Congresso de quadrinhos irá discutir cultura pop, comunicação e linguagem

Acontece de 10 a 12 de outubro, na biblioteca pública Elcy Lacerda, o II Aspas Norte – congresso de quadrinhos da região norte. O tema do congresso este ano será “Cultura Pop, comunicação e linguagem”. O evento contará com apresentações de trabalhos, palestras e oficinas.

Ivan Carlo, coordenador do evento

“Nos estados da região norte há muita gente pesquisando quadrinhos, fazendo seu TCC sobre o tema, mas poucos têm condições de pagar passagem para ir a eventos nacionais, como o Fórum da Aspas e as Jornadas Internacionais de Quadrinhos. Assim, essa é uma ótima oportunidade de apresentar seu trabalho em um evento com o selo da Aspas”, diz o coordenador do evento, professor Ivan Carlo.

O I Aspas Norte aconteceu em outubro de 2018 e contou a apresentação de 16 trabalhos acadêmicos sobre quadrinhos de pesquisadores do Amapá e do Pará. Este ano as apresentações serão divididas em três sessões temáticas: 1) Quadrinhos, 2) Literatura e cultura pop e 3) audiovisual.

Este ano um dos focos do evento será o uso pedagógico das histórias em quadrinhos. O professor Ivan Carlo irá ministrar a palestra “O uso de quadrinhos na sala de aula”. A professora Débora Aymoré falará sobre “Pesquisa científica e Cultura Pop” e o professor Rafael Senra falará sobre “Adaptação de literatura para os quadrinhos: técnicas e possibilidades”.

As oficinas também terão foque na questão pedagógica. Daniel Santos Coimbra irá ministrar uma oficina sobre Uso do RPG na educação. Alan Sampaio irá falar do RPG como forma de tratar a depressão. Jeancarlo Pontes Carvalho,Fernanda Rabelo de Souza, Cindi Lucia Brito da Silva e Mayra Crislie Cunha dos Santos irão falar sobre o uso de desenhos animados nas aulas de filosofia.

O congresso terá também uma oficina de produção de cosplay com material reciclado ministrada por Suelen Marques Barbosa. O fechamento do evento será um concurso de cosplay com premiação para os melhores.

Para participar do congresso é necessário se inscrever no endereço https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia anterior ao evento. O valor da inscrição é de 10 reais para estudante e 20 reais para profissionais. Professores da rede municipal pagam 15 reais. Os participantes terão direito a certificado.

(Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *