Candidatos a prefeito de Macapá sugerem novas datas para eleições

Em coletiva aos jornalistas hoje, nove dos dez candidatos a prefeito de Macapá anunciaram que vão solicitar ao TRE-AP  e ao TSE que as eleições sejam realizadas nos dias 29 deste mês (primeiro turno) e 13 de dezembro (segundo turno). Eles não concordam com as datas definidas pelo TRE ontem em sessão ordinária: 13 de dezembro (primeiro turno) e 27 de dezembro (segundo turno).
Os nove candidatos querem que o primeiro turno seja dia 29, mas segundo especialistas em TI isso é muito complicado, uma vez que nessa data acontece o segundo turno no resto do Brasil e a tecnologia de informação  do TSE precisaria de tempo para readequar tudo a fim de fazer a totalização de  duas eleições distintas.

Segundo o blog “O Antagonista” o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, disse que  “o processo de readequação das urnas eletrônicas para esse pleito específico é uma experiência inédita e a tecnologia da informação aqui do TSE havia pedido o máximo de tempo possível.”

O presidente do TRE, Rommel Araújo, disse ao blog que antes de sugerir a data também conversou com os profissionais de TI que falaram da dificuldade.

O único candidato que não participou da reunião foi Josiel Alcolumbre (DEM), que aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos divulgadas pelo Ibope. Nas redes sociais, Josiel disse que não foi convidado para a reunião ou coletiva, mas que concorda com as datas sugeridas pelos seus adversários e que quer assinar o documento junto com os demais.

Até as 18h, o grupo dos nove não tinha dado entrada no TRE com qualquer documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *