém ouve muito tapas eu viu te falar.

  • Estou com vergonha do que aconteceu nesse carnaval. Isso é um absurdo e falta de rspeito com todos amapaenses.Vai ficar assim mesmo? ninguem vai fazer nada? Afff macapá querida!

  • PREZADOS,

    é lamentável a palhaçada, o abuso de autoridade e falta de habilidade da LIESA. Mas, todos sabem que a Marjo é autoritária e que não deveria surpreender a niguém essa decisão de anular. Quanto a boa qualificação dos jurados, acho que é pertinente/verdadeira, pois, alguns jurados/2010 apresentam pesquisas e trabalhos reconhecidos na área. O PROBLEMA chama-se FALTA DE CRITÉRIOS que possa garantir um trabalho linear no julgamento(Justo). Os nossos “Jurados de Morte” (que coisa rídicula), por mais BOA VONTADE que possuam, por MAIS QUALIFICAÇÃO que tenham, não possuem um parâmetro claro(objetivo) apresentado pela LIESA. Acho rídiculo jogar a CULPA nas pessoas que trabalham com boa vontade, emprestando os seus nomes (muitos reconhecidos e respeitados no campo ciêntifico) para garantir um trabalho justo, e ainda trabalhando SEM NENHUM CONFORTO E SEGURANÇA. ACHO QUE JÁ ESTÁ NA HORA de criar Formulários de Avaliação com CRITÉRIOS CLAROS E TÉCNICOS. JÁ ESTÁ NA HORA DA LIESA investir na apresentação do espetáculo (dos desfiles) com técnica, pintar a pista do sambodromo para uma melhor visualização da relação figura-fundo das fantasias e alegorias, RESPEITANDO OS NOMES QUALIFICADOS DOS SEUS JURADOS, E O TRABALHO DE FOLEGO, RESPEITADO DAS ESCOLAS. Não sejamos rídículos e superficiais na análise de um problema que é meramente técnico. Precisamos DESMESTIFICAR que de “cabeça de jurado e de bunda de bêbê pode-se esperar tudo”, como o Senhor Armstrong (radialista e assessor da Marjo) anunciava enfaticamente antes do ínicio da apuração. E a história que julgamento de desfile de carnaval é SUBJETIVO…Nossa!!! essa é de doer.(É trabalho técnico)

  • Alcinéa
    Depois da palhaçada que se transformou “nosso carnaval”, quero dizer : Carnaval chapa branca, não seria o caso do “sempre alerta Ministério Público”, se manifestar, afim de contas tem muito dinheiro público em jogo. Amigos está na hora de acabar com o financiamento dessa titica de galinha que se transformou o carnaval amapaense.

    • Concordo com vc Breno, já está na hora de essas “escolas” de samba, ou seria de outra coisa?, começarem a se sustentar, não eh justo que o dinheiro público venha servir para uma uma PALHAÇADA dessas, e como fica o pessoal que trabalha nas empresas terceirizadas, que estão com seus salários atrazados? quer dizer que festa é mais importante que alimento pros trabalhadores?

  • sou piratao, mais nem por isso eu ajei q deveria vencer, pois houve duas escolas q poderia sim ser vencedora deste ano, mais como aki tudo acaba em pizza, e q nem se quer é cassado e ou punido, todos felizes!!!! rsrsrsrsrsr
    px e agora? como fica o unidos do buritizal? tirou o brilho da vitoria!!!!

    Nos somos o terceiro melhor carnaval do Brasil mesmo? ué! pq nao aparece na midia nacional? extranho nao?!!!!
    so para rir, rsrsrrssrrsrs

  • Boêmios não tinha o direito de fazer o papelão que fez. Querer ganhar no grito, armar barraco por uma nota que iria ser descartada é amadorismo. Entretanto, a Liesa deveria ter pulso de manter o andamento do campeonato e no final declarar uma escola campeã.
    Mas nem declarar o resultado a Liga teve coragem. Quem estava no sambódromo viu que não teve anúncio da decisão lamentável do carnaval.

    • o boemios não tinha o direito de ter feito o que fez… assim como o piratão nao foi digno das notas que recebeu. Saio a 20 anos em bateria, na hora que o eládio passou mal, a bateria quase para, os tamboríns entraram antes do tempo, gerando um erro grosseiro, a bateria errou do inicio ao fim, no dia da banda fui pro glicerio pro churrasco da bateria do piratão, eles mesmo admitiam seus erros, acho que esse ano foi a gota d´água, e o grito de Insatisfação do Boêmios só ganhou ressonância porque as outras escolas se aliaram ao couro. Então a culpa nã é apenas de Boêmio. Pelo bem do carnaval amapaense isso jah deveria ter acontecido. Basta agora a liga ter pulso e saber conduzir o caso para que se ache os culpados ou que se desmonte de uma vez por todas a corja do mal infiltrada dentro do carnaval. E outra, o WALDEZ vai sair ileso disso como sempre? Acreditem ou nao, hj no lobato tavam colocando a culpa no Capi hahahahah. Waldez tem que assumir e prestar contas com o povo desses 7 anos e 3 meses de HAITI que virou nosso estado. FATO!

  • agora todo mundo que julgar, é só mandar o currículo ano que vem pra liesa e pronto e da o titulo pro boêmios e fim de história

  • Diante do que vem acontecendo no carnaval amapaense não podemos ficar isentos de expressar toda nossa indignação com tamanha bagunça!
    Um campeonato em que todos os competidores são campeões deve ser considerado, no mínimo, um desrespeito aos trabalhadores que tanto se esmeram para se apresentarem dignamente como bons adversários. Não sei se os representantes da LIESA sabem, mas ter um campeão é prerrogativa e condição básica de existência de qualquer competição, campeonato, disputa, etc…
    Aclamar todas as agremiações como campeãs foi um ato de covardia, falta de personalidade e fraqueza de uma instituição que se diz “REPRESENTAR” um eixo importante da manifestação cultural amapaense, que é o desfile das escolas de samba. Pensando bem, isso acontece devido a dependência que a instituição, suas agremiações e até o próprio evento tem da “Mão protetora do Estado”, visto que infelizmente o carnaval amapaense é 100% financiado, subsidiado, socorrido, amparado, construído, mantido pelo poder público, através da verba pública utilizada para sua realização.
    Sendo assim, somos nós, cidadãos, que permitimos que o carnaval aconteça com nossa contribuição materializada nos impostos que pagamos, e que mais tarde o Estado por misericórdia repassa para as Escolas permitindo que o carnaval aconteça.
    Definitivamente, o carnaval amapaense não é uma manifestação popular, e sim mais um evento onde reinam interesses políticos e empresariais, e que,especialmente em 2010 foi um acontecimento fantasmagórico, onde todos saíram perdendo!!!!!

  • Carnaval de picaretas. 3º do Brasil só se for na lista dos piores. Ainda tem gente que pensa que essas coisas são acasos. Claro que não é. Incompetência e corrupção nunca são ocasionais. Vou ser curto e grosso, a culpa é de todos, começando pelo menor dirigente da menor escola até a presidente da liga. Todos são culpados pela bagunça. Cambada de incompetentes. Vocês são todos campeões … da mediocridade.

    • muito bem que memoria, nem por isso melamos o carnaval. Agora, teu boemio e o Vicentinho nao podem perder que querem logo levar a bola, parece moleque mimado. Nao sabe perder, nao entra disputa boeminho fraco.

      • bom, eu não sou o mesmo bruno de cima, mas acho q a mensagem era pra mim, não torço por Boêmios e nem pra fraude chamado Piratão, mas tudo bem, eu acho que vcs não conseguem ganhar de forma honesta e justa.

    • Palhaçada é no circo, meu brother aqui o negócio é sério, seja inteligente e opine, seja inteligente, assim você é só mais um alienado!

  • Ué, isso não é carnaval, não é diversão, ou é guerra?
    Eu não sei como ainda tem gente que leva a sério esse carnaval daqui, o tal falado “terceiro maior do Brasil” só aqui se fala isso, tem sim carnaval melhores, mais luxuosos e organizados que o nosso!
    Isso é uma tragédia anunciada, a tal presidente só faz besteira,…mas como ja foi dito ela não erra sozinha.
    De uns anos pra cá foi só lambança, teve um ano que nem carnaval teve, no outro pintaram a pisca com tinta óleo, foi escorregão pra todo lado, no outro o governo não queria dar dinheiro por falta de prestação de conta!
    Ou seja pra que levar a sério?, vamos seguir a velha máxima, “É carnaval”
    Agora o que não pode é o governo botar dinheiro público na mão de um monte de amadores! que não sabem nem administrar um baiuca de cachorro-quente, quanto mais uma festa desse tamanho, a Dona Marjô “Coitada” nem falar direito sabe, é pelo menos afalbetizada? a impressão que dá é que não é… antes que me chamem de preconceituoso, profissionalismo exige formação, amadorismo não administra nem bloco!

    • concordo plenamente contigo,é um desperdício de dinheiro investir nesse carnaval desorganizado e bagunçado, as escolas devem se automanterem.

  • é sacanagem, é palhaçada,é um absurdo o piratão fazer um dos piores desfiles e ainda ter a maiores notas,mas todo ano é assim,é uma escola sem vergonha que não é digna de título algum, não venham dizer que o boêmios foi o culpado pelo acontecido hoje,todos nós sabemos que o resultado não seria outro a não ser o piratão campeão.
    Deve ser feita uma investigação e deve ser punidos os responsáveis por tudo isso, caso uma certa escola tenha culpa mo cartório que fique alguns anos impedida de desfilar.
    não torço para o boêmios,tô tentando ser imparcial,fica assim minha indignação com o que acontece todo ano no Carnaval amapaense,piratas da batucada campeão independente de qualquer coisa!!!

    to repetindo isso pois o comentário não era especificamente para a janaina,mas para todos.

    • So tu bruno pra acreditar no engodo do boemios. queria nota 10 em fantasia, como? se todas eram iguais so mudava a cor. e aquilo nos resplendores era o que? pena ou raio de sol. o julgador viu. E a porta bandeira do 9.1, tava de resquardo com 40 dias de nenem novo, como tu queria que ela tirasse 10. so tu e o vicente pra querer enganar os outros, os jurados viram.

      • vc é torcedora do piratão,portanto é parcial,nunca vc vai admitir q o piratão fez um desfile irregular e que por vários anos ele levou o título sem merecer.

        • Desculpa bruno eu devia primeiro parabenizar vcs boemios por, em fim, ter desfilado completos, com todas as alas, mesmo tudo igual, e todos os carros alegoricos, mesmo fora do enredo, mas completos. agora,dai ganhar carnaval, precisa criatividade e seriedade, nao garganta e forca bruta , mermao, os jurados viram as porcarias que vcs fizeram na avenida, te toca.

    • foi tao facil que demos um decimo de lambuja e chegamos na frente, se termina a apuracao ia bater em um ponto a diferenca, sao fracos esses boemios…………..kkkkkkkkkk

  • Simplesmente palhaçada,concordo com Franco Pontes, que julgamos nossas paixões. Por que os diretores do Boêmios não deixaram o povo que paga impostos(ou seja paga parte do dinheiro do carnaval amapaense) descobrir que seria o verdadeiro campeão do carnaval. Acho que o MP deve se manifestar pois esse dinheiro é do povo…

  • Foi uma PALHAÇADA ESSE CARNAVAL. sou piratão mais acho que se tivesse lido todas a notas o resultado talvez fosse favoravel ao boemios. FOI LASTIMAVEL O CIRCO QUE O PESSOAL DO BOEMIOS ARMOU…

    • é sacanagem, é palhaçada,é um absurdo o piratão fazer um dos piores desfiles e ainda ter a maiores notas,mas todo ano é assim,é uma escola sem vergonha que não é digna de título algum, não venham dizer que o boêmios foi o culpado pelo acontecido hoje,todos nós sabemos que o resultado não seria outro a não ser o piratão campeão.
      Deve ser feita uma investigação e deve ser punidos os responsáveis por tudo isso, caso uma certa escola tenha culpa mo cartório que fique alguns anos impedida de desfilar.
      não torço para o boêmios,tô tentando ser imparcial,fica assim minha indignação com o que acontece todo ano no Carnaval amapaense,piratas da batucada campeão independente de qualquer coisa!!!

  • Olha, eu já vi muita gente protestar de uma nota recebida. Mas protestar de uma nota não recebida é a primeira vez. Nem dá pra dizer que eles anularam o resultado do carnaval, pois o resultado NÃO FOI DIVULGADO PRA SER ANULADO! Incrível!

  • concordo com você alciéa,mas com todo respeito aos palhaços.isso é uma falta de respeito sem tamanho com toda a sociedade amapaense,se isso continuar assim é melhor que as escolas de samba virem blocos.

  • Sabe o que eu acho: Se eu fosse dirigente do Piratão, jamais gastaria um centavo com o carnaval, compraria TNT, Lona, papel nacarado, nem faria carro alegórico. Pra que?
    Sou campeã de qualquer jeito, até se não comparecer no sambódromo!

    OBS: A Boêmios, Solidariedade, Piratinhas e Jardim tem que tomar uma atitude e fazer o carnaval da Zona Norte, mesmo não concorrendo, só para apresentar ao público seu trabalho de um ano.
    É isso

    • Como já disse com outras palavras: Julgamos com nossa paixão e nossos critérios.
      O Boêmios fez o desfile mais belo para nossos olhos de espectador, mas existem quesitos e critérios. Não é somente beleza, é, também, adequação ao enredo e detalhes que fogem aos nossos olhos.

      • E isso mesmo franco. o boemios foi a maior enganacao desse carnaval. de comissao de frente ao ultimo brincante todas as fantaisas eram iguais, so mudava a cor de uma ala pra outra, as alegorias todas fora do enredo, leia a planta baixa e olhe odesfile do boemios, tudo diferente, a porta bandeira cansada nao se apresentou pros jurados em frante a bateria, quando saiu a bateria, boa, abriu um buraco de uns 200 metros na pista, tudo isso os julgadores viram, parabens pra eles. agora o vicente quer mandar na liesa e na cabeca dos jurados, paciencia.

  • P/ Nonato Souza
    E muito fácil vc falar que Bômios só veio com brilho, que as fantasias eram todas iguais e que as fantasias da piratas da batucada tinha desenhos diferentes…certamente és um leigo no quesito técnica, a piratas da batucada em suas alas tinha gente descaracterizando totalmente as fantasias, não estavam com a fantasia completa e nem com sapatilhas como os outros, estavam com roupas e sapatos normal…e ainda assim ganhar 10 em fantasia de 3 jurados, ae meu amigo é de se desconfiar..

  • E o povo é que patrocina toda essa porcaria, mas a responsabilidade é de todos que fazem parte da liga, quando tentam transferir essa responsabilidade para a Marjô é uma desmonstração de que o carnaval no Amapá não é levado a sério, na verdade a LIESA existe só prar justificar que o carnaval é independente, mas sabemos quem manda é quem patrocina. Descupe Alcinéia de usar seu blog para expressar meus sentimentos, mas carnaval no Amapá este ano foi só prar tirar dinheiro do cofre público. Estou com nojo dessa palhaçada. Um Governo sério não vai mais investir no carnaval ano que vem.Amanhã os jornais locais estaram um só carnaval de escandolo dentro do canarval Amapaense.

  • Alcinea,
    Quero deixar aqui meu comentário sobre o que vc chama de impresa neutra (ciente de que neutralidade é mito), pois em seus comentários, vc não está fazendo uma análise coerente dos fatos (justamente por vc estar tomando partido), deste modo também não está levando em consideração o documento que existe na Liga e que deve ser pontuado em sua fala para que vc não incorra em injustiça e falta de respeito àqueles que também participam da cultura amapaense.
    Esta “PALHAÇADA” que vc diz está ocorrendo, mas que deve ser falada com respaldo documental e não a partir de achismos, a saber: Art.26 do regulamento do desfile – A Comissão Julgadora do carnaval será composta por 36 (trinta e seis) membros convocados, que tenham idoneidade e comprovados conhecimentos em área de atuação profissional relacionado ao quesito que avaliará(…).
    § 1. A presidente da LIESA-AP apresentará a lista com 36 nomes para juladores e seus respectivos currículos (…)
    §2. (…) cada agremiação PODERÁ IMPUGNAR 1 (um) DOS CONVOCADOS.
    Pelo exposto não é SOMENTE a presidente que “ESCOLHE”, mas as escolas também tem acompanhado este processo. Outro ponto a ser considerado é que vc NÃO PODER GENERALISAR cometando que todos os julgadores são incompetentes ou desconhecem a história de luta das agremiações, pois fui em algumas escolas e sei de suas histórias. Você não me conhece! Então quem é vc pra dizer quem eu sou? Me respeite pra que sua opinião deva ser levada a sério.
    Quando vc diz: ” O desfile foi aberto pela Embaixada de Samba Cidade de Macapá, que ficou muito aquém das expectativas. A escola se apresentou no Sambódromo pobre-pobre-pobre de maré-de-si”, eu tenho outro ponto de vista. E ai? porque é só a tua opinião que pode ser considerada?
    Quero que pare de dizer que os jurados são incompetentes e que não sabem avaliar. É bom que a LIESA abra todos os envelopes e diga, em todas as midias, quem são os jurados e quais foram as notas e suas respectivas justificativas.
    Ainda tenho muito a dizer, mas vou aguardar seu retorno.
    Ana Patrícia

    • 1 – O regulamento é bastante claro. A presidente escolhe. Os conselheiros podem impugnar um, mas não podem escolher nenhum.

      2 – Releia o texto. Em momento algum eu disse que “todos os julgadores são incompetentes ou desconhecem a história de luta das agremiações”. De onde você tirou isso?

      3 – Não sei mesmo quem você é. Ainda não tive o prazer ou desprazer de conhecê-la. Respeito sua opinião e você deve respeitar a minha. Já tive o prazer de conhecer a Valda, Marcos Titus,José Maria Cruz, Helder Brandão, entre outros que considero da maior seriedade.

      4 – Na minha opinião a Embaixada se apresentou pobre pobre pobre de marré-de-si. Na sua não. Temos opiniões diferentes e que devem ser respeitadas. Por que a sua tem que prevalecer?

      5 – Aguardo seu retorno. Mas, por favor, antes de retornar leia direitinho o que escrevi, pois se você não consegue ler o que escrevi pode me dar o direito de achar que você não lê ou não entende o regulamento nem o material fornecido pelas escolas aos jurados.

      6 – Você sabe a diferença entre blog e empresa de comunicação? Isto aqui é um blog.Entendeu?

    • Querida Patrícia. Você deveria interpretar melhor o regulamento, já que é julgadora. E uma vez que julga enredo, também ler com mais atenção artigos e textos, quando quiser de manifestar.

  • Sou piratas da batucada, o que deslunbrou quase todo mundo no sambodromo, foi os brilhos das alegorias de boêmios do laquinho e os brilhos das fantasias o que fez eles pensarem que só iriam pegar 10 mais os jurados nâo viram so dez em respeito ao carnaval eles deveriam respeitar o resultado mais e os modelos das fantasias era os mesmos só mudava as cores dos desenhos de penas do esplendor, já de piratas da batuca cada fantasia de alas tinha desenhos diferentes, e o senhor Heraldo Almeida deveria ser mais calmo nos seus comentarios em relação aos Boêmios e menospreso a comunidade de Piratas da batucada.

  • Alcineia, me manda seu msn se tiver Por favor, qro trocar uma ideia cm vs, sobre isso q aconteceu hoje, bjs, bjs ;*

  • O carnaval em Macapá é o que se viu, antes, durante e depois – do carnaval – neste ano. O resultado não deveria ser outro.
    Carnaval “oficial” sem público – povão – é carnaval? Não é.
    É necessário repensar o carnaval em Macapá, principalmente, retirar seu planejamento das mãos de meia dúzia de imbecis que se imaginam sumidades em carnaval, cultura, turismo etc. Mais povo, mais sociedade, mais comunidade etc., não fariam mal ao carnaval.
    Importante, também, é repensar essa história de cobrar ingresso no Sambódromo – prédio público, se o carnaval é feito com grande incentivo financeiro do público – dinheiro público.
    Tudo isso vem de longe, não é de hoje!
    Esse papo que o carnaval de Macapá é o terceiro melhor do Brasil ou do Norte – li em algum jornaleco da capital, é piada de mal gosto. É ufanismo ridículo …
    O carnaval é festa popular. É dai que deve ser pensado, planejado … Principalmente se houver dinheiro público envolvido. Quem quiser ganhar dinheiro fácil ou projeção política, com carnaval, que vá trabalhar.

  • Acabaram com briho de um carnaval que entraria para história positivamente, tudo ficou escuro num chão cheio de vergonha que pisa essa tal mulher que diz entender de carnaval. Infelismente seria assim o final, o meu sonho me dizia, onde o carnaval é uma opção política para certas pessoas nogentas. E o povo que só quer gritar “é campeão” ? Ficará entelado na memória a vergonha de ser um grande OTÁRIO para essa presidente da LIESA que brincou om que mais de puro existe nas pessoas que brigam com a madrugada para fazer fantasia. É vergonhoso… E agora? Qual será a sua explicação fajunta ‘dona’ do carnaval amapaense… Acabo assim… Em lágrimas…

  • Alcinéia quem escolhe os dirigentes da FAF,LIESA,ABLOCA,ASS de catadores de manga e o governo do estado, ou seja,não vamos direcionar as armas pro alvo errado,essas pessoas são apenas marionetes na mãos desses bando de Muleques que se dizem nossos representates.O que temos que fazer é chutar a B…deles e mandar todos eles pro espaço.

    • É verdade… A nossa sociedade é feita de grandes moleques que não respeitam os trabalhadores que pagaram ingressos para as arquibancadas… Enquanto eles ficam nos camarotes tirando barato com nossas caras…

  • Mais as escolas não tem o direiro de intervir, de não querer algum jurado e assim ser substituido pela liga?….Pois se assim não acontece é muito fácil a presidente colocar jurados tendenciosos.

  • Boêmis do Laguinho se dizia campeã antes mesmo de desfilar, e porque Vicente Cruz sugeriu a proposta que não deveriam abrir os envelopes? Fala sério apenas carros alegóricos não ganha carnaval.. Certamente a senhora Marjô tem seu rabo preso.Ah queria saber se Eraldo Almeida foi preso por desacato a um policial militar? Que vergonhaaa

    • Querido Herley os olhos viram o que se passou na avenida… Boêmios do Laguinho fez bonito sim… Agora não culpo os torcedores de Piratas da Batucada, que devem está muito chateados, e sim uma bando de burros que estão no nosso carnaval, futebol, política, igreja, escolas… Fazer o quê?
      Abraços poéticos

      • to vendo todo mundo cupar o PIRATÃO e os jurados mas esquecem que os culpados dessa palhaçada foram os dirigentes e a torcida do boemios pois não deixarem abrir os outros dois envelopes talvez eles ate poderiam tirar a diferença das notas poxa o que são 0,02 decimos e esqueceram de avisar para eles que lugar de choro e no grupo das lagrima ou delegacia de mulheres, maria da peia neles.

  • Me sinto enganado, roubado, secaneado. Sou daqueles que vou para o Sambódromo nos dois dias de desfile e assisto todas as escolas. Posso relatar aqui tudo o que vi de cada escola com riquesa de detalhes. A decisão tomada pela Liesa é um verdadeiro absurdo, vergonhosa. Os jurados completamente incoerrentes, notas sem pé nem cabeça. É uma total falta de respeito com a população, brincantes, dirigentes “sérios” e com a imprensa que se dedica durante a quadra carnavalesca para informar todos sobre os acontecimentos do carnaval e no final deparamos com uma palhaçada dessa grandesa. Como membro dessa grande plateia que vai ao Sambódromo espero um pedido de desculpas por parte da Dona Marjô e providências dos investidoresdo carnaval (governo e prefeitura) e do Ministério Público URGENTEMENTE.

  • Concordo com você Franco, PELO QUE SEI TEM JUSTIFICATIVAS, mas em momento algum ouvi falar, julgar os jurados sem ver justificativas é muito fácil, é escutando pelo rádio, não vi incoerência alguma quanto a nota dessa moça, bastava sim , LER AS JUSTIFICATIVAS DELA E DE OUTROS, mas da forma como foi feito, pareceu MUITA INCOMPETÊNCIA, do conselho e cia da LIESA.

  • O problema é que o Boemio do Laguinho não sabe perder!!!!Conseguiram acabar como o carnaval..não li uma linha sobre os principais responsáveis pela sacanagem generalizada que se formou no sambódomo…Daiana…Eraldo Almeida…incitando os brincantes todos embriagados…acabaram conseguindo o que desejavam “foram campeões”…palhaçada é pouco!!!!

    • Coerência estética… Acho que você é da tuma do júri mesmo… Cara saber perder sabemos sim, agora servir de palhaço para um sambódromo tudo não merecemos… Parabéns para o Piratas da Batucada que, assim como o ano passado vem desfilando mediocremente, ganhando porque o seu nome PIRATA DA BATUCADA é uma marca forte… E o jurado já sai de casa com a nota no bolso…

  • Sei que boêmios fez uma ótima passagem mas vamos respeita as notas dos jurados, pois eles foram para jugar e não sacanear quando chegou em mestre sala e porta-bandeira se ouve uma falha lamentavel pois a escola boemios esta impecável mais vacilou na roupa da moça que representava porta-bandeira que nem de macapá é o vicente foi buscar na vizinha Pará para substituir a titular que se negou em sair pela escola. É lamentavel o Heraldo almeida partir para cima de um policial que estava só cumprindo seu dever de prevalecer a ordem no local. É um absurdo tudo que aconteceu neste dia em que todos poderiam esta comemorando em paz esta passagem desta presidenta que foi colocada ali por politicagem. Gostei quando o presidente era o abimael pois foi um presidente de carater no qual vc alcinea era da diretoria e viu que era uma diretoria seria, apesar dele ser de um outro grupo mas pegou a gestão do sebrae que até hoje esta inadimplente na sua prestação de contas.
    Espero que 2011 tenha um carnaval e uma diretoria que passe uma borracha nesses desmandos que essa criatura chamada marjo fez com nosso carnaval.

  • Quando me perguntavam quem iria ganhar o carnaval, eu sempre respondia que era uma incógnita, porque o Boêmios empolgou, fez uma bonita apresentação, mas para o público que assistia, há a análise técnica dos jurados, que certamente não avaliam apenas o brilho, há quesitos que são analisados separadamente e que há critérios que devem ser respeitados. Nós, espectadores, analisamos baseado no que achamos.
    Chiaram sobre a nota 9,1 dada ao casal de mestre-sala e porta-bandeira, mas e se o jurado viu alguma irregularidade, estamos reclamando e conjecturando no escuro.
    Eu acho que cada jurado deveria justificar sua nota em um relatório. É muita crítica sem fundamento.

  • Cadê as justificativas das notas desses jurados, ouvi falar em tudo, até chama-los de incompetentes,mas dizer que cada um justificou sua nota não ouvi falar, acharam que declarar todas vencedores o melhor, SINCERAMENTE, porque não abriram todos os envelopes!.
    A hora é agora do MP entrar na história a apartir desse carnaval, tomar atitudes, tanto dinheiro público, para acabar nessa palhaçada!.

  • O regulamento permite esse acerto à portas fechadas?
    Ou então não existe regulamento?
    Parece até mania que no nosso Estado tudo se resolva às pressas, no meio da confusão. Não se respeitam leis e palavras pré-acordadas. É o retrato das pessoas que tem poderes nas mãos, mas demonstram não ter competência, são leigos que participam do carnaval, mas que não reúnem condições cognitivas para exercer suas funções, deveriam estar nos barracões, ajudando a escola com sua força, deixando a parte intelectual para quem pode.

  • Quem escolheu a Marjô para presidir a Liesa,foi aquela enganação chamada “Parceria Nota 10”.Quando eles foram esnobar e gastar nosso dinheiro lá no Rio de Janeiro,ninguém falou nada.Termina os 7 anos de bagunça do carnaval da era Waldez.

  • E’ vergonhoso o Amapa ter dezenas de recem-nascidos mortos na maternidade e o dinheiro publico investido no carnaval ser jogado no lixo com este grande espetaculo da incompetencia.

  • Pelo amor de Deus, onde estão os envelopes com as últimas notas!! Nunca saberemos quem realmente seria campeã?!?! Que loucura! Pq o boemios não deixou abrir os ultimas notas? Certamente eles iriam tirar essa diferença “abissal” de dois décimos e estariam comemorando! Lementável!

      • Eu realmente desconfio de muitas atitudes do Piratão, mas nessa eu fico a favor sim da abertura dos envelopes! Via justiça, se necessário! Vexame vai ser se, quando abrirem, virem que ia dar Boemios mesmo hehehe!

        • Será a melhor das atitudes, não só o PIRATÃO, deveria entrar, mas todas que usarem o bom senso. É um absurdo que um estado como o nosso apresente 10 escolas CAMPEAS, uma vergonha!. MINISTÉRIO PÚBLICO, precisa entrar urgente nessa palhaçada!.
          Se não é melhor acabar com o DESFILE das Escolas de Samba, muitos diretores nunca se conformam com as notas do JURI.

      • Voces acham que eles não sebem mesmo quais as notas do envelopes, ou estão querendo aumentar a palhaçada, das compras de jurados, por eles e claro?

  • Alcinéa gostaria que me tirasse algumas dúvidas.
    Quem são esses conselheiros, são conselheiros da Liesa ou das escolas de samba?
    Quem da a palavra final sobre os jurados não são os presidentes ou conselheiros de cada escola de samba?
    Esses jurados não são apresentados as escolas pra saber se as mesmas concordam com as escolhas desses jurados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *