Cinema na escola

Em sua quinta semana de realização, o projeto Cinema na Escola, iniciado durante a volta às aulas de agosto, ganha um novo nome: “Parede Mágica”. Esta foi a definição criada pelos alunos da Escola Municipal Meu Pé de Laranja Lima, instituição recentemente reformada pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Além da reforma e novas adaptações para o melhor atendimento aos estudantes, a escola agora conta com uma sala de audiovisual com equipamentos necessários para a realização de sessões de cinema (TV, caixa de som amplificada, ambiente climatizado etc.).

Nesta terça-feira, 3, pela primeira vez as crianças tiveram uma sessão de cinema com projeção na parede com a utilização de um data-show, fato que chamou a atenção da criançada e as levou a afirmarem que se tratava de uma “parede mágica”.

Até o momento foram atendidas 25 escolas. A finalidade é que o projeto alcance um total de 80. A cada dia são realizadas em média 12 sessões, cada uma com 40 espectadores mirins.

Após atender as escolas de ensino fundamental da rede pública da capital, o projeto vai percorrer a zona rural (campestres e ribeirinhas) e incluir sessões específicas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a professora Salete Machado, o cinema é um suporte inovador para o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma a educação ganha novos suportes tecnológicos que vão além do livro e desperta um novo olhar sobre as linguagens artísticas.

“A iniciativa da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), chegou em boa hora, pois neste mês a escola trabalha a valorização do folclore, temática, também, abordada por um dos curtas de animação apresentada aos alunos”, afirmou a professora.

(Paulo Rocha/Asscom Fumcult)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *