Tia Zefa completa hoje 102 de idade

Josefa Lina da Silva  – “Tia Zefa”
Por Wank do Carmo

Nasceu há 102 anos, em Macapá, em 26 de fevereiro de 1916.
Passou toda sua infância no bairro do Formigueiro, atualmente Central. Teve como vizinha, Mãe Luzia, a parteira símbolo do Amapá.
Foi contemporânea do mestre Julião Ramos e Raimundo Ladislau. Participou da criação de todos os grupos de Marabaixo existentes hoje em Macapá. É compositora de versos e foi dançarina deste ritmo. Na sua juventude, no Governo de Janary Nunes, participou ativamente como funcionária pública, na estruturação do recém-criado e promissor território. Trabalhou no matadouro da Fazendinha, na roçagem, construção e manutenção do campo de aviação que ficava localizado na atual avenida FAB, e em outras atividades no serviço público.
Teve a honra de participar da organização e procissão do primeiro Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré realizado pelo prefeito à época, Eliezer Levi, na década de 30, quando o Amapá ainda pertencia ao Pará.
Aos 102 anos de vida, Tia Zefa continua lúcida e ainda participa proativamente dos festejos religiosos nas comunidades quilombolas e dos ciclos de Marabaixos. É um ícone, uma lenda viva na comunidade afrodescendente pelo legado deixado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *