III Virada Afro será em Santana em junho

O Governo do Estado do Amapá (GEA) confirmou nesta quarta-feira, 18, a realização da terceira edição da Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro, prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018, no município de Santana. O evento tem o objetivo de valorizar elementos da cultura negra amapaense, além de ofertar capacitações à população e fortalecer a economia local por meio do empreendedorismo.

Assim como nas edições anteriores, o evento contará com uma feira unindo cultura e comércio de produtos afro-étnicos em uma grande celebração. Haverá, também, shows com atrações artísticas locais e nacionais que celebrarão a cultura afro.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre GEA, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), e Fundação Cultural Palmares, além do apoio da Prefeitura de Santana. Os recursos financeiros são provenientes de emenda do deputado federal Marcos Reátegui e contrapartida do Governo do Estado.

O governador Waldez Góes informou que a intenção é expandir o evento – que ocorre duas vezes ao ano (em junho e dezembro) – para os demais municípios amapaenses. “Nesta edição do meio do ano, será a vez dos santanenses recepcionarem os que vierem de outras cidades do Amapá, participar deste movimento cultural. Vamos trabalhar para levar a música, a arte, a gastronomia, e empreendedorismo da cultura negra para outras regiões do Estado”, adiantou.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, lembrou que a Virada Afro já faz parte do calendário cultural do Amapá, sendo referência para outros Estados da Brasil. “A Virada é um sucesso no Amapá, onde foi nosso projeto piloto e já está servindo de referência para o restante do país com edições sendo realizadas em outros cinco estados brasileiros”, afirmou.

(Fonte: Portal do GEA)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *