Renato Salviano – Vinícolas para quem quer fugir do trivial no sul do Brasil

Vinícolas para quem quer fugir do trivial no sul do Brasil
Por Renato Salviano

O sul do Brasil é hoje uma das maiores rotas turísticas do país. A região atrai milhares de turistas por ano, em busca do clima mais ameno, da arquitetura europeia, da culinária e também… do vinho!

É quase impossível você visitar a serra gaúcha e não conhecer uma vinícola. A região é a maior produtora do país para vinhos e suco de uva, mercado que cresce a cada ano.

Nessas viagens, muitos pacotes turísticos são vendidos com visitas às vinícolas já conhecidas pelo público, como Miolo, Aurora e Casa Valduga. Mas se eu posso te dar uma dica, é: fuja desses “roteiros turistão”.

Nada contra as vinícolas mencionadas, bem longe disso! É que tais vinícolas já se tornaram tão turísticas que os roteiros já saem no automático, e você pode perder a oportunidade de ter uma experiência mais incrível em vinícolas menores.

Vinícolas de grande porte têm suas visitações e degustações guiadas por guias turísticos e profissionais treinados, que já tem aquele roteiro pronto para todo mundo. Em vinícolas de pequeno e médio porte você pode ter a chance de ter essa experiência guiada pelo enólogo ou patriarca da vinícola, por exemplo. É bem mais interessante ouvir a história de quem fez parte dela do que de quem apenas estudou para falar sobre, não acha?

Então decidi te apresentar 5 vinícolas para você visitar no sul do Brasil e sair daquele trivial das vinícolas mais turísticas. Bora lá?

1- VINÍCOLA LARENTIS
Degustar um vinho elaborado sob os cuidados de uma tradicional família do setor vitivinícola em cada etapa: é essa a experiência que o visitante terá ao visitar a Vinhos Larentis. Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, conta com uma linda vista e infraestrutura.

A vinícola apresenta diversas atrações, como degustações guiadas e piqueniques em meio às videiras. Bônus: os membros da família Larentis sempre estão por lá acompanhando as visitas. André Larentis, enólogo, sempre muito solícito e seu avô, vez ou outra passa dirigindo um tratorzinho e cumprimentando os visitantes.

2- VINÍCOLA PECULIARE
Mais uma vinícola familiar, esta comandada por Ronaldo e seus parentes. Conta com vinhos únicos e bem saborosos. A família mora na própria vinícola, onde também há um excelente restaurante e uma pequena pousada com lindas vistas para os vinhedos da propriedade.

As degustações são guiadas pelo próprio Ronaldo, que explica e serve seus vinhos. E seu pai, um senhor muito simpático, está sempre por lá realizando a poda das videiras e proseando com os visitantes, contando a história da vinícola e da família.

3- LÍDIO CARRARO
É quase impossível visitar a Lidio Carraro e não encontrar por lá dona Isabel, matriarca da família. Aliás, é quase sempre ela quem abre a porta do casarão onde antes a família morava, mas que hoje serve de apoio para a vinícola.

Seus filhos Juliano, Giovani e Patrícia quase sempre estão por lá também, e bater um papo e tomar vinho com eles é inevitável. Os vinhos são maravilhosos e a vinícola conta com diversos tipos de degustação.

4- DOM CÂNDIDO
Também no coração do Vale dos Vinhedos, a Dom Candido é mais uma vinícola onde a família proprietária faz parte do dia a dia. Dona Lourdes sempre está presente, fazendo seu tricô e pronta para jogar uns dedos de conversa fora. Seus filhos também estão presentes, muitas vezes guiando as degustações ou apresentando a vinícola aos visitantes.

A vinícola tem uma estrutura linda, e assistir ao por do sol de lá é um espetáculo. Os vinhos são únicos e expressam bem o terroir da região. Dica extra: eles tem um restaurante excelente, com comida saborosa e claro, com todos os vinhos da vinícola à disposição.

5- FAMÍLIA BEBBER
Esta, localizada em Flores da Cunha, é uma delícia de se visitar. Aliás, as visitações e degustações quase sempre são guiadas pelo Felipe Bebber, enólogo e comandante da casa. Os vinhos são espetaculares, por falar nisso!

A vinícola foi toda recém-reformada e hoje em dia conta com um lindo winebar, onde assistir ao por do sol com uma taça de vinho na mão e uma tábua de queijos e antepastos é uma ótima opção.

É isso! Separei apenas 5 vinícolas menores e mais familiares onde você pode ter uma experiência ainda mais completa no mundo dos vinhos!
Quer fazer enoturismo no sul do Brasil? Me chama! Eu te ajudo a montar um roteiro incrível. Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter @RenatoSalviano ou pelos Instagrams @RenatoSalviano e @BoutiqueVinhoeCia.
Vai ser muito legal tirar suas dúvidas e conhecer suas experiências. Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.