100 anos de samba – Milton Cunha lança livro “Carnaval é Cultura” em Macapá

carnavalCarnavalesco e comentarista de carnaval, Milton Cunha (foto) lança seu livro “Carnaval é Cultura – Poética e Técnica no Fazer Escola de Samba”, em Macapá, durante o evento “100 anos de Samba”, comemorando com carnavalescos amapaenses o centenário do ritmo. A edição foi lançada com festa em diversas cidades brasileiras e conta os 25 anos de avenida de Milton, nos barracões, como comentarista e colunista. O livro será lançado no dia 3, sábado, em evento para convidados, que terão os livros autografados durante uma roda de samba.

“É uma aula completa para quem quiser saber como se faz carnaval, mostra os bastidores e o trabalho feito para colocar um enredo na avenida, do croqui de carros e fantasias aos termos usados no carnaval, ilustrado com 500 fotos de barracões, operários e desfiles”, disse o autor.

Polêmico e irreverente, Milton Cunha conta muitas de suas histórias no livro, do tempo em que estava por trás dos desfiles e ousava nas alegorias, alas e coreografias. A fotografia que conta a história do desfile de 2004, da São Clemente, que era uma crítica à corrupção no Brasil, e que o então presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha o proibiu de colocar na avenida o Tio Sam defecando no Congresso Nacional, está no livro. Criador de bordões divertidos, que viram memes nas redes socais, ele levou para a TV a irreverência, ousadia e caricaturismo da avenida.

Milton nasceu em Belém, é graduado em psicologia, e Doutor em Letras. Começou a vida artística no carnaval pela Beija-Flor,  e de lá, passou por várias escolas, como União da Ilha, Unidos da Tijuca, São Clemente, Viradouro e Porto da Pedra. Sua criatividade abriu as portas no exterior, para onde levou seu talento. Brilhou no Canadá, San Luis, onde foi carnavalesco da primeira escola de samba, Estocolmo, Londres e Johanesburgo. É comentarista de carnaval na TV desde 2002, e está há três anos na Globo.

100 anos de Samba está sendo realizado pelo Coletivo Arapuca e será transmitido pela Diário FM.

Serviços:
Lançamento do livro Carnaval é Cultura – Poética e Técnica no Fazer Escola de Samba
Autor: Milton Cunha
Local: Av: Iracema Carvão Nunes – 207, entre Tiradentes e General Rondon.
Horário: a partir das 12h.

(Mariléia Maciel/Assessoria de Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *