O primeiro dia de desfile

Depois do café, aqui estou de volta. Mas morrendo de sono (portanto, desculpem se o texto não ficar bom). Vou contar um pouco do que aconteceu e postar algumas fotos. Depois vou dormir e quando acordar volto para contar mais um pouco e postar outras fotos.

Então, vamos lá:
Não foi um grandioso espetáculo, não foi uma maravilha. Mas no geral pode-se considerar que o primeiro dia de desfile das escolas de samba foi bom. Foram duas escolas do grupo de acesso (Embaixada e Solidariedade) e três do grupo especial (Jardim, Império do Povo e Maracatu da Favela)
O descrédito da Liesa e o alto preço dos ingressos afastou o público. Uma das arquibancadas de metal ficou praticamente vazia. Na área Vip (que de vip não tem nada) teve briga, mas o Bope agiu e levou os brigões pro xilindró.

O desfile foi aberto pela Embaixada de Samba Cidade de Macapá, que ficou muito aquém das expectativas. A escola se apresentou no Sambódromo pobre-pobre-pobre de maré-de-si. Fantasias de TNT desmanchando na avenida, alegorias sem criatividade e mal acabadas e os brincantes sem nenhuma empolgação. A escola não desfilou, apenas passou tamanha era a frieza. Mas merece destaque a Comissão de Frente, com uma fantasia bem elaborada e boa coreografia. Talvez este tenha sido o único quesito que realmente foi trabalhado.

Solidariedade apresentou um carnaval modesto, porém bastante superior à Embaixada e, mesmo com a falta de público a escola entrou empolgada na avenida. Não cometeu muitos erros. Pode subir pro grupo especial.

Terceira escola a desfilar – e já com um público razoável – Jardim Felicidade pecou no enredo, mas teve boa evolução, harmonia, alegorias e fantasias mais trabalhadas que as duas escolas anteriores, maior número de brincantes, passou compacta e animada. Destaque para o casal de mestre-sala e porta-bandeira: Felipe e Vanda.

Império do Povo surpreendeu. Desenvolveu bem o enredo, apresentou alegorias grandiosas e bem acabadas, bateria nota dez, fantasias com bom padrão. Dizia-se no Sambódromo que  Império do Povo entrou na avenida mostrando que veio mesmo para disputar o título. Não deve ganhar, mas até pode se manter no grupo especial. O casal de mestre-sala e porta-bandeira foi um fracasso.

Maracatu da Favela, a minha escola querida, entrou empolgando a torcida e ouvindo o grito de “é campeã”. A comissão de frente foi perfeita, a bateria de mestre Riba impecável, inovou em alegoria saindo das mesmice do quadrado e das saias. Fantasias luxuosas e bem acabadas, mas… sempre tem um “mas” no caminho…  a terceira alegoria apresentou problemas, os diretores de harmonia foram ao desespero, alas tiveram que ser mudadas de lugar prejudicando o desenvolvimento do enredo na avenida. Conclusão: a partir da terceira alegoria – que com muito custo entrou – parecia que era uma outra escola, sem empolgação. A quebra do carro, prejudicou o enredo, a harmonia e a evolução. Dizem os verde-rosa que foi “feitiço” do índio do Boêmios do Laguinho. Um feitiço bem feito que quebrou a perna do vice-presidente da escola, delegado Claudionor Soares, e a alegoria da escola.

Vanda e Felipe, de Jardim Felicidade
Alegoria de Maracatu da Favela que apresentou problema e comprometeu o desfile
Império do Povo surpreendeu
O abre-alas da Embaixada de Samba Cidade de Macapá
  • Alcinea voce esta equivocada em dizer que a sua escola Maracatu estava otima, porque não estava eu assisti o desfile e nao gostei ex. fantasias de tnt, alegorias ruins, bateria que caiu entes do meio da enredo, etc.
    Agora se voce falase que o samba enredo de sua escola estava otimo eu acreditaria, pois esta muito bom mesmo, nesse sentido sua escola arrebentou.
    Não é que eu nao goste da Maracatu pelo contrario é uma boa escola, e só estamos comparando nosso pontos de vista.
    Ass: Diego Souza.

  • Desculpa Alcinéa, mais vc nao é jurada pra falar assim,eu sou Piratão mais eu achei linda a apresenta de porta-bandeira e mestre-sala da embaixada de samba Cidade de Macapá. E eles também sao quisito.
    Solidariedade: nao é superior a niquem e estavam lindos no desfili.
    Imperio do Povo: eu também achei a porta bandeira um fracasso.mais tava lindo o resto
    Maracatu da favela: tava lindo a comissão de e essa do feitiço ao O.O hehe sem comentarios…
    bjs e amei tudinho

    • Acho que voce deveria rever sua opinião tambem amigo, voce nao deveria falar que a Império não faz um bom carnaval, ela faz sim como faz em 2007 que merecia ser compeã, a escola estava belissima e te afirmo porque eu estava lá assistindo o desfile, mas como nós sabemos que em Macapá é só uma robalheira, lhe foi tirado o trofeu. E nao sei se voce é a favor da Império ou contra porque voce defende e logo depois detona, e acho que voce deve está acostumado com porta-bandeira e mestre-sala daqui do estado que são pessimos, mas os da Império deste ano pra seu governo vieram todos os dois do Rio de Janeiro, entaum quando quiser fazer uma critica procure se enformar mas. E não sendo ingrato obrigado pelos elegios a escola.
      A e quase me esquecendo sou da bateria nota 1000 que a bateria da minha escola do peito Império do Povo.
      Ass: Diego Souza

  • Alcinéa, você tem que tomar cuidado com o que pensa, como você tem a capacidade de falar que a A.R.E.S Império do Povo não deve ganhar ? você é jurada? A Império do Povo apresentou um carnaval que deve se MANTER no grupo especial? POR FAVOR.
    Você tem que repensar suas analises, o Maracatu teve seus problemas sim e foi prejudicado, do mesmo jeito você ENGRANDECE de uma tal forma, como se não tivesse acontecido nada, a IMPÉRIO DO POVO FOI EXTREMAMENTE SUPERIOR AO MARACATU DA FAVELA NA MAIORIA DOS ASPECTOS.
    Na minha visão só não no casal de MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA, que eu concordo com você, pois realmente foi um fracasso.
    Portanto, no 1º dia a ASSOCIAÇÃO RECREATIVA ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DO POVO, FOI DE LONGE A MELHOR ESCOLA ISSO É FATO.

      • Então tá bom respeito você é claro, só acho que a império veio pra ser campeã e apresentou um belo espetáculo, diferente do maracatu que toda vez vem com essas fantasias pobres e alegorias sem grande coisa, só com aquele brilho sem graça e tudo mais, sinceramente a império arrebentou.

  • Alô,Alô TRE do Amapá,será que eu não sei ler.Aquilo lá em cima não é PROPAGANDA ELEITORAL fora do prazo.Isso doutores e crime eleitoral.O dep. Edinho Duarte vem fazendo a muito tempo,quando banca com dinheiro de origem duvidosa 3(três) Blocos e uma Escola de Samba.

  • Eu não sei porque você não fala que o Município de Macapá,não tem prefeito(Roberto foi Cassado pela 6ª vez ou não é notícia ou tem Dim Dim no meio).O prefeito hoje é o nosso Sucurijú.

  • O Feitiço do Maracatú vei lá de Codó,juntamente com os Puxa Saco do Sarney que homenageram o Foto.Não apresentou nada de novidade,foi a mesmice de outros anos.

  • Interessante foi ver a Rádio Oficial Difusora à quase 200 metros do portão do sambódromo (pra fora) e depois presenciar a “presidente” da LIESA querer que os caras fossem embora dalí…aparentemente “ela não tinha permetido” a presença deles…piada como um estado falido…

  • Cara Alcinéa, Aqui no Laguinho não temos água nas torneiras desde ontem ao meio-dia. Já são 24h sem água. Já estou caracterizado para a Banda (bloco de SUJOS) literalmente, na terça feira. Viva a harmonia!

  • Não gosto muito de carnaval, mas torço pela escola de samba do meu bairro, Piratas da Batucada que eu espero que seja campeã. Vamos ver!!! Sorte pra você e sua escola e sorte para a minha também. Que vença a que se apresentar melhor.bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *