
É hora de fazer planos
Geni Frota
Fomos feitos para sermos eternos!
É por isso que, às vezes, temos tanta dificuldade em nos desapegarmos: de pessoas, de coisas, de sentimentos, de comportamentos, de quase tudo.
Somos feitos de esperança!
É por isso que, às vezes, nos dedicamos a desejar melhores dias e melhores coisas que estão por vir.
Essas duas características se acentuam no final do ano porque aprendemos culturalmente a fechar ciclos de vida durante esse período e nos dedicar a avaliar o que passou e planejar o que está por vir.
E como isso é saudável para a mente! Como é necessário.
Saiba que precisamos fechar ciclos para que novos possam ser abertos. Saiba que precisamos olhar para o futuro para dar sentido à própria vida e às atividade diárias.
No entanto, lanço aqui um desafio:
que tal analisar neste final de 2014 quais os avanços que teve em sua vida desde 2009? Para que possa perceber o quanto evoluiu e quantas conquistas pessoais e profissionais teve ou para que possa fazer os ajustes necessários que o aproximem do que deseja para si. Fechar cada ano desejando o próximo e adotar o clichê que o ano que passou não foi bom pode impedi-lo de ver os avanços que conquistou.
Sim! Virou clichê achar que todo ano que passou foi ruim. Nada é totalmente ruim! Pelo menos algo você aprendeu. Se não aprendeu… Bem, talvez seja a hora de repensar como você tem encarado suas experiências.
Cada passo que damos na vida nos torna mais fortes e mais preparados para o passo seguinte. É o ciclo natural da vida: sermos melhores a cada dia.
Que tal planejar sua vida até 2019? Traçar metas realísticas, alcançáveis e desafiantes. Se essas metas forem muito grandes, divida-as em metas menores para que possa ter os avanços que deseja e possa continuar motivado. Mas lembre-se: meta precisa ter número. “Eu, você, 2 filhos e 1 cachorro” – isso é meta! Sério! Isso é meta.
A meta é o alvo. O número é o balizador necessário para saber quanto falta para que chegue onde deseja. Expressões como “quero ser rico” podem suscitar a pergunta: quanto você precisa para ser rico? “Quero ser feliz”, seria oportuno perguntar o que, especificamente deve acontecer, para que se sinta feliz?
Mas é válido lembrar que suas metas só podem depender de seu esforço e de sua ingerência. Nada, absolutamente nada, pode estar na mão dos outros. Depender de outros. Na mão dos outros estarão as metas que são deles, jamais as suas. Outra alerta: meta é pessoal. Não existem metas “conjuntas”. Talvez seja difícil aceitar isso, principalmente se você anda “misturando” muito sua vida com a de outras pessoas. Às vezes, só às vezes, pode dar errado.
Sei que não faz parte da nossa cultura fazer planos a médio e longo prazo. É preferível acreditar que “as coisas acontecerão quando tiverem que acontecer”. Pense bem! Conheço várias pessoas que pensam diferente. Todo dia elas acordam e pensam: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Um grande e maravilhoso 2015 com muitos planos para você!
(Geni Frota é Pedagoga, Coach de Vida, Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Especialista em Dinâmica dos Grupos, pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos – SBDG. Palestrante nas áreas de Desenvolvimento Humano e Educação. Consultora nas áreas de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Planejamento e Negócios)
6 Comentários para "É hora de fazer planos"
legal
Excelente mensagem Geni.
Grande abraço e excelente 2015 para você e todos os leitores deste blog.
E como não deveria deixar de ser… excelente Natal e um maravilhoso 2015 a você Alcinea, muita paz, saúde e prosperidade.
Conto com você na linha de frente das lutas que construiremos no ano vindouro.
Obrigada, Edinaldo. Feliz Ntal pra você também.
Em 2015 continuaremos juntos na luta.
Beijos
Fazendo meus planos seguindo suas dicas.
feliz 2015
lindo texto.