Gian Danton, escritor do Amapá, é convidado especial do Gibicon Curitiba

O escritor e professor universitário Ivan Carlo Andrade de Oliveira, mais conhecido nos meios quadrinísticos como Gian Danton é um dos convidados especiais do Gibicon Curitiba, evento que acontece na capital paranaense de 25 a 28 de outubro.

O Gibicon Curitiba é um dos maiores eventos de quadrinhos do Brasil. É um evento que mobiliza a cidade com dezenas de eventos relacionados à nona arte. Este ano, além dos convidados nacionais, o evento contará com artistas internacionais, como Eduardo Risso, da Argentina (da série 100 Balas), e o italiano Liberatori (desenhista da cultuada série Ranxerox).

Gian Danton estará ministrando oficinas, palestras e lançando livros. O mais esperado é o Grafipar, a editora que saiu do eixo (editora Kalaco), um livro reportagem sobre a famosa editora curitibana que no início dos anos 1980 tornou-se a Meca dos quadrinhos nacionais. A obra conta a história dos artistas que participaram da editora, da vila de quadrinistas que existiu em Curitiba no período e analisa histórias e revistas. Além de lançar um livro sobre o assunto, Gian tem sido consultor da curadoria do evento na exposição Tesouros da Grafipar e vai participar de mesas-redondas sobre a editora.

Gian Danton é um dos mais premiados roteiristas de quadrinhos do Brasil. Já ganhou os prêmios Araxá, HQ Mix, Ângelo Agostini e Associação Brasileira de Arte Fantástica. Também foi o vencedor do I Concurso de contos e Crônicas da editora Geração. Foi um dos 50 artistas escolhidos para homenagear os 50 anos de carreira de Maurício de Sousa no álbum MSP+50. É autor de diversos livros, entre eles O roteiro nas histórias em quadrinhos, da editora Marca de Fantasia. Mais recentemente tem sido convidado a participar de diversas antologias nacionais de terror e fantasia.

(Da assessoria de comunicação do escritor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *