A Banda: Governo do Amapá define estratégia de segurança durante desfile do bloco carnavalesco

A passagem do bloco ‘A Banda’ – este ano fora de época – deve reunir cerca de 180 mil pessoas no próximo domingo, 31, de acordo com a organização do evento.

Para assegurar a ordem pública e a segurança dos brincantes, o Governo do Amapá estruturou uma operação integrada, que empregará mais 960 agentes e 59 viaturas nas ruas da capital no dia do evento.

Serão cerca de 5,3 quilômetros de percurso. Além do efetivo a pé, o esquema contará com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e de câmeras instaladas em drones, posicionadas em locais e horários estratégicos, e conectadas diretamente ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

“Todo esse aparato tecnológico possibilita a ampla cobertura e o monitoramento em tempo real do percurso. Situações que requeiram intervenção emergencial serão rapidamente identificadas e solucionadas, com a ocorrência já acionada pela central”, detalhou o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cel. Carlos Souza.

O governador em exercício, Rommel Araújo, afirmou que a estratégia de segurança conjunta entre Estado e Município vai permitir que a população em geral possa aproveitar com proteção um patrimônio cultural e imaterial, que é A Banda.

“Crianças, idosos, jovens, adultos poderão participar da festa com tranquilidade, a estratégia apresentada está muito bem traçada. Será um dia importante para a cultura do Estado, pois após dois anos de isolamento por causa da pandemia as famílias anseiam por se confraternizar e, para isto, nada melhor que um evento democrático como é A Banda”, avaliou Rommel Araújo.

(Secom/GEA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.