Um convite super especial

Recebi da Câmara Brasileira do Livro (CBL)  convite para a solenidade de entrega do Prêmio Jabuti – o mais tradicional, mais cobiçado e maior prêmio do livro no Brasil.

jabuti8

São várias categorias de premiação, entre elas  teoria/crítica literária, romance, contos e crônicas, poesia, reportagem, biografia e livro infantil.

Na categoria Teoria/Crítica Literária o vencedor do prêmio é Luiz Costa Lima com o livro A Ficção e o Poema (Companhia das Letras, 454 páginas). “Espelho da forma interna do pensamento, a mímesis em estado primordial – desejo, conceito, ideia, processo, intuição – é o ponto de partida de Luiz Costa Lima nesta nova etapa de sua trajetória crítica através dos fundamentos da linguagem e da arte literária.”
Neste livro, Costa Lima alarga os limites da compreensão sobre a mímesis.

“A Ficção e o Poema” foi lançado em agosto do ano passado. É um livro que adoro. Já li e reli. Tenho um exemplar autografado pelo próprio autor para mim
critica7

Luís Costa Lima é professor emérito da PUC-RJ.  Em 2004 recebeu da Alexander von Humboldt-Stiftung (Alemanha) o prêmio de pesquisador estrangeiro do ano , em 2009 os prêmios de Ensaio da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras com “O controle do imaginário e a afirmação do romance”. Em 2011, a Universidade de Queensland (Austrália) realizou o colóquio “Mimesis and culture”, dedicado a sua obra.

jabuti6Eu e Luiz Costa Lima. Na mesa dele, o meu livro “Paisagem Antiga”, lançado ano passado na Bienal Internacional do Livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *