Tá no portal do Ministério da Cultura

Ministra discute a implantação de projetos culturais no Amapá

Emendas parlamentares destinadas à Cultura no estado do Amapá e a construção dos CEUs das Artes e dos Esportes* no estado foram temas da reunião que a ministra Marta Suplicy teve com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e com o prefeito recém-eleito de Macapá, Clécio Luis (PSOL), na tarde desta quarta-feira (7).

Macapá já tem garantida pelo MinC a implantação de um CEU. A partir da reunião, ficou acertada a construção de mais um no estado, em local a ser definido pela prefeitura e com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar, a ser feita pelo senador Randolfe Rodrigues.

Projetos culturais no Amapá

O prefeito Clécio Luis se mostrou interessado em conhecer os projetos do Ministério da Cultura que podem ser implantados no estado, pedido que foi prontamente atendido pela ministra. Ela colocou a equipe do MinC à disposição para esclarecimentos e orientação, e ressaltou a importância de o estado manter um diálogo com a Pasta.

Poesia macapaense

A reunião também contou com a presença de Alcinéa Cavalcante, poetisa que criou o movimento Boca da Noite. O grupo poético leva cidadãos a declamar poesias em praças, escolas, hospitais e outros locais públicos. A artista entregou à ministra a coletânea “Poesia na Boca da Noite” e falou sobre o impacto cultural do movimento na população do estado.

*CEUs das Artes e dos Esportes

Conforme a ministra tem dito em seus discursos, os CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), porém com espaço que valoriza o intercâmbio entre as expressões artísticas. Eles serão um espaço de formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos. Por serem projetados em regiões carentes, a ministra acredita que irão revelar muitos talentos em locais remotos do Brasil.

(Texto: Rosiene Assunção, Ascom/MinC)
(Fotos: Elisabete Alves)

MAIS LIVROS
Além da coletânea “Poesia na Boca da Noite”, presenteamos a ministra Marta Suplicy com os livros Paisagem Antiga, de minha autoria, e Encantos Encontros, de Leacide Moura e Iramel Lima. A ministra elogiou a qualidade da poesia amapaense.

Fotos: Gisele Barbieri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *