Festa de São Tiago começa segunda-feira, 13

Os coordenadores da festa de São Tiago já definiram a programação do evento, que acontece há 238 anos em Mazagão Velho, distante 63km da capital, Macapá. As homenagens começam na próxima segunda-feira, 13, e se estendem até o dia 28. Considerada uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Amapá, a festa de São Tiago é coordenada pela comunidade mazaganense e Diocese de Macapá, com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

A programação começa com o translado da imagem de São Tiago, que sairá de Mazagão Velho na segunda-feira, 13, até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Macapá. A imagem também vai percorrer diversos locais na capital.

Na quinta-feira, 16, quando a imagem retorna para Mazagão e iniciam-se as novenas e bailes. Cada dia, a novena é realizada por uma comunidade ou instituição diferente. O novenário encerra-se no dia 23.

O auge da festa acontece no sábado, 25, quando a comunidade encena a batalha entre os Mouros e Cristãos. Logo pela manhã, o arauto convida a população para participar do círio. Após a missa, o personagem anuncia o início da batalha. O evento encerra-se na terça-feira, 28 com a batalha das crianças e o baile de encerramento.

A autônoma Elisângela Dias está ansiosa para o início das festividades. Para ela, o festejo é o momento mais esperado do ano. “É sempre emocionante assistir a encenação e participar das comemorações. É um período de muita alegria e fé, que nós mazaganenses preparamos com muito carinho para a população”, relatou.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Preparativos

A vila de Mazagão Velho está recebendo trabalhos de limpeza e revitalização para a festa. Na orla, trapiches e quiosques estão sendo reformados para receber os visitantes. Através do convênio a ser firmado com o Estado, a comunidade vai adquirir os materiais para confecção dos figurinos da encenação e máscaras utilizadas no baile. Tradicionalmente, os moradores reúnem-se no ateliê para realizar o trabalho.

A Igreja de São Tiago está passando por reforma e recebe pintura nova. De acordo com o mestre de obras, Osildo da Silva, até o dia 10, todas as obras devem estar prontas para o evento. “Estamos realizando todos os reparos necessários na orla e construindo novos trapiches. Tudo será entregue dentro do prazo”, assegurou.

Os artesãos também estão preparando peças que serão comercializadas durante os festejos.

História

A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos. Este ano, Paulo Cristiano Reis interpretará São Tiago. São Jorge será interpretado por Rosemiro Gama. João Luanderson dos Santos dará vida ao menino Caldeirinha. O Atalaia será interpretado por Rosinei dos Santos. O chefe dos mouros será Francisco Canindé e o dos cristãos, Sebastião Jacarandá.

A tradição resistiu ao tempo e é comemorada desde o século 18 até os dias de hoje. Para que essa cultura não seja perdida, as crianças também apresentam um espetáculo. Na encenação das crianças, o intérprete de São Tiago é Marcos Guilherme Oliveira. São Jorge será interpretado por José Wilk Marques. O menino Caldeirinha será Gustavo Marques e o personagem Atalaia, Antônio Câmara.

Feriado

Em julho de 2012 foi instituído feriado estadual no Amapá em alusão ao dia de São Tiago, celebrado no dia 25 de julho. A medida é resultado do projeto de lei de autoria da deputada estadual, Marília Góes. A transformação da data em feriado estadual é uma forma de reconhecer e valorizar a cultura do Estado.

(Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *