Paulista poética: O aniversário da Casa das Rosas

PAULISTA POÉTICA: O aniversário da Casa das Rosas
Sábado e domingo, 10 e 11 de dezembro de 2022

Nesta celebração do décimo oitavo ano da Casa das Rosas como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o museu apresenta em seu jardim uma programação de dois dias, realizada ao ar livre. O evento de abertura será o Encontro de Escrita Criativa do Centro de Apoio a Escritores, seguido por saraus, apresentações literomusicais, oficina e performance.
Confira a programação completa abaixo.
Sábado, 10 de dezembro

11h | Encontro de Escrita Criativa do Centro de Apoio a Escritores: Representantes de duas turmas do Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE), de 2020 e 2022, conversam sobre a experiência de escrita e organização de antologias coletivas durante a pandemia, do processo criativo à edição, destacando a importância da formação propiciada pelo Curso.

14h | Sarau “Constelação Poética: Especial Clarice Lispector”
Mediação: Maira Garcia e Maria Vilani
Participação especial: Luan Siqueira
O sarau Constelação Poética do CAPSArtes – localizado no Grajaú, extremo sul da cidade de São Paulo – foi criado com objetivo de dar visibilidade à poesia criada por mulheres na contemporaneidade, focalizando autoras de diferentes gerações. O encontro tece um diálogo que rompe liames do tempo, projetando-se a expansão e a visibilidade do fazer literário feminino. Além das leituras dos poemas de mulheres já conhecidas do grande público, os visitantes poderão também compartilhar seus escritos.

17h | Show “Torquato: Pessoal Intransferível”
Com Gustavo Galo, Gustavo Cabelo e Tomás Bastos
A apresentação marca, em 2022, os 50 anos da morte de Torquato Neto, com um repertório de canções que valoriza sua poesia singular. Trata-se de um show minimalista, com duas guitarras e voz, com grupo formado por Gustavo Galo (voz), Gustavo Cabelo (guitarra), Tomás Bastos (guitarra), todos integrantes da Trupe Chá de Boldo. O show afirmará, de forma direta e elétrica, a força das letras de Torquato, em especial as parcerias com Jards Macalé e Carlos Pinto, canções já não tão identificadas ao repertório tropicalista.

19h | Show “Saltando Compassos”
Com Péricles Cavalcanti
Neste show, o compositor e cantor Péricles Cavalcanti lança Saltando Compassos, novo álbum de composições inéditas que mantém uma de suas principais características: explorar novas sonoridades, com misturas inusitadas entre timbres eletrônicos e acústicos e diversos gêneros musicais populares. Ao lado de Pipo Pegoraro (guitarra, baixo, percussão e programações eletrônicas), Marcelo Monteiro (saxes: barítono, tenor, alto e flauta), Claudio Faria (flugelhorne, trompete e trompete pícolo), Péricles apresenta, além das canções do álbum novo, criações conhecidas do público, como “Elegia” (uma parceria com Augusto de Campos, lançada por Caetano Veloso), “Ode Primitiva (uma parceria com Haroldo de Campos) e “Porto Alegre” (gravada por Adriana Calcanhotto), entre outras surpresas.

Em 2015 eu participei de um sarau na Casa das Rosas. Declamar e lançar livros ali é um sonho de grande parte dos poetas do Brasil e eu fui a primeira amapaense a ter esse privilégio. E digo para vocês que foi emocionante, fantástico e inesquecível declamar minhas poesias para uma plateia de altíssimo nível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.