A Igreja de Mazagão Velho

Esta é a igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Mazagão Velho. Ela foi inaugurada em 25 de julho de 1937 pelo bispo de Santarém, D. Armando Balhmann.
As paredes eram metade de alvenaria e metade em madeira.
Em 1972 ela foi reformada pelo padre Ângelo Bubani. A reforma foi feita nas paredes que passaram a ser totalmente de alvenaria e as janelas foram substituídas. Além disso a igreja ganhou nova sistematização do presbitério e sacristia.
No mesmo ano da reforma ela foi reinaugurada pelo bispo de Macapá D. José Maritano.

Foi nesta Igreja que hoje foi celebrada a missa pelos 253 de fundação de Mazagão. Inicialmente a celebração da missa estava prevista para a pracinha que fica em frente a Igreja, no entanto, por causa da chuva não foi possível fazer missa campal.

A Igreja ficou lotada de fiéis, dentre os quais diversas autoridades como o governador Clécio Luís, o senador Davi Alcolumbre, vice-governador Teles Junior e secretários de estado e do município.

Na Igreja Nossa Senhora de Assunção existe este báculo de prata (bastão alto usado em cerimônias litúrgicas) de 1795. Foi com ele que o padre deu a bênção hoje no final da missa. Esse báculo, me disse ele, deve ter sido trazido pelos portugueses.

Mais imagens da Igreja

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.