Um momento mágico no qual agradecemos por tudo que recebemos: saúde, amor, paz, prosperidade… e depois de agradecer fazemos pedidos.
É assim o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas.
Em Macapá será realizado no Centro de Aprimoramento da Igreja Messiânica, neste sábado, 19, às 17h (Av. Almirante Barroso entre as ruas Hamiltom Silva e Manoel Eudóxio).

Mas o que é o Tanabata Matsuri? De onde vem? Como surgiu?
www.nipocultura.com.br – Tanabata Matsuri [七夕祭り] é um festival japonês. Originado há 2 mil anos da mescla de várias outras festividades, principalmente uma festa chinesa chamada Kikkouden [乞巧奠], o festival também é conhecido como o Festival das Estrelas.
O nome Tanabata é relacionado com a leitura das cartas chinesas, que costumavam ser chamadas de shichiseki [七夕]. Para tanto, nas cerimônias xintoístas de purificação, as miko [巫女] (mulheres que transmitiam as palavras dos deuses) vestiam sobre seus vestidos, um pano especial denominado tanabata [棚机], rezando para os deuses pela proteção das plantações de arroz, pela chuva e mais tarde, por uma boa colheita no outono.

O Festival Tanabata celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. Tal como na China, os japoneses acrescentaram valores específicos para os desejos de Orihime aprimorar suas habilidades e trabalhar duro para que possa encontrar com Hikoboshi. Atualmente, os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares, tais como: aumento do desempenho no trabalho ou nos estudos, sonhos e esperanças para o futuro. Os desejos escritos nas tiras de papéis coloridos chamados tanzaku [短冊] são pendurados em bambus, na esperança que os desejos se tornem realidades.