Dia Estadual da Poesia na biblioteca Elcy Lacerda

Poeta José Queiroz Pastana (foto), gerente da biblioteca pública Elcy Lacerda, promete uma bela programação para comemorar o Dia Estadual da Poesia na próxima terça-feira,8.
Vai ter varal poético, declamação de poesias, sessões de autógrafos, venda de livros, contação de histórias, música e exposição de artes plásticas.
A programação vai começar às 16h com contação de história, em seguida  serão declamados os poemas “Tributo ao Poeta” (de Ricardo Pontes), “Jardim Pode” (de Alcy Araújo) e Macapá (de Alexandre Vaz Tavares). Depois o microfone ficará aberto para quem quiser declamar poesias suas ou de outros autores amapaenses.

Dia Estadual da Poesia
Instituído pela Lei N. 580, de 21/06/2000, 8 de agosto é o Dia Estadual da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá Alexandre Vaz Tavares, nascido em Macapá no dia 8 de agosto de 1858. Consta que ele foi o primeiro  a escrever poemas sobre Macapá. Sua poesia “Macapá” (praticamente desconhecida das novas gerações) foi publicada pela primeira vez em agosto de 1889, na Revista de Educação e Ensino do Pará. Vaz Tavares morreu em abril de 1926, aos 67 anos.

Vale ressaltar que a iniciativa de  instituir o Dia Estadual da Poesia partiu dos poetas José Pastana, Ricardo Pontes e Leão Zagury. Eles fizeram a minuta de  um projeto de lei e apresentaram ao então deputado Edinho Duarte, que abraçou a causa, fez o projeto e apresentou na ALAP, sendo aprovado por unanimidade.

  • Evento que promove uma maior aproximação de escritores,poetas,produtores culturais,professores de artes juntos com os demais leitores e consumidores de leituras…são uma oportunidade de enriquecimento e construção efetiva de uma maior trocas de experiências no nosso carente espaço de verdadeiros escuta e diálogos na Nossa cidade de Macapá. Parabéns a org.da Biblioteca Alcy Lacerda pela iniciativa de proporcionar mais um importante encontro cultural das letras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *