Grande sarau em comemoração ao Dia Estadual da Poesia nesta quarta na Biblioteca Pública

Nesta quarta-feira, 8, é comemorado o Dia Estadual da Poesia e uma vasta programação ocorrerá na Biblioteca Pública Elcy Lacerda a partir das 17h.
“Teremos música, dança, contação de história, exposição de artes plásticas e muita poesia para comemorar esta data tão importante”, informa o poeta José Queiroz Pastana , gerente da biblioteca.
Vai ter ainda  varal poético, declamação de poesias, sessões de autógrafos e  venda de livros.

Dia Estadual da Poesia
Instituído pela Lei N. 580, de 21/06/2000, 8 de agosto é o Dia Estadual da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá Alexandre Vaz Tavares, nascido em Macapá no dia 8 de agosto de 1858. Consta que ele foi o primeiro  a escrever poemas sobre Macapá. Sua poesia “Macapá”  foi publicada pela primeira vez em agosto de 1889, na Revista de Educação e Ensino do Pará. Vaz Tavares morreu em abril de 1926, aos 67 anos.

Vale ressaltar que a iniciativa de  instituir o Dia Estadual da Poesia partiu dos poetas José Pastana, Ricardo Pontes e Leão Zagury. Eles fizeram a minuta de  um projeto de lei e apresentaram ao então deputado Edinho Duarte, que abraçou a causa, fez o projeto e apresentou na ALAP, sendo aprovado por unanimidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *