“Ser bombeiro: um sonho de criança”

No próximo domingo, 18, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) vai realizar uma grande festa em comemoração ao Dia das Crianças, intitulada “Ser bombeiro: um sonho de criança”. A programação ocorrerá no Parque do Forte a partir das 16h. Durante o evento, as crianças terão a oportunidade de vivenciar um pouco da rotina dos bombeiros militares, além de participarem de atividades lúdicas, educativas e de saúde.

Através do Centro de Saúde da corporação, serão desenvolvidas atividades de promoção de saúde e prevenção para crianças. Será um dia de festa e diversão, de comer todos os doces e guloseimas do mundo, que criança nenhuma resiste (nem o adulto). Mas, preocupados com o bem-estar, e principalmente, pela dificuldade de acesso a estes serviços na rede pública, é que a corporação pensou em dar um presente especial, através de atendimentos e orientações odontológicas às crianças.

A ação odontológica será realizada a partir de uma triagem especial para faixa etária de 0 a 12 anos. As crianças serão examinadas a fim de selecionar as que estão com os dentes saudáveis para aplicação de flúor, além de aconselhar os pais sobre os cuidados necessários. Quem estiver com problemas bucais graves será encaminhado para tratamento odontológico gratuito nas faculdades parceiras do projeto. Será dada atenção especial para as crianças com lesões graves e ocorrência de dor. A partir disso será possível dimensionar quantas, com problemas bucais, estão desassistidas por falta de orientação dos pais ou por não conseguir uma vaga na rede pública.

A ação contará com a parceria do projeto Dentista do Bem, formado por dentistas voluntários, que estarão triando crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 17 anos, a fim de verificar os casos mais graves e conseguir um dentista que adote esse adolescente até os 18 anos de idade.

Além das ações de saúde, as crianças contarão com atividades que refletem a rotina dos bombeiros militares como tirolesa, arvorismo, circuito operacional kids, passeio na viatura de combate a incêndio, exposição e explicação dos equipamentos operacionais, além de brincadeiras com a presença de personagens infantis, malabaristas, contação de estórias e desenhos para colorir.

(Secom/GEA)

  • Eu gostaria de aprende como os bombeiros trabalham,quando tem e quando se afoga como eles salvam as pessoas etc .para um dia eu ser uma bombeira .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *