Clube do Filme

luanaaaa
Luana Maranha

Godfather: O Padrinho
Por Luana Maranha

O Poderoso Chefão é o filme definitivo de máfia e ainda se mantém como uma das maiores obras cinematográficas já feitas. Francis Ford Coppola não apenas explora todo esse mundo subterrâneo governado por diferentes lordes do crime, como também analisa dilemas e intrigas que existem na própria família Corleone. A obra se desenvolve e aborda de forma singular, questões do século XX como: ciclo de imigração, revolução Cubana, Segunda Guerra Mundial e a movimentação do eixo financeiro para a crescente Las Vegas.

Todo o elenco fornece performance do mais alto calibre, especialmente Marlon Brando como Don Vito Corleone. Ele realmente se submeteu ao papel de patriarca e chefe de uma das famílias de máfia mais poderosas na área de Nova York nos anos de 1940. Toda vez que ele aparecia na tela, eu era cativada pela sua capacidade de persuadir e intimidar. Don Vito é um personagem simplesmente muito bem elaborado, na medida em que ele valoriza o respeito mais do que qualquer outra coisa, sendo sempre eloquente e atencioso com as pessoas. Não é uma simples história de/sobre máfia. É sobre um gama riquíssima de personagens, suas relações e como agem/reagem diante dos eventos que ocorrem ao longo dos três filmes. O Poderoso Chefão ao longo de suas três partes e suas nove horas de duração, se tornará um estudo de personagens, mais que isso, somos apresentados a conflitos psicológicos universais (como as desordens de personalidade dos personagens – antissociais e incertos), exclusão da mulher das decisões e até a Maquiavel, sobre como tomar e permanecer no poder.

luana2aVale a pena ressaltar sua qualidade de direção, imagem, roteiro, maquiagem, figurino – até para comparações atuais. Os filmes são realmente tudo o que o público e a crítica prometem. Marcados por uma das sonografias mais perfeitas e emblemáticas da sétima arte, direção e fotografia impecáveis. São contextualizados com frases e ensinamentos, nos surpreendendo a todo momento. É uma obra prima intocável, todas as cenas são perfeitamente encaixadas na trama. Revi muitas vezes e em todas tive a sensação de que algum detalhe novo surgia aos meus olhos. 

”Não odeie seus inimigos; atrapalha o raciocínio”
Don Michael Corleone(Al Pacino) em O Poderoso chefão Part III(1990)

ficha técnica:
The Godfather (O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em portugal) é um filme norte-americano de 1972, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino,James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Richard S. Castellano, John Cazale, Talia Shire e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em1990.

(Luana Maranha, a partir de hoje, passa a assinar toda quinta-feira a coluna “Clube do Filme”  neste blog)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *