Correios apresenta exposição e tour virtual na 15ª Primavera dos Museus

Acontece até o próximo domingo (26), em todo país, a 15ª Primavera dos Museus, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que une instituições museológicas em atividade a todos os públicos. A programação do Museu Correios para este ano traz a exposição “Os Sinais e as Coisas: Da Fogueira à Internet” e a visita virtual aos painéis da artista plástica Martha Poppe.

Para esta edição do evento, o Ibram apresenta o tema Museus, Perdas e Recomeços, que visa trazer, à comunidade brasileira em época de pandemia, a reflexão sobre o acolhimento necessário por parte dos museus. A proposta objetiva ainda envolver a comunidade de instituições museológicas e culturais de todo país, aumentar a visitação do público aos museus nacionais e fortalecer a imagem desses relevantes espaços que abrigam história e conhecimento.

O Museu Correios, que em mais de 132 anos de existência, incentiva a cultura e atua na preservação da memória das atividades postais no país, traz duas atrações ao público. Umas delas é a exposição “Os Sinais e as Coisas: Da Fogueira à Internet”, que conta a trajetória e o desenvolvimento das comunicações no Brasil e no mundo com ênfase na criação dos telégrafos. A mostra expõe várias preciosidades como os telégrafos Bréguet, Morse, Baudot, telefones antigos, além do “Ford de Bigodes” usado em 1927 pelo Marechal Rondon na sua última missão: a demarcação de fronteiras no extremo-oeste do Brasil.

O tour virtual “Os Painéis de Martha Poppe” também faz parte da programação deste ano. As obras da artista plástica agrega grandes monumentos como a fachada do prédio do Museu Correios, em Brasília/DF. Os visitantes poderão sentir a sensação de estarem em frente ao edifício ao olharem as peças artísticas virtualmente. São quatro painéis montados no formato mosaico, feitos em pastilhas de vidro, que contam a história postal e telegráfica do Brasil. Para fazer esse passeio virtual, basta acessar a página dos Correios no YouTube.

Toda a sociedade – classe artística, comunidade escolar e pesquisadores -, está convidada a participar e prestigiar a 15ª Primavera dos Museu. A programação completa está disponível no endereço http://eventos.museus.gov.br.

(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *