Barca das Letras concorrendo ao Prêmio Anu da Central Única das Favelas

O Prêmio é uma celebração que premia ações que acontecem dentro de comunidades carentes e que beneficiem e favoreçam a melhoria de vida dos moradores desses territórios.
 
A Biblioteca Itinerante Barca das Letras foi indicada para o Prêmio Anu 2013 da Central Única das Favelas(CUFA). Idealizada e coordenada pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, a biblioteca navega por rios, comunidades ribeirinhas(quilombolas, agroextrativistas, indígenas, agricultores familiares, pescadores) do Amapá desde 2008, democratizando o acesso ao livro, à leitura e à literatura com crianças que vivem às margens de rios, igarapés, lagos, igapós amazônicos.
Durante cada intervenção da Barca das Letras são desenvolvidas diversas atividades lúdicas (distribuição de livros, revistas e gibis; rodas de leitura; art&recilcagem; cantigas de roda; animação com o Palhaço Ribeirinho na Rádio Megafônica NossaCasa; oficina de fotografia; Lixo Cultural Sonoro; cinema animado com pipoca; pintação do sete; brincadeiras educativas; banhos de rio; exposição fotográfica) com o objetivo de atrair a criançada para o mundo mágico da leitura.
Para Jonas Banhos, “a indicação ao Prêmio Anu 2013 é um coroamento aos quase cinco anos de muito trabalho feito por vários voluntários e doadores do Amapá, Pará, Roraima, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que acreditam na nossa proposta de que a leitura prazerosa pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossas amadas crianças ribeirinhas, e, consequentemente, para ajudar futuramente na preservação da nossa casa Amazônia, fixando-as em suas próprias comunidades, mantendo suas culturas tradicionais. A simples escolha para concorrer ao Prêmio Anu já é um grande presente  às nossas afetuosas crianças que vivem às margens dos rios da Amazônia amapaense, muitas invisíveis aos olhos dos que vivem nas cidades, sobretudo, os governantes. O prêmio é pra elas, sem dúvida, atores principais desta linda e amorosa história toda”
O Prêmio Anu 2013 é uma celebração que premia ações que acontecem dentro de comunidades carentes e que beneficiem e favoreçam a melhoria de vida dos moradores desses territórios. O prêmio Anu busca revelar aqueles que, apesar das dificuldades, interferem diretamente no dia a dia de suas comunidades com iniciativas para promoção do bem estar geral na busca de uma real integração social.
A votação popular on line para escolha da melhor ação estadual (Anu Dourado) fica aberta até 30 de dezembro pelo site http://www.premioanu.com.br/projeto_voto.php?est=AP.
No dia 31 de dezembro de 2012 será divulgada a melhor ação de cada estado. Os vencedores do Prêmio Anu  serão convidados a participar da festa de entrega do Prêmio no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.
……….
Peço aos leitores do blog que cliquem aqui e votem na Barca das Letras para o prêmio Anu Dourado, pois essa biblioteca itinerante merece todo o apoio e todos os prêmios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *