Nesta quinta-feira tem Estação Lunar na Fazendinha

Acontece nesta quinta-feira, 21, a segunda edição do projeto Estação Lunar, que faz parte da programação do Macapá Verão 2016. A praia de Fazendinha receberá mais uma vez um seleto grupo de artistas que renderá homenagens à tradicional Banda Placa.

O show de verão inicia às 19h com a contação de histórias de Elmeraldina dos Santos, filha da tia Chiquinha do Bolão, do quilombo do Curiáu.  Cley Lunna abre o repertório musical às 20h, em seguida tem Marabaixo com o grupo da Favela, Dica Congó, depois mais música com Nonato Santos, Lolito do Bandolim, Ariel, Emília Monteiro e, para fechar a noite, o especial da Banda Placa.

Banda Placa
O grupo musical genuinamente amapaense foi fundado em 09 de março de 1983 com o nome Placa Luminosa, teve como fundadores os irmãos Carlitão e Álvaro Gomes, passando por várias formações com Joaquim França, Joãozinho Batera, Osmar Júnior, Pintinho, Raimundão, entre outros. De fato, uma geração de bons e talentosos músicos, ainda sem tanta expressão no meio musical, mas convictos na valorização e perpetuação da música amapaense.

Durante algum tempo os projetos e as iniciativas foram amadurecendo a BANDA PLACA. Impulsionada com o sucesso que lotava praças públicas, quadras de escolas e clubes, a banda fez história que marcou a juventude amapaense do início da década de 80.

Ao longo desses 30 anos, a banda vem idealizando e concretizando projetos culturais, sociais e educacionais que são tidos, por críticos da área, como importantes fomentadores do legado da produção cultural amapaense e da história de sua gente. Inúmeros foram os projetos realizados com recursos da própria entidade dentro e fora da cidade de Macapá, dentre os quais: A Vida e Obra de Paulo Diniz; Rock Luz; Carnaval do Povo; Música na Escola; Mazagão Velho dois séculos de Cultura; Ponto de Encontro; Placa Esporte Clube; Alé; Frutos e Sementes; Tambores; Nossos Ídolos e Aiô Folia.

A formação atual da Banda Placa possui 12 integrantes, são eles: Carlitão e Batan (vocalistas), Alan Gomes (baixo), Álvaro Gomes (guitarra), Macarrão (bateria), Diego Gomes (percussão), Grilo (percussão), Sinei Sabóia (trompete), Amilson (teclado), Nel (sax e flauta), Valério (percussão) e Xuxu (trombone).

O Estação Lunar é uma realização da Prefeitura de Macapá, que teve sua estreia no ano passado e que, por conta de seu sucesso, já compõe o calendário cultural da programação do Macapá Verão. Este ano o formato do evento está rendendo homenagens a artistas e grupos que são referência no universo musical amapaense. O primeiro homenageado foi o mestre Nonato Leal, nesta quinta será a Banda Placa e no dia 28 de julho o grupo homenageado será o Pilão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *