CEU das Artes e Cidade Musical

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, conheceu ontem,  terça-feira, alguns dos projetos na área da cultura que serão implantados no município de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura.  Entre eles, “O Cidade Musical” e o “Inventário Cultural do Município”.

A ministra recebeu o senador Randolfe Rodrigues e a presidente da Fundação Municipal de Cultura (FumCult), Márcia Corrêa. Durante a conversa, os dois foram informados que o primeiro Centro Unificado das Artes e do Esporte (CEU das Artes ) de Macapá, já está com 26% de sua obra concluída e tem previsão de ser inaugurado em dezembro deste ano.

O Centro em construção fica no bairro Infraero II e tem uma área de 3 mil metros quadrados. Nesse espaço será disponibilizada, uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. Além de salas, biblioteca, telecentro e um cineteatro.

Já o segundo CEU das Artes de Macapá, será viabilizado por emenda parlamentar de Randolfe.  As obras poderão começar em até quatro meses.  Esse Centro será construído no bairro Novo Horizonte e terá uma área construída de 460 metros quadrados.

“O que temos de novo com a construção desses dois CEUs  que serão inaugurados em Macapá, é o fato  de serem equipamentos culturais que irão atender aos mais pobres, atender aqueles que mais necessitam de “diversão e arte” ”,  lembra Randolfe.

Cidade Musical: Outra notícia positiva é a de que o CEU viabilizado por meio de emenda  de Randolfe, poderá abrigar um dos projetos apresentados, hoje, pela presidente da FUMCULT, à ministra Marta Suplicy.

A partir de conversas com a prefeitura de Macapá, será possível adaptar o espaço do Centro para viabilizar o funcionamento do Projeto Cidade Musical.  O projeto que consiste na formação de uma grande orquestra, a partir de oficinas oferecidas às comunidades, pretende beneficiar aproximadamente 60 mil pessoas que hoje vivem em áreas de risco em Macapá.

“Se conseguirmos o apoio do Ministério da Cultura, conseguiremos tirar essa defasagem de anos sem ações na área de cultura para essas pessoas”, disse Márcia Correa.

A ministra prevê sua ida à Macapá em junho desse ano para conhecer as obras do CEU no bairro Infraero II, além de inaugurar a pedra fundamental da obra no bairro Novo Horizonte.

(Texto:Gisele Barbieri – Foto: Elisabete Alves/Minc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *