Palavras Cruzadas – Por Débora Borralho

debora1bQuais livros vamos deixar para o futuro?
Por Débora Borralho

Há alguns anos, dediquei-me ao estudo da importância da Religião para a Literatura e como os últimos acontecimentos mundiais também envolvem o tema religião, resolvi compartilhar com vocês um pouco do meu pensamento sobre o assunto.

Primeiramente, temos que ter em mente que a Religião é fundamental para a formação da sociedade e que ela é uma das mais antigas manifestações do homem. Portanto, interfere nas mais diversas áreas. A Literatura, por sua vez, é uma espécie de reflexo da sociedade. Nela, observam-se minuciosamente os anseios de uma população e seus sofrimentos, além de captarmos a ideologia dominante da época.

São nos discursos que percebemos a vinculação entre o poder exercido pelas religiões em determinadas sociedades e podemos assimilá-las como algo positivo ou negativo, dependendo da receptividade sociocultural de cada um. Sempre fui preocupada com tal relação de poder e como ela se dissipa até hoje. Como educadora, levanto a política da Tolerância Religiosa e de que o conhecimento é o grande propulsor para que alcancemos a tão sonhada paz.

É através do conhecimento de si mesmo e do outro que nos cerca que podemos soltar as amarras e os grilhões que nos prendem a preceitos difundidos por muitos e vividos por poucos. Os verdadeiros conhecedores de sua religião sabem que elas não objetivam o mal e a destruição daquilo que apenas ao seu Deus pertence: a vida. Trago comigo os ensinamentos religiosos que desde cedo aprendi: não se paga o mal com o mal.

É hora de repensar sobre a sociedade que estamos construindo e lembrar que os registros ficarão para o futuro nos livros. Enquanto muitos enxergam a caneta como uma arma, eu a vejo como um elemento de transformação social, um instrumento da arte.

  • É sempre muito bom termos a oportunidade de lermos textos fantásticos como este da Débora. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *