Carnaval – Nota de repúdio da Liesa

NOTA DE REPÚDIO
A Liga das Escolas de Samba do Amapá-LIESA, por intermédio de nove, das dez Escolas de Samba afiliadas, REPUDIA o ato da Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, que, contrariando o expresso ato de renúncia de direito que fez perante o Conselho, ajuizou Ação Judicial visando participar do desfile  oficial do Grupo Especial.
A agremiação entrou com ação para que pudesse desfilar no Grupo Especial, desconsiderando o acordo feito com o Conselho Deliberativo da Liesa. Os conselheiros atenderam à solicitação de solidariedade do presidente Reginaldo França e perdoaram a escola, em caráter excepcional, reconduzindo-a à Liesa, da qual havia sido afastada,  desde que integrasse o Grupo de Acesso.
Diante destes fatos e perante a decisão de Piratas da Batucada de, novamente, decidir o carnaval na Justiça, a Liesa adotará todas as providências judiciais e administrativas cabíveis para reverter a decisão jurídica, recompondo a ordem abalada com o ato repudiado.   
Assinam essa nota os presidentes de:
Piratas Estilizados – Domingos Flávio
Maracatu da Favela – Luiz Motta
Império do Povo – Claudomiro de Moraes
Império da Zona Norte – Patrick Willian
Império Solidariedade – Lizete Jardim
Emissários da Cegonha – Marcos Cardoso
Embaixada de Samba – Nilson Borges
Unidos do Buritizal – Adilson Furtado
Boêmios do Laguinho – Vicente Cruz
Liga das Escolas de Samba – Orles Braga
 
Macapá, 9 de fevereiro de 2012
  • Espero sinceramente que com tudo o que aconteceu no último carnaval, o tal PIRATÃO faça um carnaval limpo, e que os jurados façam o favor de não se deixarem corromper, porque até CAÍDO AOS PEDAÇOS como foi em um dos últimos desfiles da FAB o PIRATÃO conseguiu ser CAMPEÃO, “PORQUE SERÁ?”

  • Ta nervoso porquê Sr. Hilder. Se você realmente entende de carnaval procure saber em 2002 que vc terá a resposta de uma das maracutaias mais explicitas do carnaval amapaense. Inclusive isso já foi dito na imprensa na época e mais recentemente e não apareceu nenhum defensor do piratão para contestar.

  • Arquiteto da frouxura(esconde-se em pseudônimo) fala com toda sua raiva do Piratão(que eu até entendo,é um sentimento),mas sem nenhuma fundamentação ou comprovação,ou seja é um proliferador de falácias.Por que vc não indica nominalmente os jurados que foram comprados e os valores pagos? Já que de tudo vc sabe..e outra não se esconda a CF veda o anonimato.

    • Caro Hilder, não sei se o carnaval de 2010 foi resultado de alguma falcatrua ou de qualquer outra forma de manipulação de resultados. Não conheço o regulamento do carnaval amapaense, haja vista ser este pouco divulgado. Entretanto, me exponho a tecer alguns comentários sobre aquele carnaval, levando em consideração o conhecimento que tenho do regulamento e do manual do julgador dos desfiles cariocas, os quais, inclusive, acredito que devam ser referência para qualquer outro carnaval de escolas de samba.
      Muito bem. Se bem me lembro, e minha memória de fato não é ruim, o Piratão desfilou naquele ano com pelo menos uma alegoria em que era nítida a ausência de, no mínimo, dois destaques. A posição dos destaques no carro alegórico era tal que, de qualquer posição no sambódromo, era possível a um jurado enxergar a falha, que, pelo regulamento do carnaval carioca, levaria a agremiação à perda de pontos em alegoria, isto provavelmente de todos os jurados, além de influenciar no quesito enredo. Caso, o regulamento do carnaval amapaense seja muito diferente daquele, penso que ao menos seria prejudicado no quesito fantasia. Disso surgiram dúvidas em mim sobre a lisura do julgamento do evento, haja vista que, no dia da apuração, ouvi mais de um 10 no quesito alegorias e adereços para Piratas da Batucada e não me recordo de ter existido algum quesito em que essa escola tenha ficado com nenhuma nota 10, o que, se tivesse acontecido, talvez respondesse àqueles lugares vazios que vi no desfile.
      Talvez até, mesmo se tivesse sido devidamente penalizado pela referida falta, o Piratão pudesse ter terminado como campeão do carnaval, como o foi (não foi um péssimo desfile, apesar de não ter sido o melhor, opinião imparcial de quem sabe um pouco de carnaval), mas penso que alguma punição (aqui me refiro à penalização em pontos) que tivesse lhe sido atribuída, deixar-me-ia mais tranquilo sobre o resultado.
      A ausência de destaques em alegorias não é algo discreto, as pessoas notam e comentam umas com as outras no sambódromo, tal como aconteceu naquele ano. Não tenho a intenção de desmerecer a conquista de ninguém, entretanto, acredito que, a exemplo da mulher de César (o imperador romano), um julgamento não tem só de ser honesto, mas tem de parecer honesto.
      Espero, assim, que o carnaval 2012 tenha um campeão, seja o Piratão ou não, daqueles do qual se diz: – Esse mereceu!
      Que seja como foi em 1997, quando minha mãe, que torce para o Boêmios, disse que, quando viu o Piratão desfilar, achava que ele iria ganhar. E ganhou. Não feriu espectativas nem gerou sentimento de desmerecimento.
      Assim quero que seja o carnaval 2012. Mesmo que haja várias ou nenhuma escola favorita, mas que cada nota seja inteligível ao ser ouvida, não criadora de dúvidas, de insatisfação que não seja advinda da própria paixão de cada torcedor. Espero mais que um resultado justo, um resultado que também pareça justo.
      Abraço, amigo!
      Deixe as novidades no meu Face.

  • O Piratão ganhou o melhor samba de enrredo de 2012, so falta dizer ke compramos os jurados. “BATE NO PEITO E DIZ, EU SOU PIRATÃO”.

  • Só faltam comentar que os juizes foram comprados!!!kkkkkk, enquanto ficam com inveja do PIRATÃO vão aprender a fazer carnaval. PIRATA DA BATUCADA é a comunidade que participa diretamente!!!!Um exemplo foi o ensaio técnico, foi um SHOW.

  • Minha querida Sandra, eu e vc não temos como ir à Justiça sem as provas concretas. Só agora, com a divulgação oficial do regulamento e da ordem do desfile, se confirmou a decisão da liga com Piratas e a escola pôde ir ao Judiciário. Uma ata de reuniao (cópia em meu poder, e posso lhe fornecer) do Conselho, do dia 20 de novembro de 2010, decidiu que Piratas da Batucada desfilaria no grupo de Acesso do Carnaval de 2011 (isso está claro na ata assinada por todos os conselheiros e pelo presidente da Liesa). Carnaval de 2011, e não de 2012. Se não houve Carnaval em 2011, a escola (nem Piratão, nem outra escola qualquer), não poderia ser punida em 2012). E mais, os caras rasgaram o regulamento do desfile de 2010 quando, em conluio, suspenderam eficácia do artigo 55 do regulamento para que ninguém fosse rebaixado, num grande jogo de interesses escusos. Não escondo que sou Piratas da Batucada (Ypiranga e Botafogo), mas não concordo com sacanagem, mesmo que seja para beneficiar a minha escola. Daí manter o desafio para que a Liesa prove (com documentos e nao com especulação)fraude promovida por Piratas da Batucada no carnaval de 2010. Se me mandarem as provas, eu não deixo de torcer pela escola (ela fica e os dirigentes passam), mas vou soltar os cachorros em cima deles através dos meios de comunicação que dispuser. Cobrei as provas da saudosa Marjô e não recebi, e fiz a mesma cobrança ao atual presidente. Um forte abraço e grato pelo nível do questionamento.

  • Realmente Ivan, não é a toa que essa escola se chama piratas da batucada. Só irmos no dicionário ou em um livro de história que veremos o significado e o quanto ele se adequa as atitudes dessa escola. Sai pra la pirata, tira a mão do meu tesouro.kkk.

  • Até no carnaval tem harmonia kkk, ja não basta a politica desse estado ser suja e agora o nosso carnaval, nosso lindo amapá é maior do que tudo isso e não mereçe ser motivo dessa vergonha…

  • Gostaria de perguntar ao Alcione como fica a posição de vcs que discordavam da atual diretoria ,e com razaõ; ja que o Piratão para desespero de muitos voltou ao lugar q lhe é de direito. Vai haver união da ala dos fundadores com a atual diretoria de Teco Lemos e França?

  • Mais uma vez essa bendita escola sendo protagonista de mais um escândalo no carnaval, e principalmente, desmoralizando a LIESA que é a entidade maior do carnaval amapaense. Se eles são tão fortes assim a ponto de tamanho desprezo a LIESA, por que não fazem o carnaval deles la pra comunidade do bairro do trem. Sinceramente, depois de tantos casos envolvendo essa escola e mais uma vez tendo essa atitude indo contra o regulamento e ao que foi acordado entre as partes a poucos dias do carnaval e chegando a comprometer o calendário dos desfiles é muita ousadia. Olha… eu vou te falar hein……. TENHO QUE TIRAR O CHAPÉU PRA ELES, POIS NO QUESITO “ARTICULAÇÃO NOS BASTIDORES” é NOTA 10… NOTA 10… NOTA 10….
    Os reis das falcatruas.
    Bate no peito e diz… eu sou PILANTRÃO

  • “Arquiteto” concordo com você. Não é de hoje que eles vem sempre querendo ganhar na “mão grande” temos um histórico deles já. Como eu digo os Pilantras da Batucada no QUESITO “Articulação nos Bastidores” é 10 NOTA 10….NOTA 10….. NOTA 10….. essa banda podre do carnaval tinha que ser banida….

  • Isso não é um Conselho. Esses são a representação da Santidade na Terra. Só tem anjo e Santo nessa relação.
    Muleke, que acha que esses conselheiros deveriam estar sambando no Vaticano.

  • No carnaval amapaense eram as escolas de samba que escolhiam os jurados. Não sei se ainda é assim.

    Minha esposa foi convidada para ser jurada no ano de 2007. A pessoa que a convidou impôs a condição de que ela deveria beneficiar a escola de samba Piratas da Batucada.

    A verdade é que o carnaval em Macapá é sujo.

  • Nota meia-boca. Não informa que isso é apenas o reflexo da forma desastrada com que a LIESA conduziu o Carnaval de 2010, especialmente com relação a apuração e os desdobramentos posteriores. O Carnaval 2012 nasce maculado por essa incompetência da LIESA e presunção e empáfia do Conselho de Representantes, que volto a frisar, usurpou o Título de Campeã do Carnaval 2010 de Piratas da Batucada.
    Bjs
    Alcione

  • Companheira Alcinea, estou – na condição de torcedor de Piratas da Batucada – desafiando a Liesa e mostrar uma prova concreta de que o Piratão tenha fraudado o Carnaval de 2010. Alias, a Liesa deveria mostrar publicamente a fraude e o nome, ou nomes, de jurados que tenham sido indicados pela escola e a beneficiado com notas, além de processa-los. O resto, como diz Carlos Lobato, é perfume.

    • Paulo, a questão é porque somente agora, proximo do desfile e com o planejamento da LIESA já elaborado, a Escola decidiu entrar na justiça? Porque realizou o tal acordo e não procurou o que acha ser seu direito, na justiça? Teve 01 ano para fazer isso e somente agora, nas vésperas do desfile, decidiu pela ação? O carnaval repete as tramas da politica local e eu como foliã que adoro o carnaval (sem bairrismo), estou extremamente decepcionada.

    • Gostei Alcione e Paulo, quando as outras escolas aprenderem a fazer carnaval e seus brincantes comprarem suas fantasias por amor a escola e desfilarem a metade da harmononia que o PIRATÃO tem, quem sabe eles conseguiram esse patamar.
      Tem mais se BANIR o PIRATÃO do carnaval amapaense acabou-se o carnaval.
      BATE NO PEITO EU SOU PIRATÃO.

  • Que me desculpem os membros da liga, mas foi ingenuidade acreditar no piratão. Os membros da LIESA já conhecem que essa escola de samba usa de todos os artificios para se dar bem no carnaval e isso não é de hj. Espero que no julgamento do mérito a Justiça do Estado possa restabelecer a credibilidade do carnaval amapaense.

  • Uma pena que o Carnaval tenha chegado a este ponto. Onde interesses mesquinhos, em um frontal desrespeito, à cultura de um povo que quer apenas se divertir e esquecer dos pedropaulos da vida/das operações mãos limpas sanguesuga/ dos robertos góes , de tudo isso que fede. A vida volta ao normal depois do carnaval.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *